Com certeza você está vestindo, neste exato momento, algum tipo de tendência. Pode ser que ela tenha sido uma grande tendência e não é mais, ou pode ser que ela esteja super em alta nesta temporada. Mas a questão é: você faz ideia de como essa peça que você está usando tornou-se uma tendência?
O ciclo da moda nos ajuda a explicar essa e outras perguntas sobre o mundo da moda. Afinal, o ciclo da moda é a engrenagem que faz o mundo fashion girar; é o ciclo responsável por fazer tudo acontecer, desde a ideia de uma tendência, até o momento que ela se materializa nas lojas e no seu guarda-roupa.
Já deu para perceber como este ciclo impacta na sua vida, certo? Por isso, a Anna, YouTuber do Ouse Todo Dia, explicou tudo sobre o Ciclo da Moda neste vídeo do canal. Tem muita informação bacana, então vale muito a pena parar alguns minutinhos para assistir. Clique e confira:
Afinal, o que é o Ciclo da Moda?
O Ciclo da Moda, como dito acima, é a engrenagem que faz o mundo fashion girar. Ou seja, é o ciclo que envolve toda a cadeia produtiva, desde a ideia até a sua concretização nas lojas, nas ruas e no vestuário dos diferentes tipos de pessoas.
Sendo assim, envolve todos que, de alguma forma, criam e usam moda. Pessoas, grupos sociais, estilistas, fornecedores, lojas de fast fashion e etc. Esse ciclo foi se formando ao longo das mudanças sociais e econômicas e todos os dias novas mudanças acontecem.
Um marco dessa mudança no ciclo da moda foi a ascensão da burguesia nos séculos XIII e XIV. No período absolutista, onde nobres e plebeus eram as principais divisões sociais existentes na época, o mundo funcionava de uma forma bem diferente do que vemos hoje em dia, principalmente a moda.
Enquanto os nobres usavam roupas personalizadas, coloridas e cheias de estampas justamente para se destacarem e diferenciarem, os plebeus usavam peças sem personalidade, quase todas iguais, sem muitas cores e texturas.
Foi a partir do desenvolvimento da classe burguesa que tudo começou a mudar. A burguesia, com seu poder econômico, passou a copiar as roupas e acessórios que a nobreza usava, e esta passou a ter uma necessidade de incluir novos elementos para se diferenciar com frequência.
Esse momento foi importante, tendo em vista que a moda, neste momento, ganhou ainda mais características de forma de individualização e distinção social.
Como o ciclo da moda funciona?
Já vimos o que é o Ciclo da Moda e como ele surgiu. Mas afinal, como ele funciona?
De maneira geral, o ciclo da moda existe e se baseia em comportamentos e tendências sociais. Desde sempre a moda foi ferramenta para expressão individual e de grupos sociais, e atualmente isso não é diferente.
Por isso, para explicar melhor como isso funciona na prática, separamos três teorias de desenvolvimento de tendência que explicam bem a ideia do Ciclo da Moda nos tempos atuais. A Anna explicou direitinho isso lá no vídeo do Ouse Todo Dia.
Então vamos às teorias:
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De cima para baixo
Essa teoria defende que as tendências surgem das grandes marcas e importantes influenciadores e formadores de opinião, sejam de redes sociais, da TV, entre outros. Esses pessoas lançam coleções e começam a usar peças primeiro que todo mundo e assim disseminam a novidade para as outras pessoas. Um exemplo disso são as grandes influenciadoras de tendências em suas carreiras: Audrey Hepburn, Madonna. Hoje em dia vemos também várias outras artistas pop e influencers digitais que são exemplos que mostram como essa teoria funciona na prática.
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De baixo para cima
Essa teoria é umas das mais bacanas e que demonstra bem como o ciclo da moda tem funcionado nos dias atuais. Ela defende que a moda é criada nas ruas, por pessoas que pertencem a determinados tipos de grupos sociais, e só depois esses estilos são absorvidos e tomados como referência e inspiração pelas grandes marcas, tornando, assim uma tendência. Um exemplo disso é o funk carioca, que tomou as ruas e inspirou muitas marcas de roupa a criarem baseadas no seu estilo de vida.
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Horizontal
De todas as três, essa é que a representa como a moda tem acontecido no nosso dia a dia, e como o ciclo da moda nos permeia mais do que podemos imaginar.
Essa teoria defende que as tendências surgem a partir de um intercâmbio de significados, informações e culturas entre os diversos de tipos de grupos e pessoas, entre as grandes e pequenas marcas, enfim, todos que, de certa forma, são participantes da engrenagem da moda.
Essa é uma tendência que podemos observar, principalmente, atualmente, pois é com a internet e as redes sociais quee a troca de informações entre os diversos tipos de pessoas se intensificou.
Um exemplo prático desse processo são os Dad Sneakers. Esses eram os tênis maiores e mais robustos que os pais de família usavam nos anos 80. Mas apesar de terem caído em desuso depois dessa época, atualmente as marcas revisitaram o modelo e recriaram, trazendo de volta à tona com uma pegada fashionista. A questão é que nunca dá pra dizer quem criou ao certo!
Ciclo da moda e os tipos de tendências
Agora, chegamos em uma das partes mais importantes: vamos entender um pouco sobre como funciona o processo de definição de uma tendência, tendo em vista o estudo de comportamento dos diversos tipos de pessoas e grupos sociais. Vamos lá?
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Macrotendência
A macrotendência representa a expressão do comportamento humano e derivam de mudanças e evoluções sociais e econômicas. Por isso, são tendências que perduram por muitos anos pois, assim como o comportamento humano, se pensarmos de uma maneira macro, muda de uma forma mais lenta ao longo dos anos.
As macrotendências não são os produtos da moda em si, mas são a base e inspiração para a sua criação. Afinal, as macrotendências são comportamentais.
Um exemplo de macrotendência é a ideia de um consumo mais consciente, que tem impactado na forma como grandes marcas tem pensado seus produtos e como as próprias pessoas têm consumido esses produtos.
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Microtendência
É a tradução – em ermos fashion – da tendência comportamental. Quando um comportamento de um determinado grupo social – uma macrotendência –se torna uma microtendência – são criadas peças de roupas, acessórios, calçados e etc.
Utilizando o exemplo da macrotendência referente ao consumo mais consciente, podemos lembrar da maior aderência das pessoas aos brechós e bazares, por exemplo, além de peças mais naturais ou artesanais que não agridem o meio ambiente.
E então, deu para entender um pouco sobre o Ciclo da Moda e como ele atravessa a sua vida de diversas formas?
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