Guia das proporções: como criar o efeito que você quer no look?

Além de fazer com que o look fique mais estiloso e atualizado, a moda serve para equilibrar as proporções do nosso corpo. Quem nunca se olhou no espelho e teve a leve sensação de que o visual estava em desarmonia? Ou então, que uma determinada peça de roupa, por mais linda que fosse, parecesse não conversar com o restante da produção?

 

Muitas vezes, isso acontece por uma única razão: as suas proporções estão desequilibradas. E nós não estamos falando de que você está acima do peso ou baixinha demais, viu? Pelo contrário: a ideia é aceitar — e amar — o seu próprio corpo, mas, com a ajuda de determinados elementos, conseguir valorizar o que você tem de melhor.

Na teoria, esse conceito parece realmente incrível. Mas diz aí: você sabe como aplicá-lo no dia a dia? Pois bem, hoje vamos desvendar todos esses mistérios e ensiná-la como andar por aí com o outfit alinhado, seja usando saias longas, estampas especiais ou o que mais estiver à disposição. Para saber tu-do, não desgrude da tela e anote as nossas dicas exclusivas!

Para os mais variados efeitos, conheça o poder de uma boa saia

A saia é uma das peças mais antigas do nosso closet. De acordo com os registros históricos, há indícios de que o traje tem sido usado pela humanidade desde o período pré-histórico — ainda no tempo do “homem das cavernas”. Por conta de toda a sua praticidade, o modelo continuou presente em nosso vestuário e, no século XII, virou uma verdadeira febre entre o público feminino.

Depois, na década de 1960, chegou a vez da estilista Mary Quant criar a nossa queridinha minissaia. Não deu outra: desde então, usamos e abusamos do modelo. E não só ela: há ainda, uma infinidade de versões disponíveis no mercado, como a saia midi, a reta e por aí em diante. Mas afinal, quais são os efeitos causados no look por cada uma dessas opções? A gente dá a letra:

Saia reta

Toda mulher, em algum momento da vida, já teve uma saia reta. O modelo é aquele bem básico, incapaz de interferir em nossa silhueta ou modificar as proporções do corpo. Por essa razão, ele vai bem com todo tipo físico, já que não aumenta e, tampouco, diminui o visual.

Saia lápis

Está a fim de valorizar as suas curvas e garantir um ar mais sexy? Então, não deixe de adicionar uma bela saia lápis no look. Com a cintura alta e recorte bem justo, o modelo é perfeito para realçar o quadril e te deixar com um ar pra lá de poderoso.

Minissaia

Agora, o nosso modelo preferido: a minissaia. Como o próprio nome já revela, o seu comprimento é menor (mini). Isso faz com que a peça seja conhecida por deixar as pernas à mostra e causar a sensação de silhueta alongada. As baixinhas a-do-ram!

Saia midi

Nas últimas temporadas, a saia midi conquistou o coração das fashionistas — que usam o modelo com sapatilha, coturno, tênis e muitos outros calçados. O diferencial, é que a peça consegue, instantaneamente, adicionar um visual elegante e clássico para qualquer produção.

A modelagem midi também é conhecida por achatar a silhueta, portanto, se você não deseja criar esse efeito, considere usá-la com um sapato de salto alto.

Guia das proporções

As estampas e cores podem ser as suas aliadas

Você sabia que algumas estampas são capazes de criar certos efeitos em nossos looks? É isso aí! Como exemplo, vamos citar as famosas listras — um print clássico e que pode ser encontrado nas mais variadas roupas, desde vestidos, até calças e casacos.

Independentemente da cor da padronagem, tenha em mente que ela deixará o seu visual super marcante e repleto de personalidade. E de acordo com o posicionamento das listras, é possível criar diferentes resultados de ótica. Quer ver só?

  • Listras na vertical: transmitem a impressão de continuidade. Por isso, são usadas por quem deseja alongar a silhueta;

  • Listras na horizontal: funcionam de maneira contrária, aumentando a silhueta e deixando o visual mais “largo”.

  • Leia também: 5 formatos de corpo e como valorizar cada um deles.

Guia das proporções

E as cores?

O uso correto das cores também é um recurso milagroso para mudar a percepção do visual. Uma das estratégias mais utilizadas pelas fashionistas, é a do look monocromático (ou ton sur ton) — que consiste em criar uma produção inteirinha em uma só cor, podendo variar as tonalidades.

Acontece que, quando utilizamos tons próximos, conseguimos fazer com que a produção fique menos impactante e, consequentemente, criamos o efeito de uma silhueta mais longa e afinada. Esse resultado pode ser ainda mais intenso, caso você monte uma composição pautada por tons escuros, sendo o preto, o cinza, o vinho e o azul-marinho as principais. Show!

Guia das proporções

Coletes e jaquetas? Peças valiosas do closet feminino!

Há décadas, os casacos, jaquetas e coletes conquistaram um lugar reservado no guarda-roupa feminino. Basta uma simples pesquisa nas lojas, que você perceberá a infinidade de modelos disponíveis, sempre variando entre aqueles com modelagem maxi ou os mais curtinhos, conhecidos como mini ou cropped.

O que pouca gente sabe, é que cada uma dessas opções consegue criar um efeito diferente em nosso visual. Não imaginava que isso era possível? Abaixo, explicamos tudinho:

Modelos maxi

As jaquetas ou casacos maxi, ou seja, peças mais compridinhas, são usadas por quem deseja tirar a atenção de alguma parte superior do corpo — pode ser o quadril, a cintura, os seios ou qualquer outro detalhe próximo ao tronco.

Já se você está em busca de um resultado mais volumoso, considere apostar nas versões de casacos e jaquetas com shape maxi + oversized, que garantem uma aparência bem “arredondada”.

Modelos cropped

Esquecidas durante um longo período na moda, as jaquetas e coletes com recorte cropped estão, de mansinho, voltando para o street style. E antes que essas peças virem febre novamente, é bacana já saber o tipo de efeito que elas causam em um look.

Tais modelitos são ótimos para marcar a cintura e fazer com que essa região pareça mais fina. Em paralelo, eles também ajudam a causar a impressão de que o quadril parece mais largo do que realmente é. Esta é, sem dúvida, uma boa pedida para destacar as curvas do corpo e garantir uma aparência mais sensual. Uh-la-lá!

Guia das proporções

Com um pouquinho de conhecimento, é possível criar os mais diferentes efeitos em um look. Escolha as peças de acordo com o seu desejo e arrase em qualquer ocasião!

Curtiu as nossas dicas e quer continuar acompanhando outros materiais incríveis para o seu dia a dia? Não perca tempo e siga já a Mondaine no Facebook, Instagram e YouTube. Estamos te esperando por lá! 

Mondaine Brasil
Related Posts

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *