Sabe aquela corzinha que você sente que combina muito com você? Muitas pessoas têm essa relação com diversas cores, e esse sentimento tem tudo a ver com o assunto que valor falar neste blog: a técnica de coloração pessoal.
A análise de coloração pessoal é uma técnica que permite que cada pessoa encontre a sua cartela de cores, ou seja; através dessa análise, você poderá descobrir quais são as cores que mais harmonizam com você.
Para explicar um pouco sobre esse conceito, a Sofia, YouTuber do Ouse Todo Dia, trouxe um conteúdo bem explicadinho para você entender o que é coloração pessoal e alguns dos seus principais conceitos.
O que é coloração pessoal?
A coloração pessoal é uma técnica de análise que define 12 grupos diferentes de coloração, tendo como referência as cores características das quatro estações do ano: primavera, verão, outono e inverno.
A teoria mais conhecida sobre a origem dessa técnica no mundo é a de que o Pintor suíço, Johannes Itten, observou que seus alunos usavam, nas pinturas, cores que remetiam as suas próprias cartelas de coloração pessoal.
A partir dessa observação, o pintor começou a desenvolver estudos sobre colorimetria, mas a técnica só chegou ao mundo da moda através da Estilista Suzanne Caygill, que aplicou os conceitos de Johannes e criou as paletas de cores do método sazonal, ou seja, por estações do ano.
A ideia da identificação de cartela pessoal não é dizer quais cores você pode ou não usar. De maneira geral, podemos usar todas as cores que quisermos, pois a cartela irá apresentar apenas quais são os tons que mais harmonizam com você.
Então, não é que você não vai mais poder usar a cor azul, por exemplo, pois a sua cartela de coloração pessoal irá avaliar quais os tons de azul mais valorizam a sua beleza. Legal, né?
Usando as cores certas da sua cartela de coloração pessoal, você poderá disfarçar pequenas imperfeições como olheiras e manchinhas apenas por estar utilizando a cor certa para o seu tom.
Quando você utiliza em sua imagem pessoal cores que harmonizam com a sua beleza natural, a aparência se torna mais iluminada, saudável, rejuvenescida. Em contrapartida, quando as cores são usadas sem ter em vista essa harmonia, podemos aparentar
cansaço, envelhecimento e nos tornarmos apagadas.
Os 12 resultados possíveis de uma cartela de coloração pessoal
Lembra que falamos das estações do ano? Então, tendo como base cada uma delas, a sua cartela de coloração pessoal poderá apresentar os seguintes resultados:
Primavera
-
Pura:
essas são as pessoas que possuem uma iluminação quase solar. Essa cartela possui cores quentes, luminosas, alegres e claras, com bastante influência da cor amarela. Alguns exemplos: laranja, salmão verde folha, vermelho tomate, azul turquesa e etc.
-
Brilhante ou quente:
apresenta cores intensas, com bastante brilho e influência de cores vibrantes, como turquesa e verdes. A tendência do neon,
por exemplo, certamente aparecerá como recomendação nessa cartela. Alguns exemplos: turquesa, amarelo vivo, verde esmeralda, violeta e etc.
-
Clara ou suave:
essa cartela de coloração apresenta cores mais quentes, mas, também, claras e luminosas, com bastante frescor. Alguns exemplos: bege, marrom, mostarda, coral, tangerina, vermelho tomate e rosa chiclete.
Inverno
-
Puro ou frio:
essa cartela apresenta cores frias, mas que são coloridas e cheias de vida; cores dramáticas com alto constante. Alguns exemplos: preto, branco, cinza, vermelho magenta, verde esmeralda e etc.
-
Profundo:
composta por cores profundas, frias, opacas e com bastante influência do azul e do rosa. Apesar da semelhança com a cartela inverno puro, aqui, as cores são mais escuras e intensas. Alguns exemplos: tomato red, vermelhos puxando para o vinho, preto, ruby e etc.
-
Brilhante ou claro:
essa cartela apresenta cores intensas e vivas, normalmente com alto contraste. É uma cartela bastante influenciada por tons mais vibrantes e fechados de azul e rosa. Alguns exemplos de cores: azul bic, amarelo vivo, rosa, verde esmeralda, branco puro e etc.
Verão
-
Puro ou frio:
essa cartela apresenta cores mais frias, leves, claras e com pouca saturação. Tem forte influência de tons rosados e azuis mais suaves e elegantes. Alguns exemplos: cinzas, azulados, lilás, rosas, menta, vinho, cereja e etc.
-
Claro:
essa é uma cartela de tendência fria. Apresenta cores claras, luminosas, elegantes e aveludadas. É uma cartela com cores bem delicadas. Alguns exemplos: azul claro, lilás, corais e rosados apessegados e etc.
-
Suave ou neutro:
essa cartela apresenta cores mais suaves, esmaecidas, opacas e com baixo contraste. Tem uma forte influência do cinza em todos os tons. Alguns exemplos: cappuccino, azul jeans, gelo, verde hortelã, rosa chiclete e etc.
Outono
-
Puro ou quente:
essa cartela apresenta cores terrosas, quentes, intensas e com médio contraste, com forte influência do vermelho. Alguns exemplos: pêssego, laranja, coral, pêssego, marrom, vermelho, tomate, mostarda, verde folha.
-
Profundo:
apresenta cores quentes, vibrantes, profundas e com médio contraste. Também possui tons terrosos, mas mais profundos e intensos que a cartela outono puro. Normalmente, tem cores mais escuras, como: marrom café, petróleo, verde militar, marinho e etc.
-
Suave ou neutro:
as cores aqui são terrosas e quentes, porém mais suaves e com menos saturação. São cores mais naturais, calmas e elegantes. Alguns
exemplos: bege, creme, castanho, rosas claros, menta opaco e etc.
Como vocês podem observar acima, a identificação de uma cartela permite que você descubra aspectos a sua coloração pessoal, como:
Profundidade
se você harmoniza com cores de tons mais claros ou escuros
Temperatura
se a sua pele apresenta um tom mais quente ou frio
Acabamento
se a sua pele apresenta uma característica mais brilhante ou opaca
A partir dessas descobertas e identificando quais cores mais harmonizam com você, podendo disfarçar imperfeições na pele e valorizar ainda mais a sua beleza.
Agora, vamos entender mais sobre as características de subtons, que representam a temperatura da sua pele. Esse é um dos fatores relevantes para encontrar a sua cartela de cores. Vamos lá?
Tipos de subtons: quentes, frios e neutros
Cada pele tem uma característica chamada de subtom. Essa característica representa a temperatura da pele, como se fosse uma corzinha escondida de baixo da nossa pele, sabe? E neste texto, vamos falar sobre 3 tipos de subtons: quentes, frios e neutros.
Subtom quente
As pessoas de subtom quente, seja de peles negras ou brancas, apresentam tons de pele mais amarelados, dourados ou alaranjados.
São aquelas pessoas que, quando vão à praia, ficam bronzeadas com facilidade. Geralmente, possuem cabelos loiros escuros, marrons dourados, castanhos e ruivos. E os olhos geralmente são marrons, verdes, castanhos e com alguns tons de laranja,
amarelo ou mel.
Subtons frios
As pessoas com esse tipo de característica possuem tons variados de azul, rosado ou verde-oliva. Em peles branca e/ou claras, os tons são mais rosados, lilases e azuis fracos. Em peles negras, os tons são mais próximos de oliva.
São pessoas que, quando expostas ao sol, ficam com a pele mais avermelhada, ao contrário das pessoas de tom quente. Cabelos pretos, castanhos escuros, castanhos ou loiros acinzentados são mais comuns em pessoas de pele fria.
Subtons neutros
A maioria das pessoas que se enquadram nessa categoria, possuem uma mistura de cabelo e cor dos olhos bem próxima de ambas as temperaturas anteriores, quentes e frias. Por isso, podem haver resultados de subtom frio e, também, de subtom quente em análises de
coloração pessoal.
Isso significa que a temperatura da pele não é a característica mais importante para essas pessoas. Assim, a análise é feita a partir de aspectos como, acabamento ou profundidade.
Descubra a sua colorimetria
Mas afinal, como descobrir a sua cartela de coloração pessoal? Caso tenha a oportunidade, recomendamos que faça uma análise completa com uma consultora de imagem.
Mas caso queira tentar descobrir por conta própria, uma dica é observar quais são as cores que mais te favorecem, àquelas que você sente que te deixam mais bonita e que as pessoas elogiam quando você está usando.
Para saber se o seu subtom é quente, observe:
- se a sua pele fica bronzeada quando exposta ao sol;
- se as suas veias apresentam uma cor mais esverdeada;
- e se joias em ouro combinam mais com você.
Para saber se o seu subtom é frio, observe:
- se a sua pele fica mais avermelhada quando exposta ao sol;
- se as suas veias possuem um tom mais azulado;
- e se você combina mais com joias em prata.
Além disso, lendo sobre os aspectos que são avaliados na análise de coloração pessoal, você também poderá ter um suporte de informações que vão te ajudar a descobrir qual o resultado da sua cartela.
E se ficou alguma dúvida, confira o vídeo do Ouse Todo Dia sobre coloração pessoal e aproveite para se inscrever no canal Mondaine Brasil, no YouTube, para acompanhar todos os nossos conteúdos.