Hoje o post é especial para as fashionistas que a-do-ram se jogar em composições originais. Yeah, baby: estamos falando sobre a tendência do color block. Ideal para transbordar originalidade, a proposta é pautada pelo uso de cores vibrantes e intensas.
Contudo, todos os visuais devem ser elaborados com muito cuidado e estratégia, para evitar que o resultado fique over, sobrecarregando o olhar. E, acredite se quiser, mas o color block voltou com força total em pleno 2024. Já imaginou?
Nas últimas temporadas, várias fashion girls estão abraçando o hit e, claro, você pode ser uma delas. Para se inspirar, veja as dicas que preparamos especialmente sobre o tema e comece a arrasar no look desde já.
Um pouco de história: a origem do color block
O color block, ou color blocking, como também é chamado, consiste em um recurso superestiloso, originário da década de 1960. De modo geral, a ideia é montar combinações coloridas, formadas por tonalidades vibrantes e chamativas.
Tudo começou graças aos trabalhos do pintor holandês Piet Mondrian, famoso por misturar cores sólidas em uma mesma obra de arte, criando assim, os chamados “blocos de cores”.
O tempo passou e, somente em 1980, é que o color block se popularizou. Depois, a febre voltou a ficar em evidência em 2012, prorizando os looks de verão. Acontece que, diferentemente do que muitos acreditam, o color block não está esquecido no fundo do nosso closet, mas sim, retornou com força total para a moda em 2024.
Na prática, a proposta tem como foco a criação de mixes de cores complementares e/ou contrastantes. Ou seja, nesse conceito você deverá esquecer o uso excessivo das estampas, priorizando as peças sólidas, extremamente coloridas, que carreguem um toque cool e despojado.
Celebs que investiram na ideia
Não é difícil encontrar famosas que estão se jogando sem medo na onda do color block. Até porque, esse recurso é pra lá de estiloso, conseguindo adicionar uma dose automática de originalidade em nosso visual. Nomes como Victoria Beckham, Manu Gavassi, Meghan Markle, Bruna Marquezine e Camila Queiroz estão nessa lista. Agora só falta você!
Boas razões para investir no color block
Ainda em dúvida se vale a pena — ou não — recorrer ao uso do color block no dia a dia? Te garantimos: existem vááários benefícios que podem ser aproveitados ao começar a utilizar essa trend.
Primeiramente, é preciso dizer que o hit é uma ótima maneira de expressar a sua criatividade. Até porque, ao elaborar um look com essas diretrizes, você conseguirá alcançar visuais alegres, originais e prontos para fugir do óbvio.
Mas, não termina por aí. O color block conta com alguns pontos positivos que merecem ser destacados. A seguir, te mostramos quais são os principais deles. Espia só:
- Versatilidade: o color block pode ser elaborado a partir de diferentes cores, criando uma variedade de outfits para você arrasar no dia a dia;
- Em todas as ocasiões: apesar de não parecer, o truque pode, sim, ser bem aproveitado nos mais variados ambientes, seja no escritório ou fora dele. O segredo? É saber utilizar os tons a seu favor, adaptando a produção de acordo com a ocasião;
- Autoconfiança: quando utilizamos um outfit impactante, imediatamente conseguimos elevar a nossa confiança. Dessa forma, a combinação nos ajuda a ter mais bem-estar e liberdade de criar, nos deixando prontas para vencer todo e qualquer desafio.
Dicas para usar color block em diferentes momentos
Em um primeiro momento, pode até parecer que usar color block é uma tarefa difícil. Entretanto, não é bem assim. Com um pouquinho de conhecimento e muita imaginação, você conseguirá montar visuais fantásticos, com as suas tonalidades queridinhas. Bora aprender como?
Círculo cromático
Para não ter erro, o ideal é entender o círculo cromático e saber como utilizar corretamente as cores presentes nesta ferramenta. Dessa maneira, será mais fácil compreender quais tons combinam melhor e podem te ajudar criar visuais certeiros.
No Pinterest ou no próprio Google você encontrará imagens completas desse círculo. Assim, basta consultá-las e, sempre que possível, investir em peças pautadas por tonalidades opostas, as chamadas contrastantes. Por exemplo: roxo e amarelo, rosa e verde, azul e laranja.
Outra possibilidade é experimentar as combinações de cores análogas. Ou seja, as que estão posicionadas lado a lado no círculo cromático, tais quais o vermelho e o laranja, o roxo e o rosa, o verde e o azul e assim por diante.
Sapatos
Quer saber de um segredo supereficiente para arrasar no color block? É caprichar na escolha dos sapatos coloridos. Ideal para quem ainda é iniciante no assunto, esse truque ajuda a valorizar o look, o deixando mais personalizado e diferentão.
Se quiser fazer bonito, vale experimentar os modelitos em neon, lilás, laranja e pink. Estes últimos, por exemplo, estão bombando no street style e fazem parte da estética barbiecore. Um luxo só!
Equilíbrio
Imaginava que o color block deveria ser criado somente com o uso de cores marcantes? Que nada, gatinha! Democrático, o recurso pode, sim, contar com tons neutros e discretinhos — ainda mais, se você desejar levar a ideia para os ambientes formais.
Dito isto, experimente utilizar uma tonalidade neutra como base e, a partir daí, incluir elementos coloridos no outfit. Entre as opções que cumprem muito bem essa função destacamos o preto, o branco, o off-white, o gelo, o cinza e o marrom. Faça o teste!
E aí, bb: gostou de descobrir tu-do sobre o color block e como aproveitá-lo ao máximo daqui em diante? Se “sim”, aproveite para compartilhar este post nas redes sociais e ajudar as suas amigas a se atualizarem sobre a trend. Com certeza, elas vão se amarrar nesses truques de styling. A gente se vê na próxima!