Vestido para madrinha: com acertar na escolha?

O mês de maio está logo aí. E, com ele, daremos início à temporada de casamentos do ano. Como sabemos, este tipo de celebração é um verdadeiro marco na vida dos pombinhos apaixonados, mas também um acontecimento e tanto para os convidados — principalmente aqueles que assumem papéis importantes.

Assim, que tal descobrir como arrasar na escolha de um vestido para madrinha? Caso você tenha sido encarregada dessa função, pense que será preciso arrasar no look de moda festa, sempre observando a paleta de cores, o modelo do traje e outros detalhes que farão toda a diferença no sucesso da sua produção.

E para te dar uma forcinha nessa missão, viemos até aqui com algumas dicas babadeiras, prontas para tornar essa tarefa mais simples e eficiente. Preparada? Então, acompanhe nosso conteúdo exclusivo e anote TU-DO. Bora lá!

O papel da noiva na escolha do vestido para madrinha

Nos últimos anos, o Brasil vem sofrendo uma forte influência dos Estados Unidos no universo dos casamentos. Um bom exemplo disso diz respeito ao vestido para madrinha. Em território norte-americano, por exemplo, é normal que a própria noiva determine qual o modelo e a tonalidade do traje que as suas convidadas especiais deverão utilizar durante a cerimônia.

Portanto, caso esta seja a proposta do casório em questão, vale dar uma atenção especial aos pedidos dos pombinhos. Em alguns casos, ainda há a possibilidade da própria anfitriã indicar boas lojas ou costureiras onde será possível encontrar a vestimenta ideal.

Contudo, e caso este não seja o foco do casamento, tudo bem. Nessas situações, a diversidade deve falar mais alto e as convidadas terão a liberdade de escolher o modelo e a cor que melhor conversar com o seu perfil.

Até porque, vamos combinar: enquanto algumas pessoas ficam perfeitamente bem com um tipo de peça; outras podem sentir que o modelo não favoreceu os seus pontos fortes. De todo modo, é sempre importante observar alguns fatores essenciais, que te guiarão na hora de escolher um look estiloso, mas que também harmonize perfeitamente com a ocasião.

Vestido para madrinha: com acertar na escolha?

“Posso ser madrinha e usar um vestido branco?”

Ainda hoje, existe uma pauta bastante polêmica quando falamos sobre o vestido para madrinha: a cor branca. Afinal, será que essas convidadas especiais podem apostar em modelos pautados por essa tonalidade que, tradicionalmente, é de uso exclusivo da noiva?

Bem, nesse caso o ideal é analisar as determinações prévias dos noivos. Caso exista no convite de casamento a sugestão para que as madrinhas invistam em trajes pautados pela tonalidade, logo, você estará autorizada a utilizá-la.

Por outro lado, e quando isso não ocorre, é importante ter em mente que o branco deve ser esquecido, assim como algumas variações da cor que podem fazer com que o visual da noiva seja ofuscado. Nessa lista, podemos incluir o off-white, o gelo, o cinza claro, o amarelo bebê e por aí em diante.

Aqui, é interessante usar o bom senso. Lembre-se: o casório é o dia mais importante da vida da noivinha. Sendo assim, invista na empatia e procure não causar nenhum tipo de desconforto ou constrangimento em uma data tão especial. Todo cuidado é pouco!

Vestido para madrinha: com acertar na escolha?

Considerando o horário e o local do evento

Um fator determinante na hora de eleger um vestido para madrinha é analisar o local e o horário do casamento. Essas informações são imprescindíveis para que você consiga acertar em cheio na escolha do traje, garantindo que o mesmo esteja perfeitamente adequado à ocasião.

Quer ver só? Imagine que a cerimônia acontecerá no campo ou em uma belíssima praia. Nessas condições, o ideal é ficar de olho no comprimento do modelo, uma vez que o terreno do local pode ser instável e, dessa forma, dificultar a locomoção. Para impedir que o vestido atrapalhe os seus movimentos, prefira as versões não tão longas, como acontece com os modelitos midi.

Em contrapartida, as cerimônias que acontecem no período da manhã ou à tarde são aquelas que exigem um dress code mais sofisticado, composto por vestimentas confeccionadas a partir de tecidos levinhos — e o crepe segue no topo dessa lista.

Agora, se o evento acontecer à noite, vale a pena apostar em looks mais requintados, com brilhos e uma dose extra de glamour. Os decotes, por sua vez, também estão liberados, desde que surjam em versões adequadas e não tão chamativas. Combinadíssimo?

Vestido para madrinha: com acertar na escolha?

Um vestido para madrinha que valorize o corpo

Obviamente, as madrinhas também precisam recorrer aos modelos de vestido capazes de valorizar as suas curvas. Para tanto, o primeiro passo é investir no autoconhecimento, reconhecendo o seu tipo de corpo e, a partir disso, fazer as melhores escolhas para uma produção impecável.

E, como falamos, é sempre bom ressaltar: nem todas as mulheres ficarão bem com o mesmo modelito de vestido. Logo, é interessante recorrer aos trajes que valorizem as suas qualidades; ao mesmo tempo em que disfarçam tudo aquilo que está te incomodando. Somente assim será possível garantir um visual perfeito, capaz de transmitir segurança, conforto e, claro, autoestima de sobra.

Para ilustrar, podemos destacar os truques de styling indicados para cada formato de corpo, com base no biotipo feminino. Nessa etapa, você pode tirar as suas medidas, considerando a circunferência dos seus ombros, quadris e cintura. A partir daí, será possível ter uma noção melhor das suas características, investindo nas vestimentas ideais para você. Veja só:

  • Corpo ampulheta: possui quadris e ombros com as mesmas medidas e uma cintura bem marcada. Para essas pessoas, o ideal é recorrer aos vestidos que valorizem o colo, evitando os trajes justinhos demais;
  • Corpo retângulo: apresenta ombros, quadris e cintura com a mesma medida. Nessas condições, as vestimentas com decotes quadrados são as mais recomendadas;
  • Corpo oval: tem as pernas, costas e braços mais volumosos. A cintura, por sua vez, é mais arredondada. Nessas condições, o truque é investir em vestidos transpassados e com decotes em formato de U ou V;
  • Corpo triângulo: é aquele que surge com os ombros mais estreitos do que os quadris. Tais opções devem investir em peças estampadas, com decotes em canoa ou V. Evitar as versões de “frente única” também é uma boa saída.
Vestido para madrinha: com acertar na escolha?

E aí, gostou de conferir as nossas dicas exclusivas sobre como arrasar na escolha de um vestido para madrinha? Esperamos que sim!

Agora, aproveite o momento e compartilhe este post com as suas amigas que também participarão de um casório em 2024. Sem dúvida, elas vão adorar conferir tantas inspirações e informações bacanas. A gente se vê na próxima, gatinha!

Mondaine Brasil
Related Posts

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *