Como cuidar de um relógio para que ele dure mais? Descubra!

como cuidar de um relógio

Seja clássico, minimalista ou com uma pegada esportiva — os relógios são acessórios indispensáveis no closet de todo mundo! Não é pra menos: além de mostrar as horas, esses itens são pra lá de charmosos e complementam com estilo qualquer produção. Dito isto, o que muita gente gostaria de saber é como cuidar de um relógio para que ele dure por muito, mas muito mais tempo mesmo.

Hoje em dia, é comum comprarmos uma peça como uma maneira de investimento. Ainda mais quando esse item é fabricado por uma marca renomada e famosinha no mercado, né?

Mas até mesmo os produtos caríssimos e de grife podem sofrer alguns danos, caso a gente se descuide na hora de usar.

Como cuidar de um relógio: truques incríveis

Nada mais justo do que aprender alguns truques de como cuidar de um relógio para que ele fique sempre lindo e bem conservado no nosso pulso. Pensando nisso, reunimos neste post diversas dicas especiais e que, certamente, vão aumentar a durabilidade do seu acessório. Anote aí!

Orientações para uso e conservação

Que o relógio é um hit de qualquer temporada, nós já sabemos! Podemos, inclusive, afirmar que é um dos acessórios mais democráticos do mundo fashion, já que ele consegue agradar todo mundo — homens, mulheres, jovens e crianças.

Mas apesar de estar sempre marcando presença nos diversos estilos, poucas são as pessoas que realmente sabem como cuidar de um relógio. Você é uma delas? Então, para acabar de vez com esse problema, dê uma olhadinha na nossa lista de recomendações para uso:

  1. Limpe o produto com frequência, usando um pano seco e macio. Para uma limpeza segura, é importante deixar os produtos químicos de lado, ok? Eles podem corroer alguns componentes do acessório.como cuidar de um relógio
  2. Evite usar o relógio perto de campos eletromagnéticos ou áreas com eletricidade estática. Isso pode danificar os componentes eletrônicos do circuito.
  3. Usar o relógio em piscinas ou spa? Pense bem! Ao entrar em contato com o cloro, alguns elementos metálicos presentes na composição da peça podem sofrer alterações, tais como: mudanças na cor ou danos estruturais. Tenha cuidado, existem relógios específicos para o uso na água.como cuidar de um relógio
  4. Fuja dos choques térmicos. Nunca deixe o seu relógio ao sol ou em ambientes muito quentes por um tempo muito longo. O ideal, é manter a peça na sombra e em espaços arejados, combinado?
  5. O produto está apresentando sinais de umidade interna? Se “sim”, corra! Procure imediatamente uma Assistência Técnica Autorizada. A umidade pode oxidar os elementos metálicos ou, até mesmo, danificar os componentes eletrônicos do produto.
  6. Jamais tente desmontar o relógio ou tirar a tampa traseira. Se necessário, vá até um especialista.
  7. Se estiver afim de aposentar o seu acessório por um tempo, procure deixar a sua coroa – aquele famoso “pininho lateral” puxado. Esse cuidado vai aumentar a durabilidade da bateria. Pra que funcionar enquanto está guardado, certo?
  8. Esportes e relógio nem sempre combinam. O atrito e os contatos durante algumas atividades físicas são capazes de comprometer o seu produto. Além disso, o suor excessivo consegue alterar a cor da peça, causando desbotamento. Aposto que você nunca soube disso, hein!como cuidar de um relógio
  9. Boa parte dos relógios dourados passaram por um processo de folheação, não sendo uma peça de ouro maciço. Por essa razão, o ideal é evitar o contato com produtos químicos e de limpeza, para não corroer o banho!
  10. Perfumes, spray de cabelo, loções e outros cosméticos contêm elementos químicos capazes de, também, danificar o seu relógio. O perfume, por exemplo, quando aplicado diretamente na peça, colabora para diminuir sua vida útil, por conta do álcool na composição. O ideal é retirar o acessório antes de aplicar qualquer produto, aguardar uns minutinhos e colocá-lo novamente. Mais um detalhe essencial!

Dicas para relógios com 5 ATM ou mais

Se você quer saber como cuidar de um desses relógios, é melhor se ligar nessa dica. Ao comprar um acessório novo, é comum ele venha com instruções, dizendo se o produto é ou não resistente à água. Esse é o caso da unidade de pressão atmosférica (ATM) ou metros (M) (1 ATM = 10 m).

Para saber se a peça pode ter contato com a água, basta conferir, no fundo, se há a informação “Water Resistant”. A ausência desse termo significa que a peça não é resistente à água — e isso serve, inclusive, para os pingos de chuva. É muito importante saber como cuidar de um relógio, mesmo que ele seja a prova d’água.

como cuidar de um relógio

Caso o seu relógio tenha 5 ATM ou mais, existe a possibilidade de usá-lo durante o banho ou em outras atividades aquáticas, como a hidroginástica ou natação. Veja também algumas regrinhas importantes para esses modelos:

  1. Confira direitinho se a coroa está bem apertada antes de colocar o relógio em contato com a água, ok?
  2. Não aperte nenhum botão ou mexa na coroa, enquanto o produto estiver em contato direto com a água.
  3. Usou o acessório no mar ou na piscina? Logo em seguida, procure lavá-lo direitinho em água corrente. Isso ajuda a reduzir os impactos nocivos da água salgada ou quimicamente tratada.
  4. Mesmo com a inscrição “Water Resistant”, é indicado usar o relógio em contato com a água somente em situações beeeem especiais. Ao longo do tempo e com o uso contínuo, certos componentes, como a borracha, podem ressecar, permitindo a entrada de umidade e danificando a peça por completo…
  5. A peça está com o vidro embaçado? Procure uma Assistência Técnica. PRA JÁ!

E aí, após o nosso post ficou claro como cuidar de um relógio? Seguindo essas dicas o seu acessório vai ficar sempre perfeito para acompanhar você por muito tempo. 🙂

Lembre-se ainda de, sempre que possível, levá-lo para fazer uma revisão. Afinal, todo mundo precisa de um cuidado às vezes!

Agora que você já sabe tudo sobre como cuidar de um relógio, aproveite e descubra as 4 peças essenciais para se ter no closet até os 30 anos!

Você é daquelas que quanto mais relógios melhor? Então que tal essas sugestões? Ah, e clicando no banner abaixo você ainda garante 10% de desconto! 😉

relogio-cuidado-5relogio-cuidado-4relogio-cuidado-2relogio-cuidado-3relogio-cuidado-1

banner 10 - Como cuidar de um relógio para que ele dure mais? Descubra!

Mondaine Brasil
Posts relacionados

Discussão sobre este post

  1. Carol Strutzel disse:

    Estou louca pelo relógio vinho/bordo/vermelho dessa primeira foto!!
    Qual é o modelo??
    Grata

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *