5 dicas essenciais para comprar em sites do exterior

5 dicas essenciais para comprar em sites do exterior - Compras em sites exteriores

Graças à internet, conseguimos adquirir o que queremos “em apenas um clique”. Roupas, sapatos, acessórios e itens de beleza são apenas alguns exemplos do que podemos comprar on-line. E, para você que já está habituada a fazer as suas compritchas em e-commerces no Brasil, sabia que é super fácil comprar em sites do exterior?

Ao importar produtos de lojas estrangeiras, conseguimos aproveitar muitos benefícios. Ofertas especiais — mesmo com a alta do dólar —, itens diferentões e até peças que ainda estão indisponíveis ou são inacessíveis por aqui. Para facilitar o processo, vários e-commerces criam opções diferenciadas de pagamento — que pode ser feito com cartão de crédito e, em algumas situações, até com o boleto bancário.

No entanto, fashionista, assim como acontece com os sites nacionais, os internacionais exigem um cuidado extra durante a escolha dos produtos. Até porque, ninguém deseja esperar muito tempo para receber uma mercadoria e, no fim, se arrepender. Assim, como uma forma de te dar uma mãozinha nessa tarefa, estamos aqui para dividir dicas exclusivas e pra lá de valiosas. Anote tudo!

 

1. Compre de sites de confiança e com boa reputação

Antes de mais nada, é preciso saber de onde você está importando. O primeiro passo é fazer uma pesquisa rápida, a fim de conhecer melhor a reputação do e-commerce e garantir que você não está entrando em uma cilada.

Uma maneira simples de realizar essa tarefa é conferir o feedback de outros clientes, verificando se as compras chegam no prazo, se os itens são de boa qualidade, entre outros pontos importantes.

Para tanto, considere entrar em grupos focados nesse assunto e que funcionam nas próprias redes sociais, como o Facebook.

De todo modo, existem algumas lojas já famosas no universo on-line e, caso você não as conheça, vale a pena dar aquela espiadinha. Bora lá!

Aliexpress

Famoso globalmente, esse marketplace chinês vende uma ampla variedade de itens. Lá, tem de tudo um pouco: roupas, acessórios, maquiagens, cosméticos, eletrônicos e até elementos para decorar o lar.

O grande segredo do portal está em seus preços. Por se tratar de uma plataforma com grande concorrência entre os lojistas, é comum que muitas ofertas sejam disponibilizadas aos usuários.

A parte boa? O pagamento pode ser feito com cartão de crédito ou boleto.

eBay

Ao lado do Aliexpress, está o eBay — um dos grandes sites de e-commerce do mundo. Criado em 1995, o portal opera em mais de 30 países e funciona em duas modalidades diferentes.

Na primeira, o comprador paga um preço fixo para adquirir determinado produto. Já na segunda, acontece um leilão em que o usuário que oferecer o maior lance leva a mercadoria.

Quem define o formato da venda é o próprio vendedor e, em alguns casos, o mesmo item pode ser ofertado dos dois modos. Vale conferir!

Gearbest

Há ainda o Gearbest — site indicado para os “marinheiros de primeira viagem” no quesito “compras internacionais”. Intuitiva e bem fácil de utilizar, a plataforma se destaca pela venda de produtos eletrônicos.

Lá, você encontrará inúmeros fones de ouvido, tablets, smartphones e até computadores de modelos diferentes e que ainda não foram lançados por aqui.

Bônus

No caso dos marketplaces, além de checar a reputação da loja, é necessário analisar se o vendedor é de confiança. Para isso, confira as suas avaliações e as fotos dos produtos recebidos por outros compradores.

5 dicas essenciais para comprar em sites do exterior - Compras on-line

Compras on-line

2. Sempre confira as questões de segurança

Infelizmente, não é raro encontrar pessoas mal-intencionadas na web. Por isso, antes de avançar com a sua compra é necessário conferir se o site em questão cumpre as principais normas de segurança exigidas.

Nesse caso, observe se a página apresenta o HTTPS. Outro detalhe, é analisar se o portal conta com o símbolo de cadeado ativo. Ambos devem ser checados diretamente na barra de endereço.

De modo geral, esses detalhes servem para mostrar ao usuário que o processo de compra está protegido e que os seus dados não serão roubados e, tampouco, compartilhados por aí. Não se esqueça, hein?

5 dicas essenciais para comprar em sites do exterior - Sempre confira as questões de segurança

Sempre confira as questões de segurança

3. Observe os preços ao comprar em sites do exterior

O preço é um dos grandes atrativos ao comprar em sites do exterior. Às vezes, os valores dos produtos são mais baratos do que os de sites nacionais, o que atrai — e muito — o consumidor.

Mas, nada de empolgação. A recomendação é sempre desconfiar de valores baixos demais. Geralmente, esses itens são suspeitos, ou então, o vendedor pode estar ofertando algo falso. Por essas e outras, a pesquisa é a “alma do negócio”.

Antes de fechar o pedido, faça uma busca e compare os valores praticados no mercado. Tal cuidado vai evitar que você se decepcione ou que, até mesmo, seja notificado pela Receita Federal — que considera crime o comércio de falsificados.

5 dicas essenciais para comprar em sites do exterior - Observe os preços ao comprar em sites do exterior

Observe os preços ao comprar em sites do exterior

4. Considere os impostos

Sim, eles existem — e, em tese, são cobrados em boa parte das compras feitas no exterior. Em geral, assim que um item chega ao país é preciso pagar uma taxa de 60% sobre o valor final impresso na nota fiscal.

De todo modo, a Receita Federal do Brasil costuma “deixar passar” muitas mercadorias, especialmente, porque a cobrança é realizada por amostragem.

Porém, para toda regra existe uma exceção. Nesse caso, a compra de jornais, livros e o recebimento de presentinhos correm o risco de sofrer com os impostos — com uma taxa de até 50 dólares!

5 dicas essenciais para comprar em sites do exterior - Considere os impostos 

Considere os impostos 

5. De olho na entrega

Por fim, o prazo de entrega não deve ser ignorado. Como estamos falando de uma compra internacional, o seu pedido pode demorar um pouco mais para chegar — principalmente, quando se compara aos métodos de entrega dos e-commerces brasileiros.

Existem, por exemplo, vários fatores que contribuem para esse prazo. Um deles é o país de origem da compra. Itens que oferecem “frete grátis” também tendem a demorar mais, uma vez que o envio “a jato” é sinônimo de frete caro.

Ao chegar ao Brasil, porém, não descarte a hipótese de seu produto ficar parado na alfândega, aumentando consideravelmente o tempo de entrega da mercadoria.

5 dicas essenciais para comprar em sites do exterior - De olho na entrega 

De olho na entrega 

Como vimos, comprar em sites do exterior é possível e fácil. Você só precisa ficar de olho nas boas práticas para garantir uma importação segura e de qualidade! 

E aí, curtiu essas dicas? Não perca tempo e compartilhe o post com as amigas nas redes sociais. Elas vão AMAR esses segredinhos! ❣️

Mondaine Brasil
Related Posts

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *