Upcycling: o que é e como usar essa tendência

Não é de hoje que a sustentabilidade está em pauta. Nos últimos tempos, cidadãos, marcas e organizações estão revendo as suas práticas a fim de reduzir ao máximo a poluição causada no meio ambiente. Inclusive, essa mudança também está superpresente na moda, sabia? E para exemplificar isso, destacamos o famosíssimo upcycling.

Para uns, “slow fashion” e, para outros “movimento maker”, o conceito se tornou uma tendência babadeira e surgiu após a necessidade da sociedade em inovar e rever os seus hábitos de consumo. Agora, várias marcas badaladas do setor já estão apostando na ideia, assim como, muitas fashionistas vêm criando as suas próprias peças consideradas ecológicas. Ou seja, podemos dizer que temos aí uma “nova moda” para acompanhar!

Nós a-do-ramos uma novidade — ainda mais, aquelas que fazem bem ao planeta. Por isso, queremos dividir TODAS essas informações com as nossas leitoras queridinhas e incentivá-las a embarcar na brincadeira. Para saber mais, continue com a gente no post e mergulhe de cabeça na trend do upcycling.

O que é esse tal de upcycling?

Por ser um conceito relativamente novo no mercado, o upcycling ainda causa algumas dúvidas entre os consumidores. Afinal, qual a definição dessa técnica? Em resumo, podemos dizer que a ideia, nada mais é, do que o processo de utilizar a criatividade para dar um novo significado a um item específico.

Normalmente, o processo é realizado em materiais sem grande utilidade, ou então, que seriam descartados com o tempo. Tudo isso acontece sem prejudicar a qualidade do produto ou interferir em sua composição. Por esse motivo, costumamos dizer que uma peça originária do upcycling possui um nível de qualidade igual ou, até mesmo, maior do que o artigo original.

Esse movimento começou por volta dos anos 1990 e, rapidamente, foi conquistando o seu espaço em terrinhas brasileiras. Aqui, apesar de ainda estar tímido, o conceito apresenta um grande potencial de crescimento — seja entre as marcas de pequeno, médio e grande porte, como também, entre cada indivíduo que deseja criar a sua própria peça sustentável.

Upcycling: o que é e como usar essa tendência

Os benefícios do upcycling na moda

Quando falamos em upcycling, há quem acredite que a ideia consiste, somente, na reciclagem. No entanto, ela vai muito além disso. Ao investir na proposta, você terá a chance de recriar uma peça de roupa, mas de um modo completamente inovador.

Por essas e outras, o conceito está sendo bastante explorado no universo fashion, uma vez que as possibilidades são diversas e os benefícios enormes.

Fora isso, podemos destacar outras razões imperdíveis para abraçar a trend e mudar de vez o seu estilo de vida. Espia só quais são as principais delas:

  • criatividade: durante a criação das peças de upcycling, é possível deixar a imaginação falar mais alto, resultando em roupas novas, únicas e belíssimas;

  • rentabilidade: obviamente, os materiais utilizados nesse processo são baratos, ainda mais, quando comparados com as matérias-primas novas;

  • sustentabilidade: o técnica é excelente para minimizar a produção de resíduos têxteis que se acumula nos aterros sanitários. O processo também dispensa a utilização abusiva de água, como costuma acontecer na confecção dos trajes completamente novos.

Upcycling: o que é e como usar essa tendência

Upcycling vs. reciclagem: qual a diferença?

Para não haver dúvidas, vamos explicar para você, fashionista, qual a diferença entre o upcycling e a reciclagem. Basicamente, já adiantamos que os dois conceitos são bem distintos.

No primeiro caso, o upcycling tem o propósito de recriar uma peça, dando continuidade ao seu ciclo de vida. Esse trabalho busca preservar as características do produto original, sem promover nenhuma intervenção química e, ao mesmo tempo, garantir um custo mais baixo de produção.

Com a reciclagem é um pouco diferente. Aqui, a técnica aproveita ao máximo os materiais e, muitas vezes, utiliza soluções químicas no decorrer de cada etapa. Detalhe este, que pode interferir na composição do produto, além de modificar completamente as suas propriedades originais.

Upcycling: o que é e como usar essa tendência

Como adotar upcycling na moda e arrasar por aí?

Um detalhe bacana, é que o upcycling não exige que os indivíduos conheçam técnicas muito específicas. Tampouco, você precisará seguir regras para abraçar a trend. Por ser um método megacriativo, basta ter disposição e, principalmente, colocar a sua criatividade para trabalhar nas fases de corte e costura.

O propósito é criar algo completamente novo. Por exemplo: duas blusas podem ser transformadas em um belo vestido. Ou então, um casaco ganha vida ao virar uma saia. As opções são infinitas!

Daqui para frente, é possível produzir não somente roupitchas, como também, calçados e acessórios. Já se não quiser “colocar a mão na massa”, vale conhecer algumas marcas que seguem esse propósito e são reconhecidas por desenvolver coleções de tirar o fôlego. Veja as nossas indicações!

Insecta Shoes

Temos aqui uma marca fantástica para quem ama sapatos. A Insecta Shoes trabalha somente com materiais veganos e práticas ecológicas. Todo o processo de fabricação é 100% nacional e se dá a partir do reaproveitamento de roupas antigas. Esse trabalho maravilhoso começou em 2014, com a fusão de outras duas marcas que também atuavam no universo do upcycling.

Comas São Paulo

A Comas São Paulo é uma marca criada pela estilista Agustina Comas. Lá, são produzidas coleções belíssimas, usando a técnica do upcycling. Para tanto, a equipe reutiliza as clássicas camisas masculinas que, após um processo minucioso de criação, se transformam em saias, vestidos e blusas para o público feminino. Inspirador demais!

A é mais uma marca brasileira conhecida por transformar peças de madeira e couro que são descartados. A partir disso, esses materiais ganham vida em bolsas e acessórios que contam com um design moderno, mas, ao mesmo tempo, atemporal.

A marca começou a decolar em 2015, quando teve a primeira apresentação na São Paulo Fashion Week, assinando uma coleção de acessórios para o desfile de Ronaldo Fraga. O mais legal? Essa parceria se mantém firme e forte até hoje!

Upcycling: o que é e como usar essa tendência

E aí, o que você achou da trend do upcycling? Acredita que está pronta para investir na ideia e abraçar o conceito da sustentabilidade daqui para frente? 

Se curtiu o post e se inspirou, aproveite para compartilhá-lo nas redes sociais e manter a sua galerinha atualizada no assunto. Com isso, elas também se sentirão motivadas a entrar na brincadeira e tornar a novidade ainda maior! ❤️

Mondaine Brasil
Related Posts

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *