Books lovers: como arrumar tempo para ler mais?

Alô, alô leitoras! Segundo uma pesquisa, realizada pelo Instituto Pró-Livro, somente entre 2015 e 2019, o Brasil perdeu mais de 4 milhões de leitores — seja por conta do avanço da internet e das ferramentas digitais ou, simplesmente, porque não temos tempo de sobra para investir nesse hábito. Mas, como falamos por aqui: fashionista boa é aquela atualizada! Portanto, trouxemos algumas sugestões babadeiras e que te ajudarão a conquistar mais tempo para ler com a frequência que você merece!

Existem vááários benefícios quando abrimos um livro. Durante a experiência de leitura, conseguimos não somente absorver mais conhecimento, como também, estimular a nossa mente e criatividade, esquecer dos problemas e da nossa rotina conturbada e, até mesmo, sentir maior sensação de bem-estar. Mas, em um dia a dia repleto de compromissos, como é possível sentar calmamente, abrir um bom livro e mergulhar numa bela história?

Depois de garimpar bastante, encontramos alguns truques super eficientes e que podem fazer com que você mude o seu lifestyle e, quem sabe, até aproveite melhor a quarentena na companhia dos livros que você sempre quis ler. Para saber quais são esses segredinhos, acompanhe o nosso post especial!

Leia durante a sua pausa do almoço ou lanche

Como uma forma de ter mais tempo para ler, muitas pessoas aproveitem ao máximo o tempo livre durante o seu horário de almoço. Isso mesmo, bb! Atualmente, esse é um truque infalível para que você consiga se aprofundar na leitura, em um ambiente bem tranquilo e sem muitas pessoas ao redor.

Se você está trabalhando #EmCasa, basta desligar o aparelho de TV, colocar o seu smartphone no modo “silencioso” e encontrar uma boa poltrona para se acomodar. Agora, caso a sua empresa já tenha voltado para o office, escolha um cantinho afastado ou marque presença em uma sala de reuniões vazia.

Normalmente, as pessoas que possuem 1 hora de almoço costumam reservar, ao menos, 15 minutos para se dedicar a um bom livro. Você não precisa de longos trechos lidos por dia, mas, se criar o hábito, perceberá que o tempo passará mais rápido e de forma muito prazerosa.

como arrumar tempo para ler

Compre novos livros (mas sem exageros)

Essa dica pode até parecer bobinha. Mas, pode confiar: ela fará TODA a diferença em sua experiência como leitora. Quando compramos novos livros, ficamos mais motivadas a explorá-los ao máximo e fazer com que o nosso investimento, de fato, valha a pena.

Contudo, nada de cometer exageros, viu? Em vez de comprar inúmeros títulos e que, muitas vezes, não serão lidos com afinco, prefira adquirir um de cada vez. Se não quiser gastar muito, uma boa solução é fazer trocas com os seus amigos ou, até mesmo, começar a frequentar clubes de leitura e bibliotecas municipais.

como arrumar tempo para ler

Leve sempre um livro em sua bolsa

Há quem diga que a bolsa de uma mulher é um universo único. Afinal, dentro desse acessório temos o costume de carregar as chaves de casa, a carteira, a maquiagem, os itens de skincare e mais uma série de elementos essenciais para o nosso dia a dia. Sendo assim, nada mais justo do que incluir um bom livro nessa listinha.

Embora simples, esse truque estimulará a leitura, especialmente, naqueles intervalos de tempo em que não temos nada para fazer. Imagine, por exemplo, que um livro pode ser uma excelente companhia enquanto o seu ônibus não chega. Ou então, ao aguardar até que uma reunião comece.

Muitas vezes, o hábito da leitura pode render ótimos programas para, simplesmente, ler um bom livro em um local diferente e agradável. Uma caminhada no parque ou um pitstop em seu restaurante favorito são bons exemplos de ocasiões que podem ser ainda melhores quando temos um livro em mãos.

Se joga na tecnologia, gatinha

Estamos vivendo na era digital. Fato que faz com que cada vez mais as pessoas se interessem por tecnologia e demais ferramentas capazes de facilitar a nossa vida. E quer saber de uma boa? Hoje em dia, até os livros podem entrar nessa brincadeira!

A dica é que você aposte no uso de livros digitais, que podem ser lidos em e-readers, como o famoso Kindle. Compacto, levinho e de fácil adaptação, o produto é uma excelente pedida para quem não vê mais graça no tradicional livro de papel. Inclusive, existem várias vantagens fantásticas ao abraçar a opção. Se liga nas principais:

  • você poderá ter muitos livros e ocupar pouquíssimo espaço;
  • os e-books, ou livros digitais, costumam apresentar um valor mais baixo do que os livros em papel;
  • esses dispositivos conseguem marcar a página onde a sua leitura terminou. Assim, ficará fácil prosseguir com qualquer história;
  • dependendo do modelo, é possível aproveitar outras comodidades: tela com função antirreflexo e iluminação confortável. Babado, né?

como ler mais

Siga os bons!

Nada como um bom autor para incentivar a leitura, não é mesmo? Ao longo das décadas, muitos autores talentosos se destacaram no panorama mundial. O ideal é que você saiba mais sobre a trajetória de cada um deles, conheça os seus trabalhos e fique por dentro dos títulos lançados ou relançados recentemente. Temos certeza de que são obras que vão conquistar o seu coração.

Sylvia Plath

Temos aqui uma escritora estadunidense consagrada. Considerada um dos maiores nomes que compõem a literatura norte-americana, Sylvia Plath foi romancista, contista e poeta.

Ao longo da vida, ela foi editora da revista Mademoiselle e, em paralelo, escrevia diariamente para contar a sua vivência com a depressão e no universo universitário. Um dos seus livros mais famosos, é o Mary Ventura e o Nono Reino, lançado ano passado no Brasil.

Djamila Ribeiro

Nascida em Santos, litoral de São Paulo, Djamila é mestre em filosofia política, colunista, acadêmica, feminista e, claro, escritora. Em pouco tempo, o seu nome se tornou extremamente conhecido, especialmente, quando o assunto é ativismo negro brasileiro.

Ela ainda possui diversos livros, como O Que É Lugar de Fala? (2017) e Quem Tem Medo do Feminismo Negro? (2018). São excelentes opções para quem deseja entender melhor o assunto e combater o racismo diariamente.

Svetlana Aleksiévitch

De origem ucraniana, a escritora Svetlana Aleksiévitch venceu, em 2015, o Prêmio Nobel de Literatura e ficou conhecida após publicar diversos livros que transmitem a sua visão a respeito do mundo.

No ano passado, o título Vozes de Tchernóbil também ganhou notoriedade, graças à série Chernobyl, produzida pela HBO, baseada nos fatos relatados pela autora. Em suas produções, ela conta como as autoridades esconderam o perigo do acidente nuclear, dando também voz aos sobreviventes e às diversas vítimas da tragédia.

como ler mais

E aí, essas dicas sobre como ter mais tempo para ler foram úteis para você? Acredita que, daqui para frente, vai ser fácil colocá-las em prática?

Aproveite para comentar no post e dividir a sua opinião com a gente. Nós, do time Mondaine, AMAMOS ter as nossas leitoras sempre por perto! ?

Mondaine Brasil
Related Posts

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *