Estampa xadrez: a tendência que está com tudo no inverno

estampa xadrez

A estampa xadrez foi o grande destaque da Semana de Moda de Paris e Milão. E depois do sucesso, a padronagem clássica chegou em terras tupiniquins, prometendo bombar na temporada de outono/inverno 2018.

A novidade da vez é que o xadrez ressurgiu no universo fashion com diferentes estilos e padrões geométricos, como o famoso Tartan e o delicadíssimo Vichy, que fez muito sucesso no último verão e continua em alta nessa temporada.

E aí, vamos descobrir como mergulhar nessa tendência e arrasar nos looks para os dias mais frios? Acompanhe o post de hoje e confira as nossas dicas e inspirações para acertar em cheio na padronagem mais queridinha das fashionistas!

estampa xadrez

Estampa xadrez Tartan

Se você vive acompanhando as tendências do mundo fashion, provavelmente já ouviu falar da estampa Tartan. Muito presente nos filmes escoceses, esse padrão geométrico xadrez é constantemente aplicado em tecidos leves, de lã e com fundo azul ou vermelho.

Antigamente, a população da Escócia utilizava a estampa na criação das suas saias midis e godês. Com o passar dos anos, mais precisamente nas décadas de 1970 e 1980, os punks adotaram o Tartan, que passou a compor as produções junto a coturnos de couro, jeans destroyed e correntes metálicas.

Já nesta temporada, o print ganhou um novo significado e, inclusive, muitas marcas do fast fashion começaram a confeccionar roupas com esse estilo de xadrez.

Dentre as peças mais utilizadas nesse estilo, podemos destacar as camisas, vestidos e cachecóis. Para acertar em cheio na produção, procure combinar os itens estampados com roupas e acessórios neutros, como calças jeans, bolsas, relógios e casacos lisos. Um visual repleto de atitude!

>>Saiba também como usar o modelo de bolsa ideal para cada ocasião

estampa xadrez

Estampa xadrez Príncipe de Gales

Essa padronagem é um dos grandes clássicos da moda e, felizmente, voltou com tudo na temporada outono/inverno 2018. Assim como o Tartan, esse tipo de xadrez também possui origem escocesa, tendo sido criado no século XIX, pela Condessa de Seafield. Porém, a padronagem se popularizou graças ao filho mais velho do Rei Britânico, Edward VII, também conhecido como Príncipe de Gales.

Confeccionada em lã, malha de algodão e lona, a padronagem apresenta traços irregulares e, geralmente, possui o fundo acinzentado.

O xadrez, que já ganhou destaque inúmeras vezes nas passarelas e nas araras de grandes marcas ao redor do mundo, voltou a fazer sucesso em 2016, com o lançamento de uma coleção da grife espanhola Balenciaga.

No entanto, foi somente em 2018 que o padrão geométrico explodiu no street style. Hoje em dia, é possível encontrar blazers, itens de alfaiataria e casacos longos que carregam a estampa.

Saiba como usar

Tá a fim de criar um look super cool e confortável? Homens e mulheres podem apostar em um blazer xadrez Príncipe de Gales, com calça preta e um par de tênis. Agora, para as meninas que não abrem mão do salto alto, é possível usar uma calça de alfaiataria com esse print. Arremate o look com um scarpin ou ankle boots. Uau!

estampa xadrez

Estampa xadrez Vichy

O xadrez Vichy ficou mundialmente conhecido após ser usado pela grande estrela do cinema Brigitte Bardot na década de 1950. Delicado e super feminino, o quadriculado voltou no verão passado, trazendo mais charme para vestidos, saias e acessórios. Mas não pense que a febre do Vichy acabou! Para os dias de frio, muitas fashionistas já estão apostando em combinações elegantérrimas com essa estampa.

Isso mesmo! Desta vez, a padronagem pode ser encontrada em peças de alfaiataria e cortes esportivos. Ou seja, opção é o que não falta: camisas, blusas de manga longa e casacos oversized são algumas das peças que seguem o estilo.

Na hora de escolher o seu modelo, invista nas opções de cores neutras, como o preto e o azul-marinho. São alternativas chics, elegantes e perfeitas para homens e mulheres!

estampa xadrez

Estampa xadrez Pied de Poule

Se tem uma estampa xadrez que é a cara do inverno, é o Pied de Poule. Clássico, esse padrão geométrico é o caminho certo para quem deseja criar um look com um ar vintage e sofisticado. Pelo nome, talvez você não se lembre, mas com certeza já viu a estampa pelas ruas: é um xadrez diferenciado, com as pontas alongadas e constantemente usado em tecidos grossos, como os de casacos.

O nome, de origem francesam significa “pé de galinha”, justamente por lembrar os pés de uma galinha. Por outro lado, a padronagem, originária da Escócia, ficou conhecida graças à ilustre Coco Chanel, que utilizou o padrão para a criação de um belíssimo tailleur. Hoje em dia, o grafismo já pode ser notado em saias, casacos, vestidos de inverno, acessórios e itens de decoração.

Curtiu a ideia e quer usá-la na sua produção? Para um look cheio de personalidade, combine a estampa e invista em um mix de peças coloridas. Por exemplo: um casaco Pied de Poule pode ser usado com uma saia vermelha, bolsa amarela e sapatos cinza. Super cool!

Os rapazes, por sua vez, podem aproveitar o print nas peças mais sofisticadas, como blazers, gravatas e calças de alfaiataria.

>>>Descubra como levar mais cor para os seus looks

estampa xadrez

Estampa xadrez Buffalo Check

Há ainda, a estampa xadrez Buffalo Check, muito similar ao Vichy, mas com o fundo vermelho e quadrados maiores. Essa padronagem sempre surge nas peças de inverno, principalmente, naquelas produzidas em flanela, como é o caso de camisas, saias e calças.

Essa é uma estampa muito conhecida por fazer parte do vestuário grunge — um estilo que surgiu entre as décadas de 1980 e 1990. Para muitos, um grande ícone e referência grunge foi o rockstar americano Kurt Cobain.

Podemos dizer que a camisa que segue essa padronagem é a mais popular e fácil de combinar. Ela pode ser usada com calças jeans, saias, leggings, botas de couro e tênis.

Para os rapazes que desejam um look com toque rocker, basta amarrar a camisa na cintura, como um elemento para finalizar a combinação. Já as garotas podem usar a camisa fechada, como um destaque da produção; ou aberta, com um cropped ou camiseta por baixo.

estampa xadrez

Por último, o xadrez pode aparecer nos acessórios. Bolsas, pulseiras de relógios, lenços e armações de óculos são itens que recebem bem os padrões geométricos. Um charme a mais para o seu visual!

Gostou de conhecer a fundo sobre a estampa xadrez? Aproveite essa leitura cheia de inspirações, crie um visual incrível com esse print e marque a gente com a hashtag #MeuLookMondaine. Vamos adorar!

Mondaine Brasil
Related Posts

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *