All jeans: dicas para investir na combinação favorita da vez

imagem reproduzida do google images

Ei, fashion girl: foi aqui que pediram tendências para acompanhar? Então, o seu desejo foi atendido. Hoje, vamos falar exclusivamente da febre dos looks all jeans. Ou seja, aqueles visuais 100% compostos por peças em denim, como a calça, a camisa, a jaqueta e o que mais a sua imaginação permitir.

Nos últimos tempos, essas produções vêm conquistando em peso o coração das estilosas de plantão e, inclusive, foram vistas em vários desfiles das últimas Semanas de Moda. E o motivo é um só: além de superestiloso, o all jeans é bem prático, sendo excelente para quem está a fim de transbordar originalidade e, ainda assim, economizar alguns bons minutos na hora de se arrumar.

Sabendo disso, gatinha, nada mais justo do que explorar a fundo a história desse tecido, além de entender como aproveitá-lo ao máximo no dia a dia. Confira as nossas dicas e comece já!

Um pouco sobre a história do jeans: como tudo começou

Se você tem o costume de acompanhar as tendências da vez, já deve saber que o universo fashion é cíclico. Ou seja, aqueles itens que, um dia, já fizeram sucesso, certamente, voltarão com tudo em algum momento.

E isso vem acontecendo com os looks all jeans ao longo das décadas. Porém, antes mesmo de olharmos para os hits do momento, nada mais justo do que voltarmos no tempo para conhecermos mais a respeito do surgimento desse material tão presente em nosso dia a dia.

Com isso em mente, podemos dizer que o denim tem as suas raízes no século XIX, na cidade de Gênova, na Itália, onde era originalmente fabricado. Porém, foi mesmo na região de Nîmes, na França, que o material recebeu o seu nome atual.

A palavra “denim” vem da expressão francesa “serge de Nimes”, que significa “sarja de Nimes”. Naquela época, o material era frequentemente utilizado para a produção de roupas típicas de trabalho, como o caso dos uniformes de marinheiros e operários.

Já anos mais tarde, durante a corrida do ouro nos Estados Unidos, o tecido ganhou popularidade entre os garimpeiros, especialmente por conta da sua resistência e durabilidade.

No entanto, foi somente por volta do século XX que o tal do denim se tornou uma peça de moda icônica — graças ao estadunidense Levi Strauss. Basicamente, o empreendedor desenvolveu as primeiras calças jeans em 1873, com reforços de rebites nos bolsos, conhecidas como Levi’s 501.

A partir daí, não teve pra ninguém: rapidamente, o denim se tornou um verdadeiro símbolo da cultura jovem e cheia de atitude, sendo associado ao movimento do rock ‘n’ roll e aos indivíduos que lutavam a favor da liberdade de expressão.

Inclusive, várias celebridades do período, como os galãs de Hollywood James Dean e Marlon Brando, ajudaram a popularizar o uso desse traje, o tornando uma peça de moda superdescolada e com pitada casual. Demais, né?

A atemporalidade do denim

Entra ano, sai ano e não tem jeito: o jeans continua firme e forte entre o público que gosta de se vestir bem. Inclusive, seja qual for o seu estilo, com certeza, você também deve contar com uma peça em denim no seu guarda-roupa, não é mesmo? E uma das razões pelas quais o jeans se mantém tão popular ao longo das décadas está em sua atemporalidade.

Até porque, não há como negar que esse tecido é extremamente versátil, podendo ser utilizado em diferentes looks e ocasiões. Dependendo do “gosto do freguês”, o visual composto por denim pode conquistar um efeito casual, elegante, esportivo ou, quem sabe, até formal. Tudo dependerá dos demais trajes que irão compor o outfit.

E não só isso! Outra característica marcante do jeans diz respeito a sua durabilidade. Yeah, baby! Como sabemos bem, tal material é famoso por apresentar uma excelente resistência e capacidade de resistir ao desgaste do tempo — detalhe que adiciona um ótimo custo-benefício aos produtos em denim. Amamos!

Como levar o look all jeans para o seu dia a dia

No decorrer da história da moda, existiram vários momentos em que o look all jeans se tornou o queridinho das fashionistas de cada época. Nessa lista, podemos incluir os anos 1980, os anos 2000 e, certamente, o ano de 2023.

Com o revival de combinações bastante utilizadas pelas divas do pop no início do milênio — como Britney Spears — tal proposta voltou a ser vista com bons olhos, principalmente pelo público que busca aliar estilo e versatilidade em um só visual.

E não é que deu certo? Ao ser incorporado em uma produção, o denim consegue promover um efeito cool, te deixando preparadíssima para brilhar no office ou fora dele. Inclusive, preparamos algumas dicas fresquinhas para você começar a abraçar essa ideia. Anote tu-do!

Brinque com as lavagens

Uma das maneiras mais fáceis — e estilosas — de montar um look all jeans é brincar com as lavagens do tecido. Para ilustrar, imagine que você está a fim de vestir uma calça jeans escura.

Sendo assim, para finalizar o outfit, basta incluir uma camisa jeans clara na produção, criando um contraste pra lá de elegante. Obviamente, esse raciocínio pode ser aplicado em qualquer tipo de look. O segredo é experimentar diferentes combinações de lavagens e ver a mágica acontecer.

Invista em texturas variadas

Engana-se quem imagina que o jeans se resume apenas a calças e camisas com o clássico visual “blue”. Pelo contrário, bb! Atualmente, não faltam alternativas para quem deseja fugir do óbvio, tais como os itens com acabamento destroyed, washed e por aí em diante.

A ideia é explorar ao máximo as peças confeccionadas a partir desse material — investindo também nos calçados e acessórios. Ao variar as texturas do traje, você adiciona dimensão ao seu look all jeans, conquistando um resultado muito mais interessante. Não deixe de experimentar!

Finalize a produção com bons acessórios

Sem dúvida, até o mais simples acessório tem o poder de transformar qualquer look. E com os visuais all jeans, isso não seria diferente.

Se você quiser fazer com que a sua produção ganhe mais originalidade, invista sem medo em alguns elementos curingas, como um cinto statement, lenços estampados ou bijuterias chamativas. Nessa lista, os relógios também são bem-vindos, já que ajudam a adicionar personalidade e funcionalidade à combinação. Alguns dos nossos queridinhos são:

 

Viu só, bb? Agora, você já está por dentro da tendência dos looks all jeans. Se curtiu, aproveite para compartilhar essas dicas com os seus amigos e deixá-los por dentro da novidade. Certamente, eles vão se amarrar nessas inspirações. A gente se vê na próxima!

Mondaine Brasil
Related Posts

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *