Reality show: por que esses programas estão bombando?

Realityshowporqueessesprogramasestaobombando 1080x635 - Reality show: por que esses programas estão bombando?

Confesse, fashionista: em algum momento, você também já se pegou assistindo a algum reality show. Hoje em dia, esse tipo de formato está com tudo, seja na TV aberta, ou nas plataformas de streaming.

Um fato curioso, é que eles não surgiram agora. Pelo contrário: há anos, esse tipo de conteúdo vem sendo disseminado pela mídia, mas foi somente nos últimos tempos que ele ganhou mais destaque e passou a ser consumido por pessoas de todas as idades: homens, mulheres, adolescentes e, até mesmo, os nossos avós já deram uma espiadinha nessas programações.

Mas, será que você conhece a razão para que os reality shows estejam bombando tanto por aí? Não? Para entender, vamos te explicar tudinho neste post. De quebra, também mostraremos algumas opções incríveis para acompanhar e ficar por dentro da tendência. Vem ver!

O que é um reality show

Não tem como fugir: recentemente, os reality shows caíram na boca do povo. Até mesmo aquelas pessoas que, vez ou outra, torciam o nariz para esse modelo de programa, já comentaram ou assistiram um episódio ou outro.

Mas, o que é, de fato, um reality show? Originário do inglês, o termo traduzido quer dizer “show de realidade”. Ou seja, é a transmissão do que acontece na vida real. Para tanto, as transmissões reúnem um grupo de pessoas em um ambiente fechado e, com isso, passam a transmitir ao público cenas reais de seu convívio, conversas, disputas etc

Tudo começou por volta de 1970, quando a emissora estadunidense PSB lançou o famoso “An American Family”, o primeiro reality show da história. Nele, os telespectadores podiam acompanhar a rotina de um casal residente na Califórnia, assim como o dia a dia de seus cinco filhos. Ao todo, a série contou com 12 episódios e, ao contrário do que estamos acostumados hoje, nenhum participante recebeu uma premiação em dinheiro.

Com o passar dos anos, esse modelo foi evoluindo e ficando mais conhecido pelo público. Assim, surgiu também o Big Brother, criado pela holandesa Endemol e, hoje, exibido em um total de 17 países. Interessante!

realityshows1 - Reality show: por que esses programas estão bombando?

O sucesso dos reality shows

Amados por uns, odiados por outros, os reality shows são um grande sucesso. Porém, você já parou para pensar nas razões que fazem com que esse gênero televisivo se destaque tanto?

De acordo com especialistas, esse tipo de programa consegue mostrar aos telespectadores uma parte do mundo real. Assim, quem acompanha os episódios sente uma certa identificação com os participantes — mesmo que eles estejam em situações anormais ou diferentes daquelas que estamos acostumados a viver.

Também não podemos nos esquecer que, na pandemia, os reality shows bombaram de vez. Alguns, como o Big Brother Brasil 21, já atingiram recordes históricos de audiência. O motivo? Durante a quarentena, as pessoas estão procurando ainda mais por conteúdos diferenciados, próprios para estimular o entretenimento e promover um distanciamento dos problemas sociais e econômicos.

E uma vez que mais pessoas estão #EmCasa, elas têm muito mais tempo para sentar em frente à TV e apreciar as suas programações queridinhas. Fato que fez com que houvesse um boom dos reality shows no Brasil e em outros lugares do mundo.

realityshows2 - Reality show: por que esses programas estão bombando?

4 reality shows babados para acompanhar

Neste momento, os brasileiros não falam de outra coisa, senão, do Big Brother Brasil 21. Entretanto, existem outros formatos de reality shows que valem a pena ser acompanhados. São transmissões engraçadas, interessantíssimas e que podem ser acessadas facilmente, tanto pela TV aberta, quanto por plataformas específicas, como a Netflix e o GloboPlay. Bora conhecer?

1. Casamento às Cegas

Aqui temos aqui um reality show fresquinho, que entrou na Netflix em 2020 e já está indo para a segunda temporada. O Casamento às Cegas, como o próprio nome já revela, é um programa que promove o encontro de homens e mulheres que nunca se encontraram.

O objetivo é aproximar esses participantes e fazê-los noivar — mas sem que um conheça a aparência do outro. Dá para acreditar?

2. Rupaul’s Drag Race

Agora, que tal conferir um reality show divertidíssimo, com uma pitada de drama e MUITA inspiração? Esse é o Rupaul’s Drag Race. Lançado em 2008, o programa continua firme e forte, sendo assistido constantemente pelos internautas.

Nele, diversas Drag Queens realizam desafios e, no fim, aquela que se sair melhor se torna a vencedora, ganhando o cobiçado título de America’s Next Drag Superstar. Disponível na Netflix, a transmissão possui 13 temporadas maravilhosas.

3. The Circle

Em busca de um reality show diferentão para acompanhar? Vai de The Circle! Nesse programa, a proposta é inovadora. Inspirada na série de TV Black Mirror, a ideia é separar os participantes em apartamentos distintos.

E uma vez em seus devidos espaços, cada um pode se comunicar com os demais por meio de um aplicativo — onde também é possível conferir informações e depoimentos a respeito dos colegas.

Ao longo dos episódios, o público nota alterações no comportamento dos personagens, que fazem de tudo para vencer a competição. Curtiu? O sucesso desse modelo foi tão grande, que já há previsões para novas temporadas serem realizadas na gringa. Não vemos a hora!

4. De Férias com o Ex

Produzido pela MTV e também transmitido pela Amazon Prime Video, o reality show, De Férias com o Ex já está em sua 5ª temporada. De modo geral, os participantes são confinados em uma casa de luxo, de preferência, em uma região paradisíaca.

Com isso, no decorrer do programa, os ex-namorados ou ficantes dos participantes vão entrando no reality. O resultado, você já pode imaginar: além de muita diversão, é possível conferir intrigas, brigas e um clima de muito romance no ar.

Depois dessa leitura completa sobre os reality shows, esperamos que você tenha se atualizado e escolhido os próximos programas para acompanhar. 

Gostou do post e quer continuar conferindo outras dicas e informações babadeiras como essa? Siga também as nossas páginas no Facebook, YouTube e Instagram. A gente se vê por lá! 📺

Mondaine Brasil
Posts relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *