Cauterização capilar: o que é e para que serve?

Diga a verdade: você faz parte do time de pessoas que estão sempre mudando o look? Seja um corte novo, uma tintura diferentona ou qualquer outro procedimento químico? Então, é provável que, com o tempo, os seus fios precisem de uma atenção especial, especialmente porque o uso de diferentes produtos pode deixá-los mais fracos, quebradiços e com o visual opaco. É nesse momento que a boa e velha cauterização capilar entra em cena.

Isso mesmo! Considerado um verdadeiro aliado das vaidosas de plantão, esse tratamento poderoso consegue recuperar completamente as madeixas prejudicadas, garantindo um efeito muito mais bonito e com a saúde que a gente sempre busca. Porém, se você não conhece essa belezinha, esse é um bom momento para se aprofundar no assunto, concorda?

Assim, preparamos um conteúdo exclusivo com todos os detalhes sobre a cauterização capilar e os seus benefícios para o nosso look. É só continuar a leitura e anotar tu-di-nho. Bora, bb!

Qual o efeito dos produtos químicos no cabelo?

Hoje em dia, não faltam procedimentos estéticos exclusivos para nos ajudar a mudar o visual. Nessa lista, há de tudo um pouco: descoloração, tingimento, alisamento, escova progressiva e, até mesmo, o permanente.

Embora todas essas opções sejam supereficientes, a verdade é que, quando realizadas com frequência, elas podem acabar deixando as madeixas muito danificadas.

O motivo? A alta concentração de componentes químicos presentes nesses tratamentos. Uma vez em contato com a estrutura capilar, eles conseguem deixá-la áspera, porosa, sem brilho, com facilidade para a quebra e com as temidas pontas duplas. Nada legal!

O que é cauterização capilar?

Felizmente, para driblar todos esses problemas, podemos contar com a poderosa cauterização capilar. Em linhas gerais, a opção consiste em um tratamento completo para os fios com química.

O seu objetivo, portanto, é fortalecer a estrutura das madeixas, eliminar os danos causados pelos procedimentos e, em paralelo, restaurar a sua densidade. Tudo isso só é possível graças à queratina líquida, responsável por facilitar a absorção de vitaminas e minerais no cabelo. Como resultado, é possível conquistar um visual bem mais hidratado, macio e com um brilho excepcional.

Atenção!

Em algumas situações, a cauterização capilar pode promover um efeito mais liso para o cabelo. No entanto, é bacana ter em mente que esse resultado ocorre por conta da reconstrução das madeixas. Desse modo, não podemos dizer que o procedimento serve para alisar os fios, até porque, os produtos utilizados nessa opção não contam com componentes capazes de alterar a estrutura capilar. Beleza?

Quando a cauterização capilar é indicada?

Como falamos, a cauterização capilar é uma opção recomendada especialmente para pessoas que estão com os fios danificados. Logo, a sua recomendação é para as madeixas que, recentemente, passaram por algum tipo de processo químico. Ou então, para cabelos que sofreram com fatores externos, caso da exposição prolongada ao sol, umidade e, claro, a sempre presente poluição do ar.

Sabendo disso, a cauterização capilar pode ser feita logo na etapa de cuidados após a química. No entanto, assim como acontece com outras técnicas, esta precisa ser realizada com pouca frequência, caso contrário, você causará o popular \”efeito rebote\” nos fios, deixando todo o visual suscetível à queda e quebra. Fique de olho!

Os benefícios da cauterização capilar

Entender a fama da cauterização capilar no universo da beleza é simples, já que essa alternativa oferece inúmeros benefícios para o público. A seguir, te contamos quais são os principais deles. Espia só!

  • o seu cabelo ficará com muito mais brilho;
  • as madeixas permanecerão nutridas;
  • por conta dos componentes presentes na cauterização, os seus fios terão mais saúde e, logo, resistência;
  • será possível minimizar a quebra e a queda causadas pelos procedimentos químicos;
  • é uma ótima medida para evitar as pontas duplas; você conseguirá reduzir a porosidade presente na fibra capilar.

Como fazer cauterização capilar?

Na maioria das vezes, a cauterização capilar é realizada nos salões de beleza, com a ajuda de um profissional. De todo modo, nada te impede de fazê-la em casa, ao longo da sua rotina de haircare. Para tanto, será necessário contar com alguns produtinhos básicos, como os que listamos abaixo:

  • shampoo antirresíduos;
  • creme selante ou condicionador de sua preferência;
  • uma ampola de queratina.

Separou todos os itens necessários para a cauterização capilar? Agora, vem o momento de \”colocar a mão na massa\” e ver a mágica acontecer.

  • Passo 1: com as madeixas úmidas, aplique o shampoo antirresíduos em toda a extensão dos fios. De modo geral, esse produto é essencial para abrir as cutículas e garantir melhores resultados com esse procedimento;
  • Passo 2: assim que finalizar a lavagem, enxágue bem e seque o seu cabelo com a ajuda de um secador;
  • Passo 3: nessa fase, você terá que dividir as madeixas em quatro partes, aplicando a queratina líquida em cada uma delas — da raiz até as pontas;
  • Passo 4: com o auxílio de uma chapinha, chega a hora de iniciar o processo de selagem. Para garantir que as fibras capilares consigam absorver os nutrientes do tratamento, é preciso que o seu cabelo seja alisado em uma temperatura de, em média, 200 ºC;
  • Passo 5: com a selagem finalizada, enxágue as madeixas mais uma vez;
  • Passo 6: nessa fase, você terá que recorrer ao processo de hidratação. É aqui que o condicionador ou o creme serão aplicados em toda a extensão dos fios;
  • Passo 7: espere, aproximadamente, 10 minutos para que o produto faça efeito;
  • Passo 8: enxágue mais uma vez o seu cabelo;
  • Passo 9: para finalizar, seque os fios da maneira que desejar. Você ainda pode aplicar um leave-in nas pontas para garantir total proteção.

Viu só, gatinha? Depois de conferir este conteúdo completo, temos certeza de que você está por dentro da cauterização capilar e conhece todos os seus benefícios. Agora, aproveite para experimentar esse procedimento e resgatar o visual que as suas madeixas merecem.

Ah, se curtiu o post e quer continuar acompanhando outros materiais como esse, lembre-se de seguir as nossas páginas no Facebook, Instagram e YouTube. Lá, compartilhamos dicas preciosas que vão te ajudar a arrasar por aí. A gente se vê na próxima!

Mondaine Brasil
Related Posts

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *