Haircare: como cuidar do cabelo no Verão?

Imagem reproduzida do google images

Os dias de sol são os mais esperados pelos brasileiros. Não por menos: alegre e divertida, a temporada é perfeita para quem deseja curtir bons momentos entre os amigos, ao ar livre. De todo modo, se você quer viver a estação com estilo e muita beleza, é preciso redobrar a atenção e aprender a cuidar do cabelo no Verão.

Yeah, baby! A princípio, até não percebemos. Porém, as altas temperaturas, bem como os raios solares e a água do mar e/ou piscina, são os grandes responsáveis por fazer com que as nossas madeixas se tornem ressecadas. Ou, em alguns casos, até superoleosas.

Dito isto, é hora de ficar de olho! Para te ajudar, preparamos um conteúdo completo, com dicas práticas de hidratação e, claro, proteção, que merecem ser praticadas no decorrer de toda a estação. Confira quais são elas e comece a organizar a sua rotina capilar desde já!

Dicas para cuidar do cabelo no Verão

Segundo os especialistas no assunto, existem vários truques para cuidar do cabelo no Verão. O ideal é seguir cada uma deles para evitar que os seus fios fiquem fracos ou quebradiços, aumentando a sua força e resistência em toda a temporada. Espia só quais são esses segredinhos.

Capriche na proteção solar

Do Inverno ao Verão: todo mundo já sabe sobre a importância de proteger a cútis dos raios UVB e UVA, Porém, pouca gente se liga na necessidade de estender esses cuidados para os cabelos.

Afinal, os nossos fios também sofrem significativamente nesta temporada, especialmente quando passamos horas e horas em exposição solar.

Logo, quando não investimos em cuidados específicos, o sol é capaz de interferir negativamente na fibra capilar, deixando o seu visual desbotado, quebradiço, extremamente ressecado e sem vida. Triste, né?

Entretanto, nem tudo está perdido. Para driblar o cenário, uma solução é apostar sem medo no uso de protetores específicos para os fios, como uma boa máscara, óleo ou leave-in.

O ideal é sempre aplicar o produto antes de realizar atividades ao ar livre, seja para pegar uma piscininha ou dar aquele mergulho no mar. Para anotar já!

cuidar do cabelo no Verão

Aposte na boa e velha hidratação

No calor, somos aconselhados a hidratar muito bem o corpo — sempre ingerindo, ao menos, 2 litros de água por dia.

E a mesma recomendação deve ser utilizada para garantir a saúde dos fios. Entretanto, de um jeito um pouco diferente. Para que as madeixas se mantenham bonitas e saudáveis, o ideal é realizar tratamentos profundos de hidratação, ótimos para fortalecer a estrutura capilar, dar mais brilho e promover um efeito intenso de maciez.

Caso os seus fios já estejam ressecados, a sugestão de ouro é substituir o tradicional condicionador por uma máscara capilar.

Em paralelo, ainda há a possibilidade de utilizar cremes específicos para hidratação ou, quem sabe, até recorrer ao tratamento de umectação, utilizando óleos capilares. Sem erro!

cuidar do cabelo no Verão

Cuidado com o cloro e a água do mar

Entre as principais dicas para cuidar do cabelo do Verão, está a atenção com a água do mar e da piscina. Como sabemos, os dias de sol são propícios para quem deseja dar aquele mergulho, aproveitando ao máximo a temporada.

Porém, no caso da piscina, a água é rica em cloro — substância não tão boa para a saúde das madeixas.

Assim, depois de se esbaldar na diversão, a indicação é higienizar bem o cabelo no chuveiro, a fim de retirar todo o cloro. Lembre-se também de aplicar produtos com alto poder de hidratação e nutrição, de acordo com as características e necessidades dos seus fios.

Aliás, uma sugestão bacana é selar as cutículas dos fios antes de dar aquele “tibum”. Como isso pode ser feito? Simples: basta aplicar um pouquinho de óleo capilar nas madeixas e, em seguida, partir para a água.

De todo modo, é importante não deixar de enxaguar os fios ao voltar para a areia, garantindo que todo e qualquer resíduo externo seja removido. Combinadíssimo?

cuidar do cabelo no Verão

Aposte em acessórios de proteção

Por aqui, sempre falamos sobre como os acessórios são fundamentais para garantir que os nossos looks fiquem completos e estilosos. Inclusive, durante o Verão isso não é diferente.

E o melhor? Para a estação, existem infinitos artigos que podem ser utilizados para essa finalidade, nos ajudando ainda, a proteger as nossas madeixas. Nessa lista, podemos incluir os chapéus, os bonés e os lenços.

Todos os modelos estão em alta na moda, sendo perfeitos para um fim de semana na praia ou na piscina. A única dica, porém, é dar prioridade às versões com proteção UVB e UVA, assim como os modelitos de chapéus que possuem as abas mais largas.

Além de preservar a saúde das madeixas, essas opções ajudam a proteger o rosto e demais regiões que são ultrassensíveis, como as orelhas.

cuidar do cabelo no Verão

Evite prender o cabelo molhado

Finalizando as nossas dicas para cuidar do cabelo no Verão, mais uma sugestão infalível: jamais prenda as suas madeixas ainda molhadas.

Após dar um belo mergulho, é comum que algumas pessoas sintam vontade de amarrar os fios, seja em formato de coque ou de rabo de cavalo.

No entanto, isso deve ser evitado ao máximo, pois a prática pode intensificar o surgimento de caspa no couro cabeludo, além de facilitar a quebra da estrutura capilar.

Não quer que isso aconteça? Sem mistérios: penteie as madeixas, utilizando uma escova macia, e aguarde até que os fios sequem naturalmente, sem utilizar um secador ou chapinha.

cuidar do cabelo no Verão

E aí, gatinha: com essas dicas, você já sabe como cuidar do cabelo no Verão? Por aqui, já testamos várias delas e aprovamos! Agora, aproveite para colocar as nossas recomendações em prática e garantir aquele look de diva durante a estação.

Aliás, caso tenha curtido essas inspirações, não deixe de compartilhar o post nas redes sociais e ajudar as suas amigas a se atualizarem. Elas vão ADORAR. Nos vemos na próxima!

Mondaine Brasil
Related Posts

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *