Shampoo caseiro: receitas e dicas para testar já!

shamppocaseiro 1080x635 - Shampoo caseiro: receitas e dicas para testar já!

Pare e pense: sabia que é possível substituir o clássico shampoo pelo shampoo caseiro? Isso mesmo! Atualmente, a prática vem sendo cada vez mais adotada por fashionistas vaidosas, mas que também se preocupam com a saúde e em utilizar componentes menos agressivos ao meio ambiente.

Dessa maneira, as versões produzidas em casa ganharam destaque, principalmente, por apresentarem baixo custo e serem naturais — reduzindo também o número de embalagens e resíduos descartados todos. Garantimos: as vantagens de abraçar a ideia são muitas e valem a pena.

Por isso, bb, vamos dividir todas as informações a respeito do assunto neste post. Se você, assim como a gente, também deseja adotar hábitos com uma pegada eco-friendly, a hora é agora. Continue a leitura e aprenda, de uma vez, como fazer o seu próprio shampoo caseiro.

Shampoo caseiro: diferenciais

Basta irmos até uma perfumaria, drogaria ou, até mesmo, ao mercado, para notarmos uma imensa variedade de shampoos. Há opções para todos os tipos de fios e necessidades: algumas que prometem dar volume; enquanto outras são ideais para acabar com o frizz e manter os fios alinhadinhos.

Seja como for, o que pouca gente se dá conta é que, na maioria das vezes, tais versões contam com diferentes componentes químicos nocivos — tanto ao meio ambiente, quanto à nossa saúde. Entre eles, destacamos os parabenos, os petrolatos, o geraniol e por aí em diante.

shampoonatural1 - Shampoo caseiro: receitas e dicas para testar já!

A princípio, esses elementos até parecem inofensivos, mas, com o tempo, conseguem causar muitos prejuízos. Alergias, irritações e complicações no couro cabeludo estão no topo dessa lista. Assim, todo cuidado é pouco!

E, para driblar esse cenário, a onda do shampoo caseiro passou por um verdadeiro boom. Hoje, muitas pessoas já aderiram ao movimento e estão usando e abusando dos recursos naturais em prol da beleza. A seguir, a gente te conta quais são os benefícios ao apostar na ideia. Se liga!

  • Os seus fios continuarão muito bem hidratados e bonitos;
  • Será possível evitar variados problemas de saúde, desde alergias até complicações mais graves;
  • A tonalidade de suas madeixas ficará mais viva e intensa;
  • Ao tocar os fios, você perceberá uma textura bem mais macia e agradável;
  • Também é uma boa solução para combater a queda, a quebra e a caspa.
shampoonatural2 - Shampoo caseiro: receitas e dicas para testar já!

3 receitas de shampoo caseiro para testar e se apaixonar

Quer saber de mais uma ótima notícia? O shampoo caseiro é muito acessível! Ou seja, você não terá dificuldades em encontrar os ingredientes necessários para obter receitas poderosas e capazes de modificar as suas madeixas em pouquíssimas lavagens.

Obviamente, separamos algumas das melhores para que as nossas leitoras também aproveitem esse hit. Confira em primeira mão!

1. Shampoo caseiro para cabelos secos

Para as donas de fios ressecados, existe uma fórmula fantástica de shampoo caseiro disponível. Inclusive, essa versão é tão completinha que também pode ser aproveitada como condicionador caseiro. Em outras palavras, é um produto natural “2 em 1”.

Você vai precisar de:

  • 1 xícara de bicarbonato de sódio;
  • 1/4 de xícara de abacate;
  • 400 ml de água mineral ou filtrada;
  • 1 bowl vazio para armazenar a misturinha.

Modo de preparo

  1. Não tem segredo! Em uma vasilha, misture todos os ingredientes. Mexa bem, até obter uma textura lisinha e homogênea;
  2. Atenção: quanto mais abacate você adicionar, maior será a potência da hidratação do seu shampoo caseiro. Contudo, é importante não exagerar, caso contrário, os seus fios ficarão pesados e até oleosos;
  3. Assim que o preparo for finalizado, chega o momento de utilizar o cosmético. Com o cabelo ainda molhado, aplique o produtinho e vá massageando por alguns minutos. Depois, enxágue bem até remover todos os resíduos;
  4. Ao fim, lembre-se de conservar a mistura na geladeira — a sua validade é de, no máximo, duas semanas.
shampoonatural6 - Shampoo caseiro: receitas e dicas para testar já!

2. Shampoo caseiro para cabelos oleosos

As oleosas de plantão também não serão esquecidas em nosso post sobre shampoo caseiro. Para cuidar de suas madeixas, separamos uma receitinha incrível e muito certeira. Bora lá!

Você vai precisar de:

  • 1 colher (sopa) de bicarbonato de sódio;
  • 200 ml de água mineral ou filtrada;
  • 1 bowl para armazenar o produto.

Modo de preparo

  1. Em uma vasilha, coloque o bicarbonato de sódio e a água;
  2. Misture bem;
  3. Você pode armazenar essa mistura em um recipiente de vidro ou plástico, como é o caso da garrafa PET;
  4. Para usar o mix, é supersimples. A sua única missão é molhar os fios e, posteriormente, aplicar o produto. Não deixe de massagear bem o local e, com tudo pronto, enxaguar com bastante água.

3. Shampoo caseiro a seco

Excelente para garantir praticidade no dia a dia, o shampoo a seco deixará o seu look impecável em poucos minutos. Dê uma olhadinha nessa receita e experimente já!

Você vai precisar de:

  • 2 gotinhas de óleo essencial. Escolha o aroma de sua preferência;
  • 2 colheres (sopa) de amido de mandioca, amido de batata ou amido de milho;
  • 1 bowl com tampa para armazenar e misturar.

Modo de preparo

  1. Em uma vasilha, coloque todos os ingredientes e misture bem. Por se tratar de uma receita com pequena quantidade, é possível reutilizar uma embalagem de outro produto, como uma miniatura de shampoo convencional;
  2. Assim que misturar todos os componentes, aplique o cosmético no couro cabeludo. Caso queira mais facilidade, é possível utilizar um pincel de make nessa etapa;
  3. Espalhe bem e, em seguida, use um pente para alinhar as madeixas. Simples e certeiro!

Dica de amiga! Se o seu cabelo for escuro, também há a possibilidade de adicionar cacau em pó ou canela nessa misturinha.

shampoonatural4 - Shampoo caseiro: receitas e dicas para testar já!

Viu só? Não faltam opções de shampoo caseiro para incluir em sua rotina de beauté.

Daqui para frente, você já sabe: procure, aos poucos, ir substituindo os cosméticos industrializados por suas versões naturais. Em pouco tempo, será possível identificar muitas mudanças positivas e que irão interferir em sua saúde e visual.

Aliás, se curtiu o post, aproveite para compartilhá-lo em suas redes sociais. Temos certeza de que outras pessoas irão se amarrar nessas informações. Até mais! 🧴

banner blog 960x120px INFERIOR - Shampoo caseiro: receitas e dicas para testar já!
Mondaine Brasil
Related Posts

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.