Ciclo da moda: como uma peça se torna tendência? Veja no Ouse Todo Dia.

Com certeza você está vestindo, neste exato momento, algum tipo de tendência. Pode ser que ela tenha sido uma grande tendência e não é mais, ou pode ser que ela esteja super em alta nesta temporada. Mas a questão é: você faz ideia de como essa peça que você está usando tornou-se uma tendência?

O ciclo da moda nos ajuda a explicar essa e outras perguntas sobre o mundo da moda. Afinal, o ciclo da moda é a engrenagem que faz o mundo fashion girar; é o ciclo responsável por fazer tudo acontecer, desde a ideia de uma tendência, até o momento que ela se materializa nas lojas e no seu guarda-roupa.

Já deu para perceber como este ciclo impacta na sua vida, certo? Por isso, a Anna, YouTuber do Ouse Todo Dia, explicou tudo sobre o Ciclo da Moda neste vídeo do canal. Tem muita informação bacana, então vale muito a pena parar alguns minutinhos para assistir. Clique e confira:

 

Afinal, o que é o Ciclo da Moda?

O Ciclo da Moda, como dito acima, é a engrenagem que faz o mundo fashion girar. Ou seja, é o ciclo que envolve toda a cadeia produtiva, desde a ideia até a sua concretização nas lojas, nas ruas e no vestuário dos diferentes tipos de pessoas.

Sendo assim, envolve todos que, de alguma forma, criam  e usam moda. Pessoas, grupos sociais, estilistas, fornecedores, lojas de fast fashion e etc. Esse ciclo foi se formando ao longo das mudanças sociais e econômicas e todos os dias novas mudanças acontecem.

Um marco dessa mudança no ciclo da moda foi a ascensão da burguesia nos séculos XIII e XIV. No período absolutista, onde nobres e plebeus eram as principais divisões sociais existentes na época, o mundo funcionava de uma forma bem diferente do que vemos hoje em dia, principalmente a moda.

Enquanto os nobres usavam roupas personalizadas, coloridas e cheias de estampas justamente para se destacarem e diferenciarem, os plebeus usavam peças sem personalidade, quase todas iguais, sem muitas cores e texturas.

Foi a partir do desenvolvimento da classe burguesa que tudo começou a mudar. A burguesia, com seu poder econômico, passou a copiar as roupas e acessórios que a nobreza usava, e esta passou a ter uma necessidade de incluir novos elementos para se diferenciar com frequência.

Esse momento foi importante, tendo em vista que a moda, neste momento, ganhou ainda mais características de forma de individualização e distinção social.

 

Como o ciclo da moda funciona?

Já vimos o que é o Ciclo da Moda e como ele surgiu. Mas afinal, como ele funciona?

De maneira geral, o ciclo da moda existe e se baseia em comportamentos e tendências sociais. Desde sempre a moda foi ferramenta para expressão individual e de grupos sociais, e atualmente isso não é diferente.

Por isso, para explicar melhor como isso funciona na prática, separamos três teorias de desenvolvimento de tendência que explicam bem a ideia do Ciclo da Moda nos tempos atuais. A Anna explicou direitinho isso lá no vídeo do Ouse Todo Dia.

Então vamos às teorias:

  • De cima para baixo

Essa teoria defende que as tendências surgem das grandes marcas e importantes influenciadores e formadores de opinião, sejam de redes sociais, da TV, entre outros. Esses pessoas lançam coleções e começam a usar peças primeiro que todo mundo e assim disseminam a novidade para as outras pessoas. Um exemplo disso são as grandes influenciadoras de tendências em suas carreiras: Audrey Hepburn, Madonna. Hoje em dia vemos também várias outras artistas pop e influencers digitais que são  exemplos que mostram como essa teoria funciona na prática.

  • De baixo para cima

Essa teoria é umas das mais bacanas e que demonstra bem como o ciclo da moda tem funcionado nos dias atuais. Ela defende que a moda é criada nas ruas, por pessoas que pertencem a determinados tipos de grupos sociais, e só depois esses estilos são absorvidos e tomados como referência e inspiração pelas grandes marcas, tornando, assim uma tendência. Um exemplo disso é o funk carioca, que tomou as ruas e inspirou muitas marcas de roupa a criarem baseadas no seu estilo de vida.

 

 

  • Horizontal

De todas as três, essa é que a representa como a moda tem acontecido no nosso dia a dia, e como o ciclo da moda nos permeia mais do que podemos imaginar.

Essa teoria defende que as tendências surgem a partir de um intercâmbio de significados, informações e culturas entre os diversos de tipos de grupos e pessoas, entre as grandes e pequenas marcas, enfim, todos que, de certa forma, são participantes da engrenagem da moda.

Essa é uma tendência que podemos observar, principalmente, atualmente, pois é com a internet e as redes sociais quee a troca de informações entre os diversos tipos de pessoas se intensificou.

Um exemplo prático desse processo são os Dad Sneakers. Esses eram os tênis maiores e mais robustos que os pais de família usavam nos anos 80. Mas apesar de terem caído em desuso depois dessa época, atualmente as marcas revisitaram o modelo e recriaram, trazendo de volta à tona com uma pegada fashionista. A questão é que nunca dá pra dizer quem criou ao certo!

 

 

Ciclo da moda e os tipos de tendências

Agora, chegamos em uma das partes mais importantes: vamos entender um pouco sobre como funciona o processo de definição de uma tendência, tendo em vista o estudo de comportamento dos diversos tipos de pessoas e grupos sociais. Vamos lá?

  • Macrotendência

A macrotendência representa a expressão do comportamento humano e derivam de mudanças e evoluções sociais e econômicas. Por isso, são tendências que perduram por muitos anos pois, assim como o comportamento humano, se pensarmos de uma maneira macro, muda de uma forma mais lenta ao longo dos anos.

As macrotendências não são os produtos da moda em si, mas são a base e inspiração para a sua criação. Afinal, as macrotendências são comportamentais.

Um exemplo de macrotendência é a ideia de um consumo mais consciente, que tem impactado na forma como grandes marcas tem pensado seus produtos e como as próprias pessoas têm consumido esses produtos.

  • Microtendência

É a tradução – em ermos fashion – da tendência comportamental. Quando um comportamento de um determinado grupo social – uma macrotendência –se torna uma microtendência – são criadas peças de roupas, acessórios, calçados e etc.

Utilizando o exemplo da macrotendência referente ao consumo mais consciente, podemos lembrar da maior aderência das pessoas aos brechós e bazares, por exemplo, além de peças mais naturais ou artesanais que não agridem o meio ambiente.

 

E então, deu para entender um pouco sobre o Ciclo da Moda e como ele atravessa a sua vida de diversas formas?

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