O retorno das sapatilhas: como usar o modelo no dia a dia?

Cringe? Que nada! As sapatilhas estão de volta com força total para o street style! Esquecidos durante um longo período no mundo da moda feminina, finalmente, esses sapatos tão charmosos e sofisticados tiveram o seu revival.

Agora, as fashionistas românticas de plantão já podem voltar a usá-los sem medo — seja no ambiente de trabalho ou fora dele. E, inclusive, existem vários benefícios ao aderir — novamente! — ao modelito, como mais praticidade, conforto e, claro, estilo “para dar e vender”.

Sabendo disso, que tal conferir mais sobre esse retorno triunfal e, quem sabe, montar combinações impecáveis com uma bela sapatilha?

Pensando no assunto, separamos algumas dicas exclusivas que, sem dúvida, tornarão a sua rotina mais original e com delicadeza de sobra. Continue acompanhando o post e veja como aproveitar ao máximo o poder de uma boa sapatilha. 1, 2, 3 valendo!

As principais características da sapatilha

Quem vê as sapatilhas por aí não imagina, mas esse sapatinho tão versátil e elegante é mais antigo do que parece. Para se ter uma ideia, o primeiro par de sapatilhas foi encomendado há mais de 65 anos, por ninguém mais, ninguém menos, do que Brigitte Bardot.

Na época, a atriz francesa pediu para Madame Rose Repetto — famosa por produzir calçados típicos do ballet — que desenvolvesse um modelo confortável, pronto para ser usado no dia a dia. Sem pensar duas vezes, a designer e fundadora da marca Repetto, criou uma versão incrível, batizada de Cendrillon que, traduzindo para o português, quer dizer Cinderella.

Não demorou muito e, rapidamente, a opção se tornou um tremendo sucesso, sendo vista nos pés de muitas celebridades ao longo dos anos, como Audrey Hepburn, que utilizou o calçado para estrelar no longa-metragem “Cinderela em Paris”.

De lá para cá, as sapatilhas viraram um verdadeiro hit e se tornaram um item indispensável no closet das mulheres mais estilosas.

Entretanto, para ser realmente considerada uma sapatilha, o sapato em questão precisa apresentar alguns detalhes básicos. Entre eles:

  • Possuir estrutura flexível;
  • Apresentar o solado mais fino;
  • Contar com um aspecto macio;
  • Favorecer o conforto.

 

Razões para usar e abusar de uma sapatilha

Entender o sucesso das sapatilhas ao longo dos anos é fácil. Até porque, esse modelito oferece diversas vantagens para o público feminino. Detalhe que favorece os seus sucessivos revivals na história da moda.

Dentre todas as vantagens promovidas pelo calçado, destacamos o conforto. Sem dúvida, a sapatilha é uma ótima pedida para quem deseja fugir do salto alto, mas, ao mesmo tempo, ficar com o look sempre elegante e alinhado.

No dia a dia, a versão é ótima para caminhar e realizar atividades típicas da nossa rotina, como também é excelente para os ambientes corporativos.

Outro diferencial da sapatilha está na sua versatilidade. Considerada um verdadeiro curinga entre as fashionistas, a versão consegue transitar facilmente em variadas ocasiões e estações do ano. Em contraponto, a alternativa conversa bem com inúmeros estilos de vestir — seja você uma pessoa clássica, romântica, urbana ou criativa.

Pensou que era só isso? Errou feio, gatinha! Ainda existem outros benefícios incríveis que somente uma bela sapatilha pode oferecer. Espia só quais são eles:

  • Sapatilhas podem ser encontradas em variados formatos, como as com o bico fino ou arredondado;
  • Existem opções em diferentes cores e materiais, podendo te acompanhar em eventos formais ou casuais;
  • Sapatilhas estão sempre alinhadas à moda, sendo um calçado atemporal e sofisticado;
  • Dependendo do modelo escolhido, você ainda conseguirá afinar ou alongar a silhueta;
  • Sapatilhas ficam ótimas em outfits de Primavera/Verão ou de Outono/Inverno;
  • Há modelos superacessíveis por aí, facilitando o seu uso ao longo da semana.

 

Dicas para incluir a sapatilha em seus visuais

Bom, até aqui já sabemos bastante sobre a história e os diferenciais da clássica sapatilha. Desta vez, porém, chegou o momento de aprender, em poucos passos, como aderir a essa trend e fazer com que os seus looks brilhem em todos os seus compromissos.

E aqui vai um spoiler: levar esse tipo de calçado para o outfit é bem fácil e você só precisa ter um pouquinho de equilíbrio. Anote os nossos segredinhos e inspire-se!

Sapatilha em looks cor de rosa

Na temporada Verão 2022/2023, os looks pautados por tons cor de rosa estão com tudo — ainda mais, após o surgimento da tendência Barbiecore.

Diante disso, se você deseja unir duas febres em um só visual, esta é uma ótima oportunidade. Para não ter erro, a recomendação é elaborar uma produção monocromática, ou seja, to-di-nha pink.

Atualmente, você ainda pode encontrar diferentes variações desse calçado no mercado, como aquelas clarinhas, as bem marcantes e, inclusive, algumas em tonalidades metálicas. Use a imaginação!

Sapatilha com meia-calça

Engana-se quem imagina que as sapatilhas devem ser usadas somente em looks de Primavera/Verão. Nada disso, bb! Se você possui um modelo de calçado como esse em seu closet, saiba que pode utilizá-lo facilmente em outras estações.

Nesse caso, o truque é incluir uma meia-calça no outfit, como aquelas com fio 80. Dependendo de seu gosto, existe a possibilidade de coordenar a sapatilha com vestidos mais longos, arrematando a composição com um casaco alongado e chiquérrimo. Quem manda é você!

Sapatilha em visual europeu

Podemos dizer que as sapatilhas estão entre os calçados favoritos das fashionistas europeias. Então, se você curte o jeito delas se vestirem, uma boa solução é incluir o calçado em visuais que carreguem essa estética.

Para não ter erro, considere usá-lo com calças do tipo skinny, ao lado de tricôs, trench coats e por aí vai. Se quiser um efeito mais moderninho, tudo bem! Nesse caso, basta adicionar no outfit alguns elementos metalizados, como os relógios ou trajes estampados. Simples e certeiro!

Viu só, bb? Após a leitura, temos certeza de que você já sabe como se jogar sem medo na febre das sapatilhas. Agora, não deixe de revisitar o seu closet e montar as combinações mais fashionistas para os seus momentos especiais. Temos certeza que o resultado será surpreendente!

Já se curtiu o post e quer continuar conferindo outras dicas babadeiras como essas, aproveite o momento para seguir as páginas da Mondaine no Facebook, Instagram e YouTube. Vamos A-DO-RAR te encontrar por lá!

Mondaine Brasil
Related Posts

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *