5 tipos de jeans: descubra qual o modelo perfeito para você!

Não tem pra ninguém! A calça jeans é, definitivamente, uma peça obrigatória em nosso guarda-roupa. E razões para isso não faltam: além de ser um clássico na moda, o modelo é super versátil e, atualmente, podemos escolher entre os inúmeros tipos de jeans no mercado.

Calça boyfriend, skinny, flare e pantacourt — as alternativas são diversas! Porém, por conta da variedade, muitas meninas acreditam que encontrar o modelo perfeito é quase impossível. Isso porque, durante a escolha, é necessário prestar atenção em inúmeros detalhes, como a numeração, a lavagem, a modelagem, dentre outros.

Mas se você sempre fica perdida na hora de escolher a calça jeans ideal, pode relaxar! Para acabar com o problema e te ajudar nessa tarefa, criamos esse guia da calça jeans. Ao longo da leitura, contaremos um pouquinho sobre a história da peça e daremos dicas para você encontrar os tipos de jeans ideais para o seu corpo. Bora conferir?

Uma breve história do jeans

Escolher um, entre os inúmeros tipos de jeans disponíveis nas lojas é, muitas vezes, uma missão pra lá de trabalhosa. Mas antes de descobrir o que a moda tem para te oferecer, que tal mergulhar um pouco na história desse tecido tão presente em nosso dia a dia?

Talvez você não saiba, mas o jeans teve origem na França, mais precisamente, na cidade de Nimes. Lá, o tecido, composto por fios de algodão, foi produzido, pela primeira vez, em 1972. Com o passar do tempo, o material se popularizou e, aos poucos, ficou conhecido como “tecido de Nimes”, expressão esta, que foi abreviada para o famoso “Denim”.

As suas características eram marcantes: um tecido super grosso e que oferecia o máximo de durabilidade para quem o vestisse. Não à toa, foi utilizado, primeiramente, na confecção de roupas para os trabalhadores do campo e marinheiros italianos.

Anos depois, o material finalmente chegou em terrinhas americanas. Foi quando, em 1853, o jovem alemão Levi Strauss — o criador da Levi’s — utilizou o tecido e passou a confeccionar calças exclusivas para os mineiros da Califórnia. As primeiras versões da calça jeans eram compostas por um código: o 501 que, tempos mais tarde, se tornou o modelo mais clássico e conhecido da Levi’s.

De mansinho, essas calças foram se atualizando, ganhando botões de metal, bolsos traseiros, etiquetas e novas tonalidades — até chegar na versão que conhecemos hoje. A sua versatilidade é tanta, que o jeans se tornou indispensável no closet, tanto das meninas, quanto dos rapazes.

Atemporal, o item vai bem com tudo: das produções formais do office look às mais modernas e descoladex. Ou seja, todo mundo, em algum momento da vida, certamente vestirá essa belezinha. E existem tipos de jeans para todos os gostos e bolsos!

Conheça 5 tipos de jeans e escolha o seu preferido

Desde a sua criação, a calça jeans passou por uma série de modificações. Hoje, com uma volta no shopping já encontramos infinitas versões da peça. As rasgadinhas, com diferentes lavagens, as mais largas e, até mesmo, algumas com aplicações. Agora, se você ainda não achou aquele jeans sonhos, dê uma olhada nas nossas dicas a seguir. Vai ficar mais fácil encontrar o seu.

1. Jeans skinny

A modelagem skinny é a queridinha absoluta entre as fashionistas brasileiras. De todas as versões da calça, essa é a mais justa e ideal para quem quer valorizar as curvas. Dos tipos de jeans, esse é um dos mais populares.

Contudo, antes de abraçar a ideia, é preciso ter alguns cuidados. Se você é baixinha, saiba que os modelos com bainha são indispensáveis para evitar o acúmulo de tecido na altura dos tornozelos e criar a impressão de silhueta alongada.

Dica fashion: ao investir nessa versão, prefira utilizar peças mais volumosas na parte de cima. Esse é o caso das blusas ciganinha, camisas com babados, croppeds de tricô ou as tradicionais tomara-que-caia.

tipos de jeans

2. Calça jeans reta

Temos aqui um modelo exclusivo para afinar a silhueta: a calça jeans reta. Sempre presente na moda, essa opção tem sido bastante utilizada nas últimas temporadas. Ela é ótima para deixar a produção mais arrumadinha e, ao mesmo tempo, bem moderna e despojada.

Além de ser extremamente confortável, as modelagens retas são práticas e versáteis, combinando bem com uma infinidade de blusas. T-shirts, blusinhas de tricô, regatinhas de cetim e por aí vai.

Um truque de styling legal para aplicar aqui é dobrar a barra, deixando o tornozelo um pouco à mostra. Esse detalhe fará com que a sua canela pareça mais fina e, consequentemente, a silhueta ficará mais longilínea. Para completar o combo de estilo, capriche na escolha dos sapatos. As ankle boots e os oxfords conversam muito bem com essa proposta. Se joga!

tipos de jeans

3. Jeans flare

Diretamente dos anos 1970, a calça flare conquistou o street style e o coração das blogueirinhas. Há quem pense que o modelo é difícil de usar, mas pode confiar: a flare combina bem com várias produções e é extremamente versátil. Um dos tipos de jeans mais estilosos.

Podemos dizer que essa versão traz um shape de cintura alta e a boca larga, direcionando todos os olhares para a barra e tirando o foco do quadril. Inclusive, por conta da sua modelagem mais longa, a calça flare consegue alongar a silhueta, garantindo assim, uns centímetros a mais para as baixinhas.

Para arrasar no visual, prefira os modelos bem longos, que são ótimos para usar com sandália ou bota de salto alto. Fica lindo, elegante e perfeito para o office look!

tipos de jeans

4. Jeans boyfriend

A calça boyfriend é o hit do momento! Hiper original, esse modelo é mais larguinho e, como o nome já mostra, parece ter sido roubado do armário do crush. E esse é de longe um dos tipos de jeans mais confortáveis.

Basta dar uma olhadinha nos clicks de celebs, como Gigi Hadid, que você verá como a peça é estilosa. Com ela, é possível ter o máximo de conforto, praticidade e a chance de montar combinações inusitadas.

Recentemente, a modelagem também passou por algumas modificações, ganhando detalhes rasgados e que são ótimos para mostrar um pouquinho das pernas. As mais ousadas adoraram esse update e, vez ou outra, complementam a produção com uma meia-calça arrastão por baixo da peça.

Usar a calça boyfriend é fácil — você só precisa de uma pitadinha de criatividade. O modelito cai bem em qualquer tipo de corpo e combina com cropped, suéter, moletom, t-shirt, tênis e, até mesmo, com salto alto. Um escândalo!

tipos de jeans

5. Jeans pantacourt

O jeans pantacourt é mais uma tendência #bapho para essa temporada. Com um design larguinho e super despojado, o modelo é, nada mais, do que uma pantalona, só que com as barras mais curtas.

No verão, a peça fica p-e-r-f-e-i-t-a com croppeds, babados, t-shirt, body, ou blusinhas brilhosas. Por conta do seu shape solto, essa é uma opção certeira para os dias de calor intenso, já que o tecido não ficará muito grudado na pele.

E olha só que legal: no inverno, o modelito também pode ser aproveitado. Basta incluí-lo em combinações com ankle boots chiquérrimas, blusas de gola alta ou blazer, que é indispensável para o office.

Um aviso: por ser mais volumosa, a pantacourt jeans é perfeita para quem tem pouco quadril e deseja valorizar a silhueta dessa região. Complete a produção com um salto alto poderoso, sandália flat ou um tênis confortável para o dia a dia.

tipos de jeans

Lavagens para todos os estilos

Pensou que os tipos de jeans se limitavam aos formatos das peças? Não mesmo! Além dos seus diferentes shapes, essas calças contam com variadas opções de lavagens. Vamos descobrir mais sobre elas?

  • Denim: o tradicional “blue jeans”, sem nenhum tipo de lavagem especial, rasgos ou aplicações.
  • Délavé: são as calças jeans que passam por um tratamento de clareamento. Esse processo ajuda a deixá-las mais claras e macias.
  • Destroyed: o jeans sofre um processo de envelhecimento, fazendo com que a peça ganhe partes mais claras, desgastadas e alguns rasgos.
  • Resinado: nesta técnica, a calça jeans recebe uma aplicação de resina em sua superfície. Isso faz com que a peça fique mais resistente e com um aspecto que lembra o couro.

Anota aí: antes de investir em um modelo, prefira sempre aquele que melhor se encaixa no formato do seu corpo. A dica é optar pelas peças que não apertam a cintura, não fiquem largas demais, não deixem as “gordurinhas” para fora e, muito menos, comprimam o bumbum.

E aí, fashion girl, gostou de conhecer os principais tipos de jeans? Conta pra gente: qual dessas opções é a sua cara? Para garantir um visual incrível, aproveite a leitura e dê uma espiadinha na loja virtual Mondaine. Você encontrará bolsas, relógios e óculos de sol que, com certeza, deixarão o visual ainda mais completo!

Mondaine Brasil
Related Posts

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *