Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Rosa é uma cor elegante? Descubra aqui!

Seja nos cinemas, no street style ou nas próprias passarelas: o rosa é a tonalidade queridinha do momento. Desde o filme “Barbie”, lançado ano passado no Brasil, o tom passou a marcar presença no visual das fashionistas, independentemente do estilo de suas combinações.

Entretanto, quando falamos a respeito do assunto, existem pessoas que questionam: “afinal, o rosa é uma cor elegante?”. Historicamente conhecida por representar a feminilidade e a delicadeza das mulheres, essa alternativa é a pedida ideal para nos acompanhar no dia a dia. Porém, a verdade é que, para obter uma produção sofisticada você precisará seguir alguns truques de styling — como os que trouxemos para este post exclusivo.

Abaixo, te mostramos dicas especiais, que guiarão os seus outfits daqui em diante e te auxiliarão a conquistar composições belíssimas, altamente sofisticadas. Prepare-se e anote tu-do!

Qual a história da cor rosa na moda?

Você já parou para pensar “como surgiu a cor rosa”? Se “não”, este é um ótimo momento para mergulhar de cabeça na história. Acredite se quiser, mas os primeiros registros da tonalidade são de 800 a.C., principalmente em relatos na literatura.

De todo modo, o tom foi ganhar o seu devido destaque na história da arte, mais precisamente associado ao mundo religioso. Para ilustrar, nas obras produzidas pelos italianos Duccio e Cimabue, no século XIII, é possível encontrar imagens do Menino Jesus vestido de um traje cor-de-rosa — um pigmento que, na época, era relacionado ao corpo de Cristo.

A partir disso, consequentemente a opção também passou a ser vista em outras criações, não se limitando às artes plásticas. A austríaca Maria Antonieta, por exemplo, referência em moda no século XVIII, adorava ostentar produções pautadas pelo rosa, uma vez que a alternativa era vista como uma das principais cores capazes de retratar a nobreza do período.

Qual a história da cor rosa na moda?

Os significados da cor rosa

O rosa consiste em uma mistura entre o vermelho e o branco, resultando em uma tonalidade mais pura e sutil. Não por menos, o tom vem, há muitos anos, sendo associado ao universo feminino, reforçando o romantismo e a delicadeza. Já no campo místico, o rosa está relacionado ao amor, ao afeto sincero e ao perdão.

Ainda assim, e dependendo da intensidade do tom, é válido ter em mente que existem vários tipos de rosa por aí. As versões mais claras, obviamente, carregam uma proposta mais lúdica; as mais escuras, em paralelo, estão constantemente ligadas ao nosso lado sensual, repleto de poder.

Tendência cor de rosa

Como você deve ter acompanhado, a cor rosa dominou o street style nas últimas temporadas. Tal movimento foi influenciado, principalmente, pela febre da estética Barbiecore, inspirada na boneca mais famosa do mundo.

Contudo, não foi só isso. Nas principais Semanas de Moda de 2023, como é o caso da Paris Fashion Week, inúmeras grifes de luxo, com foco na Valentino, escolheram a cor para bombar as suas coleções. Em muitos desses desfiles, as nuances em pink ganharam força, sendo vistas ao lado de peças em preto, branco, vermelho e tons pastel.

Qual a história da cor rosa na moda?

Rosa é uma cor elegante? Dicas para montar um look impecável

Infelizmente, algumas pessoas acreditam ser impossível montar um outfit elegante com a cor rosa. Nada disso! Com algumas dicas — e um pouco de autoconhecimento — você conseguirá elaborar combinações perfeitas, superfemininas e prontas para esbanjar a sua personalidade com muito charme. Espia só os nossos truques de styling!

Invista na alfaiataria cor de rosa

Naturalmente, a cor rosa já é responsável por esbanjar delicadeza e uma vibe romântica. No entanto, você pode quebrar um pouco essa atmosfera “100% menininha”, recorrendo aos trajes que reforçam o seu lado “girl power”.

O segredo? É optar pelas peças de alfaiataria, pautadas pela tonalidade. Blazers bem cortados, saias, calças com modelagem ampla e coletes são ótimas sugestões para ousar.

Nessas horas, a saída é fugir dos elementos “fofos demais”, tais quais os babados, as mangas bufantes, as aplicações em pérolas e as rendas. Em vez disso, vá pelo caminho mais formal, especialmente ao elaborar um office look de sucesso.

Rosa é uma cor elegante? Dicas para montar um look impecável

Escolha bem o tom de rosa

Acima, mencionamos que algumas intensidades de rosa podem transmitir significados distintos. Diante disso, a recomendação é eleger bem o tom que você pretende incluir em seu look, ainda mais, se o foco é garantir elegância e sofisticação.

Para um resultado como este, a melhor saída é abraçar os tons pastel, que seguem a proposta de tendência candy colors. Ou seja, são tonalidades rosadas mais clarinhas, sutis, que ficam perfeitas ao serem integradas em visuais delicados.

Quer apostar em um tom mais vibrante? Tudo bem! Nesse caso, lembre-se de coordenar a peça com outros trajes igualmente sofisticados, como uma calça pantalona neutra, um scarpin e por aí em diante.

Pense na make e no penteado

Não se engane: a produção de um look não termina na escolha das roupas. Pelo contrário! Para quem acredita que o rosa é uma cor elegante e deseja colocar essa ideia em prática, o ideal é saber como finalizar o seu visual de maneira assertiva.

Independentemente de você estar usando trajes de tons vibrantes ou não, é sempre bom optar por tons mais neutros, principalmente em relação ao batom e às sombras. Dessa maneira, as cores do seu outfit não competirão com a make e, no fim, será possível obter um resultado bem equilibrado.

O mesmo vale para o penteado, viu? Opções de coque mais baixo, tranças fininhas e ondas suaves são excelentes para complementar a sua composição.

Arrase nos acessórios

Existem vários elementos curingas que podem nos ajudar a potencializar o nosso look rosa com elegância. Os relógios, é claro, seguem no topo do ranking. Práticos e funcionais, esses artigos são ideais para quem busca estilo, exatamente como os modelos com acabamento rosé gold — uma tonalidade refinada, capaz de substituir tranquilamente os itens dourados.

Em uma produção, esses acessórios conversam muito bem com pulseiras, braceletes, anéis e correntes com outros banhos. Ainda há a possibilidade de coordená-los com oufits monocromáticos e neutros, como uma maneira de adicionar um ponto de cor sofisticado em seu visual. Experimente!

Rosa é uma cor elegante? Dicas para montar um look impecável

E então, fashion girl: com essas dicas e inspirações, você conseguiu descobrir se o rosa é uma cor elegante? Esperamos que sim!

Agora, aproveite o momento para seguir as nossas páginas no Instagram e Facebook. Lá, compartilhamos todas as novidades a respeito do universo da moda e da beleza. Até mais!

Leave a comment

0.0/5

Mondaine © 2024. All rights reserved.