Quarentena: como as máscaras se inseriram na moda feminina?

Desde o primeiro semestre de 2020, o uso da máscara se tornou obrigatório — não somente no Brasil, como no mundo. O item deve ser utilizado em qualquer espaço público, seja ele aberto ou fechado. E diante desse novo cenário, em que as pessoas estão preocupadas em proteger a sua saúde, tal acessório foi, aos poucos, se tornando também um artigo fashion e acompanhando a produção dos mais variados looks.

Inclusive, pode acreditar: tanto no street style nacional, quanto no internacional, já existem algumas tendências que vêm influenciando o artigo e o deixando mais estiloso, de acordo com as preferências de cada um. Esse é o caso dos modelinhos em tie dye, com aplicação em strass e muito mais!

E aí, preparadíssima para conferir essas novidades e elevar as suas produções ao mesmo tempo em que cuida da saúde? Para entender melhor o hit, não desgruda do post de hoje e escolha a opção que mais combina com o seu perfil. Vem com a gente!

Um pouco sobre a importância da máscara

Desde julho deste ano, entrou em vigor a lei nacional que tornou obrigatório o uso da máscara de proteção em ambientes públicos, como nos transportes públicos, praças, ruas, supermercados e qualquer outro local acessível à população. Também conhecida como Lei Nacional da Quarentena, a norma continuará válida enquanto a pandemia, causada pelo novo Coronavírus, não for controlada.

Acredite ou não, ainda hoje, existem pessoas que desconhecem a importância de usar o acessório. Não seja uma delas, viu? Todos os especialistas da área da saúde indicam a urgência desse artigo no dia a dia da população. Inclusive, um recente estudo, realizado pela Universidade de Cambridge, no Reino Unido, mostra como as máscaras são essenciais para impedir uma nova onda de infecções.

Como sabemos, a Covid-19 é transmitida por meio de gotículas de saliva de indivíduos infectados. Isso pode ocorrer em muitas situações, como quando falamos, espirramos ou tossimos. Assim, os pesquisadores utilizaram modelos matemáticos de todos os estágios de contaminação para analisar variados cenários e entender como elas atuam como medida de proteção.

O resultado mostrou que, quando uma pessoa usa a máscara de tecido sempre que sai de casa, automaticamente, ela estará duplamente protegida e, em paralelo, diminuirá as chances de transmitir a doença.

Outro ponto interessante é que, se, no mínimo, metade da população utilizar o acessório todos os dias, os riscos de transmissão serão reduzidos para menos de 1. Interessante, não é gatinha?

Os pontos que merecem atenção

Que a máscara é poderosíssima, sabemos muito bem! Contudo, este não deve ser o único cuidado tomado para evitar a infecção. Se você deseja ficar 100% protegida, é necessário seguir o distanciamento social, lavar frequentemente as mãos com água e sabão neutro (ou álcool gel) e, sempre que possível, evitar colocar a mão no acessório ou no rosto quando estiver fora de casa.

Vale ressaltar que as máscaras são de uso individual e devem ser usadas sequinhas por, no máximo, duas horas seguidas. O seu item ficou úmido ou molhado? Então, é a hora de trocá-lo!

Para ter mais praticidade, invista e, ao menos, cinco modelitos de máscara para ter sempre à mão. Na bolsa, ainda é indicado guardá-la em um saquinho plástico vazio, sempre que for usada, e higienizá-la assim que voltar para a casa. Bem fácil!

Quarentena: como as máscaras se inseriram na moda feminina?

3 tendências da máscara de tecido para atualizar o look

Diante da obrigatoriedade da máscara de tecido, não deu outra: rapidamente, esse elemento se tornou o queridinho entre a população. Para ficarem protegidas e inovar no #LookdoDia, muitas fashionistas estão se jogando de cabeça nas trends que rondam o acessório e arrasar (ainda mais) em qualquer lugar. Bora ver quais são elas?

1. Máscara de tecido com pérola, strass e outras aplicações

Para começar, que tal uma máscara de tecido com um toque diferenciado? Hoje em dia, não é nada difícil encontrar modelos com detalhes em pérola, strass, miçangas e qualquer outro adorno capaz de valorizar o acessório. Dependendo da versão escolhida, você conseguirá adicionar um toque extra de glamour e irreverência na produção.

Olha a dica

Só tenha cuidado para analisar atentamente se a costura da aplicação é feita em apenas uma camada da máscara, evitando assim, que o acessório tenha aberturas microscópicas e que possam facilitar a entrada do vírus.

Quarentena: como as máscaras se inseriram na moda feminina?

2. Máscara de tecido em tie dye

Já falamos aqui no blog sobre como o tie dye se tornou uma febre absoluta nas ruas. Isso porque, esse tipo de tingimento pode ser feito em casa, por qualquer pessoa e facilita a personalização de roupas e acessórios.

Consequentemente, as máscaras em tecido também entraram nessa dança e, agora, várias celebs estão usando e abusando das versões coloridonas. Marcantes e descoladex, elas podem surgir em composições neutras, garantindo um ponto de destaque no visual, como também, em looks cheios de cor para os eventos casuais.

Quarentena: como as máscaras se inseriram na moda feminina?

3. Máscara de tecido na mesma estampa da roupa

Ao que tudo indica, a onda dos “conjuntinhos” alcançou um novo patamar, fashion girl. Agora, em vez de combinar somente as roupas estampadas, as mulheres mais atualizadas estão aproveitando o novo cenário para investir em máscaras que se encaixem na mesma padronagem do restante do look.

O lado bom, é que esse truque de styling é superacessível e prático para o dia a dia — ainda mais, se você tem uma agenda agitada. Prints florais, tropicais, camuflados, de oncinha, de poá e, até mesmo, de “moranguinhos” divertidos já foram clicados entre as mais estilosas.

Se não quiser investir em uma estampa e correr o risco de sobrecarregar o visual, tudo bem! As combinações monocromáticas também estão dando o que falar e cumprem muito bem a função de otimizar a sua rotina fashion. É só usar a criatividade!

Quarentena: como as máscaras se inseriram na moda feminina?

E aí, curtiu conhecer as tendências da máscara de tecido e descobrir como esse acessório pode ser facilmente integrado em suas produções? 

Depois de conferir a novidade, aproveite para compartilhar o link nas redes sociais e deixar as suas amigas fashionistas por dentro. Elas vão AMAR! ?

Mondaine Brasil
Related Posts

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *