Chakras desequilibrados: o que são e como alinhá-los?

Chakras desequilibrados: o que são e como alinhá-los? - Mulher meditando

É cientificamente provado que o ser humano é formado por energia. Em nosso corpo, temos vários pontos energéticos que servem para comandar boa parte de nosso desempenho físico e mental. Assim, quando essas áreas estão devidamente alinhadas, conseguimos ter mais disposição, autonomia, força e bem-estar para enfrentar todos os nossos desafios. E quando esses centros de energia estão em desarmonia? Normalmente, esse cenário é conhecido como “chakras desequilibrados” e merecem a nossa total atenção.

De acordo com especialistas em meditação e ioga, o desalinhamento dos chakras é responsável por causar incômodos diversos e, em alguns casos, até problemas severos de saúde. Para contornar esse cenário, é preciso investir em técnicas especiais que ajudem a reverter o quadro, devolvendo toda a energia e o desejo de viver ao indivíduo.

Hoje, queremos propor a leitura de um post mais reflexivo, em que você consiga abrir a mente e apostar em alternativas que possam melhorar o seu dia a dia. Por isso, trouxemos todas as informações a respeito dos chakras desequilibrados, além de dicas especiais para conseguir resolver o problema. Bora com a gente, lindeza?

 

Tudo sobre os chakras: o que são e onde estão

Para saber mais sobre o assunto, precisamos viajar até a Índia. Nessa cultura milenar, os indianos têm como costume seguir certas tradições. Entre elas, estão a ayurveda e a ioga — ambas derivadas da tradição tântrica.

E o que elas têm em comum? Os chakras. De origem sânscrita, essa palavrinha significa “roda” e diz respeito aos círculos de energia presentes em nosso corpo. Basicamente, esses pontos são responsáveis por absorver a chamada “energia vital”, também conhecida como “prana” e distribuí-la pelo organismo, mente e também espírito. Posteriormente, toda essa força será liberada para o campo exterior.

Consequentemente, esses elos influenciam o circuito de nossas emoções cotidianas, além do comportamento, comunicação e até aprendizado. Vale lembrar que, quando os chakras estão equilibrados, a energia absorvida transita livremente em todas as áreas. Já quando eles estão fechados, ela fica “presa”, sem conseguir fluir.

chakrasdesequilibrados1 - Chakras desequilibrados: o que são e como alinhá-los?

Tudo sobre os chakras: o que são e onde estão

 

É nesse momento que diversos problemas tendem a aparecer — sejam eles de cunho físico, mental ou emocional. Por essas e outras, fashionista, todo cuidado é pouco! O ideal é sempre ficar de olho e garantir que tais pontos estejam funcionando adequadamente.

No corpo, eles também estão devidamente organizados, seguindo uma espécie de hierarquia, que aborda desde as nossas necessidades primárias, até a evolução espiritual.

 

Você também pode gostar de ler:

 

Benefícios de acabar com os chakras desequilibrados

Como você pode imaginar, existem vários benefícios que podem ser aproveitados ao acabar de vez com os chakras desequilibrados. Quais são eles? Te contamos já!

  • maior sensação de calma e bem-estar;

  • a sua vida, como um todo, ficará mais equilibrada;

  • a criatividade ficará mais intensa;

  • será possível fortalecer o sistema nervoso;

  • a tensão corporal diminuirá significativamente;

  • você terá mais vitalidade para enfrentar seus desafios;

  • maior foco e concentração ao longo do dia.

chakrasdesequilibrados2 - Chakras desequilibrados: o que são e como alinhá-los?

Benefícios de acabar com os chakras desequilibrados

Desvendando os 7 chakras e como equilibrá-los

Ao todo, existem 7 chakras em nosso corpo. Eles emitem diversas vibrações e são responsáveis por atuar em pontos variados. O ideal é conhecer cada um deles e os modos de alinhá-los corretamente. Espia só!

1º: chakra de base

Também conhecido como “raiz”, esse chakra está localizado na espinha dorsal e é o grande responsável por energizar todo o organismo. Ele também ajuda a controlar nosso sistema urinário, além de funções importantes como o sono e o apetite.

Para mantê-lo alinhado, é necessário realizar mudanças de atitude, especialmente, no modo de pensar e agir. Entre as principais práticas para essa finalidade, destacamos:

  • acordar e dormir mais cedo;

  • beber bastante água;

  • mastigar os alimentos devagar e por mais vezes.

chakrasdesequilibrados3 - Chakras desequilibrados: o que são e como alinhá-los?

chakra de base 

2º: chakra do baço

O chakra do baço, ou esplênico, está ligado à nossa vida sexual. Uma vez debilitado, ele pode resultar em problemas endócrinos e de sexualidade.

Diante disso, se você deseja curtir mais os momentos de prazer e fugir de vícios ou sofrimento, é importante saber como deixá-lo com a energia em dia. As recomendações para esse caso são:

  • fugir dos vícios, como o consumo de álcool e cigarro;

  • ler livros que te dão prazer;

  • trabalhar seus dons artísticos;

  • investir em uma alimentação balanceada.

3º: chakra do plexo solar

Localizado no umbigo, o chakra do plexo solar diz respeito às nossas emoções. Uma vez enfraquecido, ele pode gerar uma grande sensação de carência, vulnerabilidade e até levar nosso corpo a desenvolver doenças crônicas.

Para equilibrá-lo, não tem segredo, viu? Daqui para frente, é interessante abraçar práticas de equilíbrio e que sejam úteis em nosso dia a dia, como:

  • reservar períodos para descansar e fazer atividades prazerosas;

  • limitar o tempo de trabalho;

  • evitar ficar nas redes sociais por muito tempo.

chakrasdesequilibrados4 - Chakras desequilibrados: o que são e como alinhá-los?

plexo solar

4º: chakra do coração

Como o nome já diz, este chakra está situado na região do coração, correspondendo ao nosso amor e consciência. Ao alinhá-lo, é possível se desprender do ego e ter mais disposição para se dedicar ao próximo. Ele também ajuda a proteger o organismo contra doenças cardíacas.

Um truque para alinhar esse chakra é fugir de conflitos e focar nas ações “good vibes”. Veja alguns exemplos:

    • elogie as pessoas a sua volta;

    • realize atividades físicas com quem você gosta;

    • dê presentes, bilhetinhos ou cartas especiais;

    • realize demonstrações de carinho;

    • procure manter os seus relacionamentos em plena harmonia.

5º: chakra da garganta

Ligado ao sistema respiratório e à tireoide, o quinto chakra deve ser trabalhado por quem deseja se expressar melhor, principalmente, com a voz.

Assim que conseguir fortalecê-lo, você terá maior capacidade de discernimento e até uma melhora de suas funções físicas e psíquicas. Como isso pode ser feito? Anote:

  • não faça fofocas;

  • evite elogiar as pessoas apenas por interesse;

  • tente não falar palavrões ou usar termos negativos;

  • procure se comunicar melhor;

  • mande mensagens para quem você gosta.

chakrasdesequilibrados5 - Chakras desequilibrados: o que são e como alinhá-los?

Crakra da garganta

6º: chakra do terceiro olho

Este ponto está conectado à nossa percepção e intuição. Quando bem trabalhado, ele ajuda a deixar a pessoa com grande sensibilidade, conseguindo identificar os melhores caminhos a seguir.

Esse chakra ainda auxilia em nossa compreensão e no modo de encararmos os desafios da vida. Obviamente, existem práticas que podem ser realizadas para deixá-lo equilibrado:

  • procure não pensar demais em problemas;

  • tente não imaginar cenários negativos;

  • aprimore o seu lado espiritual;

  • reflita mais sobre as suas atitudes;

  • faça de tudo para ser uma pessoa melhor.

7º: chakra da coroa

Por último, temos o chakra do padrão energético global. Na cultura indiana, esse ponto de energia é representado pela cor roxa, em um desenho de flor de lótus. É por meio dele que conseguimos absorver a luz divina e evoluir espiritualmente.

Para fortalecê-lo, considere seguir alguns hábitos:

  • medite ou faça orações todos os dias;

  • veja sempre o lado positivo das coisas, até mesmo nas situações mais difíceis;

  • faça serviços comunitários e ajude o próximo.

chakrasdesequilibrados7 - Chakras desequilibrados: o que são e como alinhá-los?

chakra da coroa 

E aí, o que achou de conhecer mais sobre os chakras desequilibrados e os métodos para reverter essa situação? Acredita que, a partir de agora, será possível colocar esses ensinamentos em prática para aproveitar seus benefícios? Estamos na torcida, bb! 

Caso você queira acompanhar outras dicas especiais como essas, não perca tempo: siga agora mesmo os nossos perfis no Facebook e Instagram. Lá, compartilhamos conteúdos exclusivos sobre moda, beleza e bem-estar. ⭐

Mondaine Brasil
Posts relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *