Tons de batom vermelho: como arrasar na escolha?

Tons de batom vermelho
Faz tempo que os tons de batom vermelho conquistaram um espaço reservado no universo feminino. De Marilyn Monroe até a sua amiga mais despojada — toda mulher, em algum momento da vida, já experimentou as maravilhas que esse produto é capaz de proporcionar.
Afinal, basta passarmos um pouco do cosmético nos lábios para que, imediatamente, o nosso visual ganhe um glow diferenciado. E, até mesmo, aquele look mais basiquinho consegue ser valorizado com esse detalhe de maquiagem. Mas, é na hora de ir às compras que a dúvida costuma aparecer.
Com tantas opções no mercado de beauté, como eleger a melhor para realçar os nossos pontos positivos? Ou então, levar para casa aquela novidade que está bombando no street style? Bem, para responder a essas questões, você precisará acompanhar a leitura de hoje. Abaixo, contamos quais são as opções mais usadas e como selecionar a sua. Vem ver!

Batom vermelho: a história de um clássico

Não tem para ninguém: quando falamos em batom, logo lembramos das versões avermelhadas. Há décadas, essa maquiagem se tornou um clássico e nunca sai de moda — conseguindo conquistar, inclusive, pessoas de todas as idades, desde as adolescentes até as mulheres maduras. Democrático!

E, vem cá: será que você sabe, de fato, como essa febre surgiu? Ao que tudo indica, essa invenção é bem mais antiga do que imaginamos. De acordo com os historiadores, o batom vermelho foi criado ainda no tempo dos sumérios — a primeira civilização a povoar a Mesopotâmia, por volta de 3.500 A.C.

Depois, o costume se estendeu para o Egito antigo, quando a população (oi, Cleópatra!), utilizava uma misturinha de cera, carmim e ocre vermelho para deixar os lábios avermelhados. Logo em seguida, foi a fez da Grécia abraçar a onda, assim como Roma e todo o período medieval.

Entretanto, foi com o começo dos movimentos feministas que ele ganhou um novo significado. Ao longo dos protestos das sufragistas, o bom e velho batom feminino se tornou marca registrada do empoderamento feminino.

De lá para cá, o cosmético sofreu algumas modificações, é claro, mas a real é que até hoje, o batom continua sendo um ícone da make, ajudando a elevar autoestimas e proporcionar uma maior sensação de amor-próprio e bem-estar.

3 razões para usar e abusar dos tons de batom vermelho

Não é por menos que o batom vermelho faz um baita sucesso por aí e já foi eleito o favorito de boa parte das mulheres. Assim que começar a usá-lo, você poderá aproveitar inúmeros benefícios. Se liga!
  • 1. Versatilidade: o batom vermelho vai bem em to-das as ocasiões, do office, até um encontro com as amigas ou festas de gala;

  • 2. Completa a make: assim que você se acostumar a usar os diferentes tons de batom vermelho, perceberá que ele é um curinga ideal para arrematar a produção. Quando deixamos a opção de lado, podemos até pensar que “algo está faltando” na produção;

  • 3. Batom vermelho para todas: existem versões do cosmético ideais para qualquer perfil de mulher, como os mais discretos e aqueles bem chamativos. Isso sem contar os com acabamento matte, os aveludados e os em gloss.

Tons de batom vermelho

Tons de batom vermelho: escolhendo o melhor

Quando se trata desse produtinho indispensável no nécessaire feminino, podemos afirmar que existe uma enorme variedade de tons de batom vermelho. Tem para todos os gostos e estilos: desde os mais rosados, até outros bem escuros, que se assemelham ao chamado “bordô”. Com isso, é possível ficar indecisa ao realizar as compras — especialmente, se você vem adquirindo itens de beleza pela web.

Ainda que TODAS as versões sejam lindíssimas, é válido lembrar que, de acordo com os técnicos em visagismo, há cores que conversam melhor com certas tonalidades de pele. Ou seja, há um tipo de “manual” que pode ser seguido, sempre lembrando que não existe uma regra, desde que você se sinta bem e lindona.

De qualquer modo, vale ressaltar quais são os truques utilizados pelos profissionais da área. Espia só algumas sugestões.

  • Para mulheres de pele morena: o ideal, é investir em uma paleta alaranjada, como aquelas que lembram o coral. As versões com brilho e as metalizadas também são ótimas;

  • Para mulheres de pele negra: podem se jogar sem medo nos batons mais fechados, tal qual o vinho, o ameixa e o arroxeado;

  • Para mulheres de pele clara: as alternativas com o fundo rosado combinam muito bem, especialmente, as com “toque de cranberry”.

tons de batom vermelho

Um truque extra

Se a ideia é não se prender ao tom de pele, tudo bem! Existem outros segredinhos que podem ser tranquilamente utilizados ao longo da produção e escolha do produto.

Muitas fashionistas, por exemplo, ficam atentas ao formato da boca para, então, identificarem os tons de batom vermelho mais aptos a valorizar as suas características.

Aqui, ainda é válido ter em mente que as versões abertas e mais claras são ótimas para garantir um volumão, assim como os produtos com acabamento em gloss.

  • Lábio arco: possui um volume mediano. É um formato de lábio bastante comum, apresentando o contorno simétrico, comprido e com sorriso largo;

  • Lábio fita: pessoas que apresentam os lábios superiores mais finos, alongados e com pouco volume;

  • Lábio coração: conta com o contorno superior bem marcadinho, parecendo um coração. A parte de baixo, porém, é maior e arredondada;

  • Lábio elipse: possui a parte inferior e superior projetadas para a frente, com o mesmo volume e espessura.

Por último, lembre-se de investir somente em lojas de confiança — ainda mais, se a proposta for adquirir o seu batonzinho on-line.

Em muitos sites, como é o caso do YouTube ou de grupos do Facebook, é possível encontrar resenhas de mulheres que já experimentaram determinado produto e mostram o seu resultado quando aplicado na pele. É uma boa pedida para quem continua insegura e com medo de errar.

Tons de batom vermelho

Estamos torcendo para que as nossas dicas tenham ajudado você a eleger os melhores tons de batom vermelho para o seu look.

Agora que ficou fácil tomar essa decisão, que tal compartilhar esse post com as amigas? É só publicar o link nas redes sociais e deixar a galerinha atualizada! ?

Mondaine Brasil
Related Posts

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *