10 regras da moda para esquecer e se libertar!

Desde muito cedo, vemos por aí infinitas regras da moda para serem seguidas… Com certeza já viram, certo? E, quando incluímos na nossa rotina, essas normas acabam deixando as nossas produções um pouquinho sem graça e limitadas demais.

O lado bom é que, felizmente, o mundo está em constante transformação e sempre existe uma regrinha que pode ser quebrada, não é mesmo?

Regras da moda: por que quebrá-las

A moda é cíclica e deve ser fonte de liberdade de expressão, sempre! Através das roupas e acessórios conseguimos revelar a nossa personalidade e valorizar o que temos de melhor. As regras da moda devem ser quebradas para não serem nossa prisão.

Pensando nisso, reunimos regras da moda que já não fazem nenhum sentido e devem ser deixadas no passado. Vamos quebrar essas restrições juntas? Siga o nosso post e liberte-se!

1. Roupas justas são apenas para pessoas magras

Pensava que as peças mais justinhas tinham que ser usadas somente por pessoas magras? Não mesmo! Atualmente, existem diversas roupas que se ajustam muito bem em qualquer tipo de corpo — e um bom exemplo disso são os vestidos tubinhos ou body.

Quando combinados no look da maneira certa, esses modelos deixam qualquer visual pra lá de elegante, passando bem longe daquele efeito vulgar.

Se ainda assim, você estiver insegura, basta dar uma espiadinha no Instagram do ícone da web, Kim Kardashian. Frequentemente, a diva é clicada com roupas coladinhas, que dão aquele destaque extra para as curvas dela. Uau!

quebrar as regras da moda

2. Shorts devem ser usados apenas em looks despojados

Quem nunca ouviu por aí que os famosos shortinhos devem ser usados somente na época mais quente do ano ou para ir à praia? Grande engano! Essa é uma das peças mais versáteis do nosso closet e pode fazer parte de combinações elegantérrimas, até mesmo, durante o inverno. Olha só como é fácil:

  • repense os modelos jeans. Aposte também nas opções mais sóbrias e elegantes, como os shorts de couro ou alfaiataria;
  • para a balada, o shorts conversa bem com sandálias de salto alto, brilho, botinhas e jaquetinhas, levando um toque super fashion e cheio de atitude para o visual;
  • para o office look, escolha um modelo com comprimento mais longo, em materiais mais nobres como o linho. Se necessário, acrescente uma meia-calça preta ou arremate a produção com um blazer chiquérrimo.

regras da moda

3. Festa? Só de salto alto!

É provável que você já tenha ouvido por aí a seguinte regra da moda: em festa à noite, o salto alto é rei! Mas já adiantamos: esse é um dos grandes mitos do universo fashion. Se você não gosta de usar salto alto, não tem problema! Mais uma das regras da moda para você jogar fora.

Atualmente, o conforto tem sido mais valorizado do que nunca e muitas marcas já estão confeccionando calçados incríveis, repletos de brilhos e materiais sofisticados para quem deseja arrasar na night de flat.

Para comprovar, vale a pena conferir o look de inúmeras famosas em premiações importantes. A estrela de Hollywood, Natalie Portman, por exemplo, já deu as caras, super bem vestida, calçando sapatilhas em uma festa de gala.

regras da moda

4. Saia midi e pantacourt são para mulheres altas e magras

Tanto a saia midi, quanto a calça pantacourt são aquelas roupas larguinhas e ideais para quem não está a fim de usar peças muito curtas ou longas. E, diferente do que se acredita, elas não devem ser vestidas somente por pessoas altas, magérrimas ou com salto alto.

Se você é baixinha e com mais curvas, basta apostar em alguns truques poderosos de styling. O primeiro deles é: crie combinações monocromáticas. Ao utilizar peças da mesma cor, você criará um visual alongado e equilibrado, evitando a impressão de que a sua silhueta está “achatada”.

Esqueça também a ideia de que a saia midi ou a calça pantacourt precisam ser usadas somente com salto alto. Você pode, sim, escolher sapatos baixinhos, confortáveis e que, de quebra, deixem o seu look moderníssimo. Tênis, rasteirinhas e sapatilhas são excelentes opções. Isso não faz mais parte das regras da moda.

regras da moda

5. Não use listras na horizontal

Verdade seja dita: as listras na horizontal realmente são capazes de causar a impressão de que estamos com alguns quilinhos a mais. Mas isso não precisa ser um problema! E essa era uma daquelas regras da moda que era praticamente um tabu!

Imagine que, ao passear pelo shopping, você simplesmente se apaixonou por uma blusinha ou vestido listrado. Não é por conta dessa regrinha boba que a peça merece ser deixada para trás, certo?

O importante é se sentir bem e se libertar dessas restrições ultrapassadas. Se, ainda assim, você estiver insegura em apostar na ideia, vale a pena usar um cardigan ou outro casaquinho para camuflar o efeito que a estampa pode criar na produção.

regras da moda

6. Moletom é sinônimo de desleixo

Quando o assunto é moletom, automaticamente, lembramos do conforto e praticidade que essa peça oferece. Por essa razão, muitas pessoas costumam assimilar o moletom aos visuais mais desleixados, como aqueles que usamos para ficar em casa ou ir à academia.

Mas tudo pode mudar. Nos últimos tempos, a peça foi, de mansinho, conquistando as fashionistas e celebs e, agora, já pode ser notada em produções com uma pegada mais cool e sporty.

Além de hiper confortável, o moletom vai bem com quase tudo: calça jeans, shorts, saias, calça pantacourt, tênis e scarpin. Você só precisa escolher aquele que mais se encaixa com o seu estilo. Impossível não amar!

regras da moda

7. Prata não se mistura com dourado ou rosé

Temos aqui mais uma regrinha bem antiga! Quem nunca ouviu que os acessórios em prata não devem ser usados com os dourados ou rosé? Contudo, essa prática já ficou no passado e, nessa temporada, o mix metalizado se tornou até uma das tendências mais queridinhas das blogueiras e it girls.

Para provar, muitas marcas já aderiram à ideia e estão criando acessórios que misturam essas duas ou três tonalidades. Esse é o caso do Relógio Deserto Mágico Bicolor, que tem um visor rosado e uma pulseira incrível, que mescla o prata e o dourado. Lindo e original!

regras da moda

8. Sapatos brancos? Nem pensar!

Durante um bom tempo, os sapatos brancos foram odiados por muitas pessoas. Não importa o modelo: sapatilhas, rasteirinhas ou scarpins — hora ou outra, alguém torcia o nariz para o calçado.

Mas, depois de um bom tempo no limbo da moda, essas peças voltaram com tudo, principalmente, se tratando das botinhas. Outra daquelas regras da moda excludentes…

Os primeiros sinais dessa trend surgiram nas passarelas e, discretamente, foram ganhando espaço no street style. Agora, essa alternativa já é a preferida entre as fashionistas e promete ser um verdadeiro sucesso no verão/2019.

As ankle boots branquinhas são as mais procuradas e podem ser combinadas com saias, calças e vestidos sem medo. Já experimentou a sua? Então calce e desfile linda nas ruas!

regras da moda

9. Brilhos devem ser usados somente à noite

Por muitos anos, as roupas brilhosas eram exclusivas dos eventos noturnos. E quem disse que essa era uma das regras da moda eterna? Com equilíbrio e bom senso, muitas peças podem ser integradas, discretamente, nos looks do dia a dia, combinadas com peças mais casuais.

Como destaque, podemos mencionar as roupas em tecidos metalizados, com glitter ou paetês, que são perfeitas para quem está a fim de produzir um visual descolado e com toque glam.

Dentre as peças que recebem bem essa proposta, estão o blazer, t-shirts, minissaias, meias-calças e, até mesmo, diferentes calçados, como os tênis total girlie.

regras da moda

10. Use roupas de acordo com a sua idade

Será que existe algo mais desagradável do que limitar as roupas conforme a nossa idade? Nossa, acho que essa era uma das piores regras da moda do universo!

Antes de escolher as peças de acordo com a sua faixa etária, coloque a sua personalidade e estilo em primeiro lugar. Lembre-se: é através da moda que conseguimos mostrar para o mundo um pouquinho da nossa essência. A roupa é expressão da nossa essência.

Duvida? É só conhecer um pouco mais sobre o trabalho da ilustre Iris Apfel, uma designer e fashionista de 95 anos que não cansa de encantar as pessoas por onde passa.

Ela não tem medo de ousar e, em seus looks, sempre é possível notar uma explosão de cores, estampas e texturas. Inspire-se nessa originalidade você também!

regras da moda

Conta pra gente: não é muito mais libertador deixar essas regras da moda de lado e criar produções próprias e originais? Siga essas dicas e, imediatamente, você notará a diferença!

Quer uma ajudinha para esquecer todas essas regras? Confira nossa seleção de produtos Mondaine!

E após conferir as nossas dicas exclusivas, aproveite também para conferir a loja virtual Mondaine e descobrir acessórios fantásticos para qualquer momento!

Mondaine Brasil
Related Posts

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *