5 dicas incríveis de cuidados durante o inverno

cuidados durante o inverno

O inverno é mundialmente conhecido como o período mais chic e acolhedor do nosso calendário. Mas, infelizmente, nem tudo são flores. Com a chegada dessa estação, a umidade do ar fica mais baixa e pode acarretar uma série de problemas para a nossa saúde e aparência. Por isso é muito importante estar atento a alguns cuidados durante o inverno.

Ressecamento de pele, irritações e descamações são alguns exemplos do que pode acontecer a você. Se já sofreu com esses efeitos, nós temos uma excelente notícia: investindo em bons cuidados durante o inverno é possível driblar os malefícios das baixas temperaturas. Assim você pode aproveitar o que essa estação tem de melhor.

Pensando no assunto, criamos esse post especial com 5 dicas para você manter uma rotina saudável e ficar com a beleza e o bem-estar em dia. Vem conferir!

Principais cuidados durante o inverno

Confira a lista dos principais cuidados durante o inverno que você deve ter. Seguindo todos esses passos você terá não apenas a sua beleza garantida, como também a sua saúde e bem-estar.

1. Mantenha a pele bem hidratada

Não tem para onde fugir! Com a chegada do inverno, a pele fica ressecada e pede por uma hidratação mais potente. Tal cuidado vale tanto para a pele do rosto, quanto para outras regiões que normalmente já são ressecadas, como é o caso dos calcanhares, cotovelos e joelhos.

Essas áreas já são mais secas por conta da menor presença de glândulas sebáceas — as responsáveis pela produção da oleosidade natural da pele.

Sem hidratação, essas regiões podem apresentar um aspecto esbranquiçado, rachaduras e irritações. Nada legal, né? Portanto, a primeira dica para fugir desse efeito é investir em hidratações constantes de, no mínimo, duas vezes ao dia.

ec76b39b2dbb58fd shutterstock 121114489 preview - 5 dicas incríveis de cuidados durante o inverno

Como hidratar a pele

Abuse dos cremes com ação hidratante e procure aplicá-los com a pele limpa e úmida, sempre após o banho. Os óleos corporais também são excelentes para preservar a umidade natural da pele. Os mais utilizados são os óleos de semente de uva e de gergelim, que possuem vitamina A, complexo B, C e E, além de ações antioxidantes.

Inclusive, é importante ter cautela e escolher o creme hidratante de acordo com o seu tipo de pele. Não sabe por onde começar? Basta seguir as orientações abaixo:

  • Pele oleosa: prefira utilizar brumas hidratantes. Esses produtos contam com uma consistência leve e não estimulam a oleosidade.
  • Pele seca: as loções hidratantes são ideais. Para um efeito ainda mais intenso, aposte nos óleos de banho, que ajudam a criar uma camada de proteção na pele, impedindo assim, a perda de água.
  • Pele super seca: combine o creme hidratante com as manteigas. Estas, por sua vez, apresentam uma consistência mais densa.

2. Siga uma alimentação saudável

Provavelmente, você já notou que no inverno sentimos mais fome, certo? A explicação para essa mudança é simples: com a chegada do frio, o nosso corpo precisa de mais energia para manter a temperatura equilibrada e a principal fonte desse combustível está na alimentação.

Para não errar e prevenir possíveis problemas de saúde, o ideal é seguir uma dieta balanceada, evitando o consumo de alimentos gordurosos. Principalmente quando são gorduras ruins, que não apenas comprometem a aparência como também colaboram no surgimento de inúmeras doenças, tais como hipertensão e problemas cardiovasculares.

A alimentação deve estar no topo da lista dos cuidados durante o inverno. E como adotar uma alimentação saudável? É muito fácil, acompanhe as dicas abaixo:

  • consuma alimentos ricos em fibras. Grãos integrais, legumes e verduras são excelentes e proporcionam a sensação de saciedade;
  • hidrate bem o seu corpo. Beba, pelo menos, 2 litros de água por dia. Você ainda pode investir em sucos e chás, como o chá verde, o branco ou o vermelho, que são ricos em propriedades antioxidantes.
  • chegou a hora da sobremesa? Uma ótima opção para quem exagerou no prato principal é substituir os doces por frutas e castanhas.

jez timms 634288 unsplash - 5 dicas incríveis de cuidados durante o inverno

3. Não abra mão do protetor solar

Dentre os principais cuidados durante o inverno, está o uso do protetor solar. Todo mundo já sabe que esse produto é indispensável no verão — e nos dias mais frios, isso não deve ser diferente! Portanto o uso do protetor solar também deve entrar na sua lista de cuidados durante o inverno.

Explicamos para você: mesmo quando o céu está nublado, os raios ultravioletas do sol são capazes de ultrapassar as nuvens e atingir a nossa pele. Ou seja, corremos o risco de sofrer os mesmos danos do verão. Preocupante!

Para se proteger e ficar longe de qualquer problema, como o câncer de pele, envelhecimento precoce e queimaduras, a dica é não abrir mão do protetor solar. Rosto, mãos, tórax e braços devem receber proteção diária, com um fator solar de, no mínimo, 15 FPS. Se possível, reaplique o produto a cada quatro horas para garantir o efeito protetor.

Anote a dica: quer mais proteção? Então, aposte também no uso dos óculos de sol. Ideal para dar um “up” no visual, esse acessório também é ótimo para proteger os olhos contra os raios solares, seja no inverno ou no verão. Lembre-se ainda de escolher uma lente com proteção UVB e UVA.

>>>Descubra como escolher o óculos ideal para cada tipo de rosto

sunscreen application woman white bikini - 5 dicas incríveis de cuidados durante o inverno

4. Hidrate bem os lábios

Além de ressecar a pele, o inverno pode prejudicar os nossos lábios. Fatores como o frio, o vento forte e, até mesmo, a poluição são agravantes para que a região fique rachada e com descamações. Porém, com os cuidados certos, é possível manter a boca macia e super hidratada durante essa estação.

Para combater o efeito de ressecamento dos lábios, faça uso de componentes hidratantes, como a manteiga de karité, de cacau, bem como os óleos de amora negra ou framboesa. Agora, se você deseja hidratar a região de dentro pra fora, vale a pena ingerir complexos de vitamina E. O resultado é certeiro! Quer mais dicas preciosas para solucionar o problema? Dê uma olhada:

  • beba bastante água;
  • aplique o famoso protetor labial diariamente. O recomendado, é passar o produto, ao menos, três vezes ao dia;
  • para casos mais graves, a vaselina pura é uma boa solução.
  • evite o consumo de frutas cítricas, como limão e abacaxi.

hidratante labios - 5 dicas incríveis de cuidados durante o inverno

5. Pratique exercícios físicos

No inverno, é comum preferir ficar em casa, debaixo das cobertas e assistindo a filmes e séries. Contudo, para que a sua saúde permaneça em dia, é fundamental continuar praticando exercícios físicos e manter o corpo em movimento.

A temperatura não está colaborando e a preguiça de sair no frio falou mais alto? Vá para a academia ou faça pequenos treinos dentro de casa. Não importa como, mas inclua os exercícios à sua lista de cuidados durante o inverno.

Pular corda, dançar ou seguir exercícios fáceis e disponibilizados na internet farão toda a diferença na sua disposição diária. Se possível, siga essa rotina de atividades por, pelo menos, três dias na semana. Essas práticas ajudarão você a ter mais disposição, melhorar o humor e, de quebra, controlar o peso. Vale muito a pena!

health fitness 2013 12 09 woman running main - 5 dicas incríveis de cuidados durante o inverno

E aí, o que achou das nossas dicas especiais de cuidados durante o inverno? Alie essas sugestões com um belo look e, sem dúvida, você vai arrasar nessa estação!

Aproveite também para compartilhar o post nas suas redes sociais e dividir essas dicas de cuidados durante o inverno com os seus amigos.

banner 10 - 5 dicas incríveis de cuidados durante o inverno

Mondaine Brasil
Posts relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *