Plantas dentro de casa: xô tédio e estresse na quarentena!

plantas dentro de casa capa 1000x635 - Plantas dentro de casa: xô tédio e estresse na quarentena!

A quarentena veio e, com ela, inúmeros hábitos mudaram. Um deles, foi o costume de cultivar plantas dentro de casa. Se antes, tínhamos a impressão de que as folhagens deveriam fazer parte apenas do cenário externo de nosso lar, agora, essa ideia já está caindo no ostracismo.

Por estarem mais tempo #EmCasa, vários indivíduos vêm buscando alternativas de se aproximar da natureza — seja montando um vaso charmosinho, criando uma horta ou, até mesmo, transformando um cômodo específico em uma verdadeira floresta. Tal onda ainda consegue proporcionar inúmeras vantagens para quem a pratica: mais relaxamento, um décor exclusivo e, inclusive, benefícios para a saúde. Legal, né?

Neste post, vamos falar exatamente sobre o assunto. Continue acompanhando o conteúdo e descubra, de uma vez por todas, como essas belezinhas podem fazer grandes milagres em sua rotina — seja nesse período de confinamento ou depois dele. Só vem!

Mergulhando na febre do urban jungle

Não é de hoje que o universo da decoração conhece o termo “urban jungle” que, traduzindo para o português, significa “floresta urbana”. Em resumo, esse conceito diz respeito a um estilo de decoração — mas que também tem uma pitadinha de lifestyle —, que se baseia em decorar um cômodo todinho com elementos diretamente ligados à natureza.

O foco é um só: fazer com que o lar tenha um clima mais tropical, ideal para garantir uma atmosfera confortável, aconchegante e repleta de bem-estar aos seus moradores.

Também vale destacar que essa proposta nasceu a partir do dia a dia moderno, que vem sendo seguido por muitas pessoas. Como boa parte da população passa um longo período resolvendo as suas tarefas profissionais, acaba sobrando pouco tempo para aproveitar os espaços livres, sendo os parques, as praças, as praias bons exemplos disso.

E aí, a solução é levar um pouquinho das folhagens para dentro de casa. Essa proposta ficou mais famosa graças aos millennials, que estavam cansados de TANTA tecnologia e sentiam falta de momentos mais calmos e tranquilos.

Contudo, com a necessidade do isolamento social, parece que essa ideia triplicou e, a cada dia, mais pessoas estão apostando na chamada “onda verde” e os seus diversos benefícios.

plantas dentro de casa 01 - Plantas dentro de casa: xô tédio e estresse na quarentena!

As vantagens de ter plantas dentro de casa

Yeah, baby! Existem muitos pontos positivos que podem ser aproveitados por quem decide abraçar a ideia de cultivar plantas em casa. E não estamos falando apenas da estética do ambiente, viu? Muito além disso, há diferenciais incríveis e que valem a pena serem destacados. Se liga!

  1. a natureza ficará mais pertinho;
  2. você poderá aproveitar o tempo livre para cuidar as plantas, diminuindo o estresse, o tédio e a ansiedade;
  3. é possível criar uma horta especial, com ervas e temperos frescos para a sua cozinha;
  4. a sua decoração ficará de cara nova e com um toque extra de cor;
  5. escolhendo as plantinhas certas, a manutenção será mínima.

Fora essas questões, a saúde dos moradores pode melhorar bastante. Isso porque, algumas espécies são capazes de filtrar o oxigênio, aprimorando a composição do ar e, logo, garantindo mais qualidade de vida. Só coisa boa!

plantas dentro de casa 02 - Plantas dentro de casa: xô tédio e estresse na quarentena!

Levando a ideia para a sua casa: 4 passos

Curtiu a proposta de usar plantas dentro de casa? Então, saiba que existem alguns passos básicos que podem ser seguidos para colocar o urban jungle em prática. E já garantimos: essa tarefa é bem simples e pode ser realizada por qualquer pessoa, seja você leiga ou não no universo das folhagens.

#1 Escolha um cantinho

A primeira — e mais importante — dica, é escolher um local exclusivo para posicionar as suas verdinhas. Cada espécie possui as suas necessidades e, portanto, é interessante que a área esteja preparada para atendê-las.

Dê preferência aos cantinhos próximos à janela, que é onde bate sol constantemente. Se você tiver pets ou crianças em casa, ainda é válido colocar os seus vasos em móveis altos, como os nichos ou prateleiras, para que eles não caiam ou causem acidentes.

plantas dentro de casa 03 - Plantas dentro de casa: xô tédio e estresse na quarentena!

#2 Encontre as espécies certas

Existe uma infinidade de espécies de plantas por aí. O segredo, é escolher aquelas que melhor têm a ver com o seu objetivo. A ideia é montar uma hortinha? Ou então, você prefere utilizar as plantas apenas para embelezar o espaço?

Após definir essas informações, ficará fácil partir para a escolha. Para quem deseja apostar no décor, por exemplo, há a possibilidade de investir nas delicadas orquídeas, nas samambaias e nas suculentas. Já se o espaço for amplo, considere a chamada “árvore-da-felicidade”, que é ótima para garantir “good vibes” e se dá muito bem com a luz difusa.

plantas dentro de casa 04 - Plantas dentro de casa: xô tédio e estresse na quarentena!

#3 Crie os seus próprios vasos

No universo de decoração, há infinitos modelos de vasos de plantas — cada qual, indicado para um estilo diferente de ambiente. Agora, se o orçamento está apertado, uma boa saída é montar o seu próprio vasinho, utilizando alguns materiais já disponíveis no lar.

As garrafas pet são ótimas pedidas. Mas também há a opção de usar garrafas de vidro, bowls de cerâmica, canecas metálicas coloridas e qualquer outro elemento que consiga acomodar bem a sua mudinha.

plantas dentro de casa 05 - Plantas dentro de casa: xô tédio e estresse na quarentena!

 

#4 Invista em suportes

Essa é uma dica importantíssima para quem vive em um apartamento pequeno e não possui espaço suficiente para acomodar as suas plantinhas — os suportes. Em uma rápida pesquisa pela web, você encontrará diversas alternativas de estruturas para pendurar os seus vasos, sem precisar ocupar espaço no chão ou na superfície dos móveis.

O mais comum, é encontrar esses modelos fabricados a partir da madeira, como se fossem uma espécie de grade. Contudo, há ainda as versões em metal e aquelas produzidas em linha de crochê. Ao escolher, vale analisar os elementos do restante da decoração, para que o visual permaneça sempre equilibrado e charmoso.

Outro truque para cômodos compactos, é montar uma composição de vasos, formada por três estruturas mais estreitas e suspensas no teto. Seguindo essa dica, a sua sala, dormitório, cozinha ou office poderá aproveitar as vantagens das plantas dentro de casa, mas sem comprometer a funcionalidade dos moradores.

plantas dentro de casa 06 - Plantas dentro de casa: xô tédio e estresse na quarentena!

E aí, ficou claro como as plantas dentro de casa podem proporcionar muitos diferenciais para o seu dia a dia durante essa quarentena? Estamos torcendo para que essas dicas tenham sido úteis e ajudem você a encarar o isolamento social com mais leveza.

Para continuar conferindo outros posts exclusivos, aproveite para seguir a Mondaine no Instagram e não perder nenhuma novidade. A gente te vê lá! ☘️

Mondaine Brasil
Posts relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *