Guia Completo do Perfume: saiba como arrasar na escolha!

perfume 1080x635 - Guia Completo do Perfume: saiba como arrasar na escolha!

Quem disse que um look é feito apenas de roupas e acessórios? Nada disso! Muito além desses elementos que estamos pra lá de acostumadas, existem outros detalhes que fazem toda a diferença em uma produção e são ótimos para refletir a nossa personalidade. Esse é o caso das fragrâncias que usamos. E, para que você conseguir, de fato, escolher a opção perfeita para o seu perfil, nada mais justo do que conferir um Guia Completo do Perfume.

Inicialmente, muitas pessoas acreditavam que bastava eleger uma opção na prateleira da loja para garantir um bom resultado. Contudo, esse processo pode ser um pouco mais detalhado do que parece. Daqui para frente, será preciso considerar os diferentes aromas, os seus significados e, até mesmo, indicações. Assim, você conseguirá deixar o seu cheirinho marcado por onde passar, garantindo memórias para a vida inteira.

Agora, chegou o momento da verdade. A seguir, listamos todas as dicas mais práticas e recomendadas pelos experts para que essa decisão seja certeira. Continue com a gente na leitura e descubra tudinho!

Um pouco sobre a história do perfume

Não poderíamos começar o nosso Guia Completo do Perfume sem, antes, entender mais sobre a origem desse produto tão presente em nossas vidas. De acordo com os historiadores, tudo começou no Egito, a partir da necessidade que a população tinha em aromatizar o corpo  e os objetos  por um longo período.

Com base na crença da época, os aromas eram aplicados nos deuses, corpos dos mortos e nos faraós e seus familiares ou indivíduos privilegiados, que faziam parte da corte. Do latim, a palavra “per fumum” quer dizer “fumo”. E, fora do Egito, esse hábito também teve uma forte trajetória na Índia, onde foi aprimorado pelos romanos e persas.

Mas afinal, o que é um perfume? basicamente, o produto consiste na união de água, álcool e uma série de óleos essenciais. Ao longo do tempo, inúmeros procedimentos foram usados para alcançar aromas diversificados e, conforme a popularização desse costume, mais e mais aromas iam surgindo.

No entanto, foi somente na época do Renascimento Italiano que a utilização do perfume virou “moda”. Moda esta, que nunca foi esquecida. De lá para cá, também foi criada a chamada “indústria da perfumaria”, que apresentou um crescimento significativo e, hoje, é uma das mais poderosas do mundo. Demais!

guiacompletodoperfume1 - Guia Completo do Perfume: saiba como arrasar na escolha!

Guia Completo do Perfume: os principais tipos

O primeiro passo para arrasar na escolha do seu perfume queridinho, é entender quais são os principais tipos disponíveis no mercado. Atualmente, existem diferentes nomenclaturas, que servem para categorizar o nível de concentração das essências utilizadas.

Quanto maior for a quantidade de essência, mais elevada será a durabilidade do produto  assim como o seu valor no mercado. Vamos ver quais são essas categorias?

  • Extrato: é o tipo de perfume mais forte que existe. Em geral, ele pode contar com até 40% de essência purinha e apresenta uma durabilidade de até 24 horas no corpo;
  • Eau de parfum: em média, a composição dessas fórmulas varia em torno de 20% de essência concentrada. Fato que faz com que a fixação se prolongue por, no máximo, 12 horas. Tudo o que você precisa fazer, é borrifar algumas gotinhas em pontos estratégicos, como atrás da orelha ou no punho. Também é uma ótima solução para ser usada à noite ou durante a temporada de outono/inverno, já que carrega um aroma mais intenso;
  • Eau de toilette: são cheirinhos leves e sutis. Em média, o índice de essência presente nessas versões não passa de 12%. A fixação, por sua vez, pode durar até oito horas;
  • Água de colônia: é a alternativa com menos concentração de essência  variando de 5% até 8%. A durabilidade no corpo não ultrapassa seis horas.

E mais!

Os aromas existentes também podem ser divididos em diferentes categorias, sabia? As mais utilizadas do momento são as seguintes:

  • oriental: toque misterioso e sensual. É um mix de notas quentes e frescas, como acontece quando são misturadas madeiras, baunilha e âmbar;
  • amadeirado: opção elegante e sofisticada. São perfumes compostos por sândalo, cedro e patchouli, resultando em notas menos doces e mais secas;
  • fougére: alternativa pra lá de marcante. Uma misturinha de lavanda com notas amadeiradas e cítricas. Em geral, são aromas masculinos;
  • cítrico: fórmulas leves e frescas, que podem ser utilizadas por mulheres, homens e crianças. Costumam apresentar essências de bergamota, laranja, limão e cedro;
  • chipre: consiste em uma composição formada por musgo de carvalho e patchouli.

guiacompletodoperfume2 - Guia Completo do Perfume: saiba como arrasar na escolha!

Dicas práticas para escolher o perfume dos sonhos

Com tooodas essas informações em mente, você está a um passo de encontrar a sua fragrância ideal. E para tornar esse processo ainda mais simples, separamos algumas dicas bem simples para praticar durante as compras. Bora?

Experimente sempre

O principal segredo para não se arrepender ao adquirir um perfume, é experimentar a fragrância. Nesse caso, vá até a loja, cheire a opção e aplique um pouquinho sobre a pele. Um bom truque é também não finalizar a compra de imediato, mas sim, aguardar um pouco para sentir como aquele aroma irá se comportar em seu corpo.

guiacompletodoperfume3 - Guia Completo do Perfume: saiba como arrasar na escolha!

Para o dia a dia, perfumes suaves

Se você estiver em busca de uma opção para usar e abusar ao longo da semana, a melhor saída é investir nas fórmulas mais leves e suaves. Esse cuidado serve para não enjoarmos rapidamente da essência e, de quebra, termos mais conforto olfativo com o passar do tempo.

guiacompletodoperfume4 - Guia Completo do Perfume: saiba como arrasar na escolha!

Cuide da sua pele

Você sabia que os diferentes tipos de pele podem influenciar diretamente na fixação do perfume? Para exemplificar, destacamos a derme seca  aquela que menos absorve o perfume.

Nessas circunstâncias, a indicação é hidratá-la com frequência e, se possível, também investir em um creme hidratante da mesma linha do perfume escolhido. Esse cuidado deixará a sua perfumação ainda mais poderosa!

guiacompletodoperfume6 - Guia Completo do Perfume: saiba como arrasar na escolha!

E aí, gatinha: curtiu o nosso Guia Completo do Perfume? Acredita que, com essas informações exclusivas, você conseguirá espalhar o seu cheiro  e um pouquinho de personalidade  por onde for? Estamos torcendo por aqui! 

Caso tenha curtido e queira conferir outros conteúdos como este, aproveite para seguir as nossas páginas no Facebook, Instagram e YouTube. Vamos A-DO-RAR te ver por lá! ❣️

Mondaine Brasil
Posts relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *