Como criar um mix de texturas em qualquer estação? Veja aqui!

Fashionista, que tal começar a próxima semana criando combinações pra lá de estilosas? Aqui, não estamos falando de looks caríssimos ou que exigem grandes esforços para uma produção mas sim, de truques simples e acessíveis para qualquer um. Mesmo com as roupas já presentes em seu closet, é possível criar visuais únicos, repletos de personalidade e que transbordam originalidade. O segredo é um só: investir sem medo no mix de texturas.

Há tempos, as mulheres vêm apostando nesse método como uma forma de otimizar o closet e, consequentemente, criar outfits diferenciados, com mais informação e prontos para “fugir do óbvio”. Assim, a sua composição pode surgir com tecidos e materiais diversos, indo desde o bom e velho jeans, passando pelo couro, até peças repletas de transparências e brilhos. O que importa, é usar a criatividade e se sentir bem.

Entretanto, antes de mergulhar de cabeça nessa proposta, será preciso tomar alguns cuidados para acertar em cheio na escolha. Esse é o caso de saber mais sobre as texturas, descobrir como coordená-las e em quais momentos utilizá-las corretamente. Neste post, te explicamos tu-di-nho. É só continuar com a gente e arrasar no street style!

Afinal, o que são texturas?

“Texturas para lá”, “texturas para cá”. No universo da moda, essa palavrinha já está bem conhecida. Contudo, ainda existe bastante confusão a respeito do assunto.

Para começar, podemos dizer que o termo diz respeito ao visual e, principalmente, ao toque dos tecidos utilizados na fabricação das roupas.

Como você já deve ter notado, cada material conta com características e particularidades distintas, os tornando únicos e indicados para a confecção de trajes específicos.

Vamos ver alguns exemplos. A lã, o tricô e o veludo são, tradicionalmente, conhecidos como materiais robustos e pesados. Logo, eles são muito aproveitados na produção de vestimentas de inverno, como casacos, calças, saias e vestidos.

Em contraponto, vem o algodão, o linho e a seda, que contam com uma textura levinha, fluida e “a cara” dos dias de sol.

Ou seja, são inúmeras alternativas para quem deseja ousar e, ao mesmo tempo, ter conforto e bem-estar.

Como criar um mix de texturas em qualquer estação? Veja aqui!
As texturas queridinhas de 2021

Já não é segredo que, a cada temporada, diversas tendências surgem no universo fashion. Cores, comprimentos e recortes inusitados fazem parte dessa lista. E o mais bacana é que as texturas também ganham destaque.

Em certos períodos, a renda e o crochê podem estar bombando nas ruas. Já em outros, é provável que você veja muitos itens em vinil e veludo por aí.

Em 2021, o pensamento continua o mesmo e já temos em mãos quais são os materiais da vez:

  • tricô;

  • crochê;

  • linho;

  • algodão;

  • viscose;

  • couro sintético;

  • renda;

  • acessórios em ráfia e palha.

Resumindo: nos próximos meses, você notará muitos elementos fabricados a partir de fibras naturais ou que sejam capazes de aproximar o indivíduo da natureza.

Esse movimento se deu a partir do novo cenário global, causado pela Covid-19, em que as pessoas estão passando mais tempo dentro de casa e, consequentemente, sentindo a necessidade de se manter perto do meio ambiente. Demais, né?

Como criar um mix de texturas em qualquer estação? Veja aqui!

Como criar um mix de texturas de diva? Aprenda aqui!

Pode até parecer um processo fácil demais, mas acredite: para criar um mix de texturas certeiro e nada over! , é interessante anotar algumas recomendações de quem já é experiente nessa técnica. Bora!

Equilíbrio é tudo

Para quem é “marinheira de primeira viagem” no mix de texturas, uma dica bacana é sempre prezar pelo equilíbrio.

Nesse sentido, procure mesclar peças mais leves com outras pesadonas, criando uma composição equilibrada e estilosa na medida certa. Funciona assim: se você for vestir uma blusa repleta de bordados e aplicações diversas, prefira coordená-la com uma calça ou saia mais fluida. A seda, o chiffon e a organza cumprem bem essa função.

mix de textura

Vai de monocromático

O monocromático nunca sai de moda. Até porque, esse é um tipo de look bem fácil de montar, que “dá match” em diversos gostos e pode ser usado em qualquer ocasião.

A vantagem é que o mix de texturas conversa perfeitamente com a proposta. Por isso, indicamos usar peças de tons bem próximos, mas com materiais diferentes para causar um impacto único, deixando a sua produção lindíssima e sem esforço. Veja algumas sugestões:

  • saia de couro preta + t-shirt de algodão preta + bota croco preta;

  • jaqueta jeans + vestidinho de cetim azul + rasteirinha azul de vinil;

  • cropped off white + shorts + tênis branquinho.

Como criar um mix de texturas em qualquer estação? Veja aqui!

Crie camadas

O uso das camadas é outro recurso interessantíssimo para recorrer ao mix de texturas.

Nesse cenário, você pode tanto apostar na sobreposição, quanto na transparência. Isso acontece quando usamos um sutiã de renda por baixo de uma blusa transparente de tule ou rede.

Ou, então, quando adicionamos um suéter de tricô por cima da tradicional camisa social. O ideal é criar, pelo menos, três camadas diferentes para obter o efeito desejado.

Como criar um mix de texturas em qualquer estação? Veja aqui!

Não ignore os acessórios

Para finalizar, os acessórios também podem e devem fazer parte do seu mix de texturas. Hoje em dia, é muito fácil encontrar bolsas, sapatos, cachecóis, brincos, colares e, até mesmo, relógios desenvolvidos a partir dos mais variados materiais.

Apesar de serem considerados como “meros detalhes” por algumas pessoas, eles ajudam a deixar um outfit com mais cor e informação. Se você quiser uma produção com um brilho extra, invista em itens com acabamentos metalizados, sendo o prata, o dourado, o cobre e o rosé gold os favoritos do momento.

E aí, lindeza: já se sente preparadíssima para apostar no mix de texturas? Independentemente da estação, esse truque de styling é muito bem-vindo e, com certeza, fará com que os seus looks ganhem uma pitada extra de informação.

Caso queira turbinar ainda mais o visual, aproveite para dar aquela espiadinha na loja virtual da Mondaine e arrematar alguns relógios moderníssimos e capazes de refletir a sua essência. Estamos te esperando!

Mondaine Brasil
Related Posts

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *