Brechós e bazares: 4 dicas para comprar melhor e mais barato

brecho bazar como comprar mais melhor dicas - Brechós e bazares: 4 dicas para comprar melhor e mais barato

Se liga, fashionista! Hoje, viemos aqui falar sobre um assunto muito importante na moda: o consumo consciente. Apesar de estarmos em pleno século XXI, há ainda quem não se questione sobre os seus costumes. São indivíduos que adquirem peças novas constantemente, sem se perguntar para onde está indo o lixo gerado dia após dia. Mas, a boa, é que existem formas fáceis de modificar o jeito que você compra as suas roupas, como começar a frequentar brechós e bazares.

 

Esqueça a ideia de que esses ambientes são repletos de peças empoeiradas, lá do tempo das nossas avós, e que não apresentam serventia alguma. Muito diferente disso, tais lojas são recheadas de roupas interessantíssimas e que, inclusive, estão super em alta no street style. E o melhor? Tudo isso por um precinho muy camarada, sem que você corra o risco de estourar o seu orçamento no fim do mês.

A verdade, é que para fazer uma compra satisfatória nesses espaços, é legal seguir algumas dicas de ouro — caso contrário, você corre o risco de investir em itens que não serão tão úteis assim. E justamente pensando no assunto, trouxemos um apanhado de dicas para quem deseja fazer bonito nos brechós e bazares. Se você é uma dessas pessoas, não perca tempo e confira a leitura!

1. Faça um checklist antes de sair de casa

Antes de sair desbravando o mundo dos brechós, o primeiro passo é analisar com cautela o seu guarda-roupa. Dê uma geral em todos os departamentos do armário e confira tudo o que, de fato, está faltando.

O inverno chegou e você ainda não tem um casaco de frio bacana? Ou então, está faltando uma t-shirt estilosa para completar um look casual? Ótimo! Inclua todos esses itens em uma listinha para que nada fique de fora da sua compra.

Além de tornar o seu closet mais funcional, esse cuidado é excelente para facilitar o seu garimpo nos brechós e bazares. Uma vez sabendo o que deve ser comprado, conseguimos evitar compras desnecessárias e, inclusive, ficamos mais focadas na hora de procurar as peças entre as araras.

Caso tenha dificuldades para arrematar roupas que tenham a ver com o seu estilo, vale a pena seguir uma dica de ouro: tire fotos de algumas roupitchas do armário e guarde as imagens no seu celular. Durante as compras, dê uma olhadinha nas fotografias para garantir que as suas novas aquisições combinarão bem com o que você já tem. Não tem erro!

Brechós e bazares

2. Estabeleça um preço para gastar nos brechós e bazares

Uma das grandes vantagens de comprar em brechós e bazares, é a oportunidade de adquirir roupas incríveis e por um preço mais acessível do que encontramos nas lojas convencionais. Ou seja, além de consumir de maneira consciente e colaborar para a preservação do meio ambiente, também é possível economizar uma boa quantia. O nosso bolso agradece!

No entanto, não é porque tais roupas são baratinhas, que está liberado comprometer o orçamento, viu? Para fazer uma compra de sucesso e não se arrepender, uma dica preciosa é estimular um valor máximo para gastar — e que dependerá das suas necessidades, bem como, do quanto você tem disponível.

Fora isso, uma boa maneira de poupar uns “trocados”, é praticar a boa e velha pechincha. Na hora de fechar negócio, tente conversar com as vendedoras e confira as possibilidades de conseguir um preço legal na compra. Em algumas situações, as lojas dão descontos para pagamento à vista, ou também, diminuem o valor da compra em caso de troca. Por exemplo: você tem alguma blusa — em bom estado — e que não usa mais? Considere levá-la para o brechó ou bazar e trocar por outra peça do seu interesse.

Brechós e bazares

3. Invista em peças versáteis e atemporais

Quer saber qual é o grande segredo para comprar em brechós e bazares? Investir em itens atemporais! Muitas vezes, saímos em busca de roupas para complementar um look específico, como aquele que montamos para uma reunião importante ou uma festa que está se aproximando — e, no fim das contas, nunca mais voltamos a usar tal traje novamente.

Por isso, a recomendação é adquirir peças clássicas, versáteis e que podem ser utilizadas nas mais variadas produções. E já adiantamos: o que não faltam são opções de roupitchas que se encaixam nessa categoria. Olha só:

  • blazer: vai bem com tudo. Pode ser integrado aos looks do office, da balada ou de eventos casuais;

  • camisa branca: um clássico obrigatório do closet feminino;

  • jaqueta jeans ou de couro: duas peças que ficam lindíssimas em um visual, independentemente da estação;

  • saia midi: apesar de ser tendência no street style, esse modelo tem sido usado pelo público feminino há muitos anos, seja em combinações sofisticadas ou descoladex.

Brechós e bazares

4. Aposte em peças com pegada vintage

Sim, sim, sim! Ao mergulhar no universo dos brechós e bazares, você poderá adquirir peças raríssimas e que, dificilmente, serão encontradas em lojas convencionais. Boa parte delas, são roupas que passaram de geração em geração e carregam várias histórias, sendo um prato cheio para quem gosta de montar produções estilosas e que transbordam personalidade.

Tais trajes são 100% vintages e confeccionados há, pelo menos, 20 anos! Isso quer dizer que, diferente das roupas com pegada retrô, que apresentam um visual antigo, mas são novas; estas, de fato, são legítimas de épocas passadas.

E garimpar essas relíquias é bem fácil. O truque de mestre, é ficar de olho nas estampas e procurar pelas padronagens com pegada antiga e bem trabalhada, sendo os prints em poá, quadriculados, xadrez e floral os mais usados pelas fashionistas. Um show de estilo!

Brechós e bazares

Em um primeiro momento, você pode até estranhar essa nova experiência de compra. Mas, acredite: com o tempo, comprar em brechós e bazares se tornará uma prática viciante (e hiper econômica). Vale muito a pena!

Diz aí, fashion girl: curtiu as nossas dicas exclusivas sobre como encontrar roupas incríveis e, de quebra, colaborar para a preservação da natureza? Se “sim”, aproveite o momento e compartilhe o post nas suas redes sociais. As suas amigas vão se amarrar!

Mondaine Brasil
Posts relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *