Será que o tamanco feminino voltou? Saiba tudo aqui!

É uma polêmica fashion que você quer? Então, vem! O famoso tamanco feminino, muito popular nos anos 2000, está marcando presença no street style nacional e internacional. Yeah, baby! Amado por uns, odiado por outros, o calçado foi uma verdadeira febre entre as fashionistas de décadas passadas.

Mas, dessa vez, tais modelitos tiveram o seu revival em versões diferenciadas — com um toque de fofura e muita cor para transbordar personalidade na produção. Excelentes para os dias de sol, mas confortáveis para qualquer estação, eles podem ser utilizados de várias maneiras, desde que você use a criatividade como aliada.

E, como a gente adora uma novidade, é claro que vamos te contar tu-di-nho sobre esse hit. Continue acompanhando e veja como usar e abusar do tamanco feminino em seus outfits. Bora lá!

Um pouco sobre a história do tamanco feminino

Tendências surgem e outras vão embora. E, ao longo da história da moda, isso aconteceu algumas vezes com o clássico tamanco feminino. De acordo com os pesquisadores, o primeiro modelo desse tipo de calçado surgiu na Holanda, ainda no fim da Idade Média.

Desde aquela época, o sapato conseguiu se tornar um dos grandes símbolos do país — ao lado de suas belas tulipas e moinhos de vento. Logo, e diante de tamanho sucesso entre o público, o modelo foi ganhando diferentes releituras. Por vezes, era visto em formatos discretos e versáteis; já em outros momentos, era utilizado para deixar as combinações mais marcantes e diferenciadas.

Seja como for, não podemos negar que, com o passar dos anos, tal sapato conseguiu se destacar em muitos looks, especialmente entre as mulheres estilosas e que não têm medo de errar.

As características do tamanco feminino

Inicialmente, o tamanco feminino era apenas feito em madeira. Agora, pare e pense: com certeza, esses modelos não eram confortáveis, concorda? No entanto, e com o uso massivo do público, foram aparecendo outras opções para suprir as necessidades das mulheres.

Hoje em dia, é comum encontrar artigos com o solado de madeira e o bico levemente arredondado — porém, com todo o cuidado para que o seu uso seja confortável, sem causar nenhum incômodo ao consumidor.

Mas não acaba por aí! Com o retorno do artigo nesta temporada, o tamanco feminino vem sendo visto em outros materiais. Grandes grifes internacionais, por exemplo, desenvolveram calçados confeccionados a partir de acrílico ou borracha.

Já em território nacional, temos a própria Melissa, que criou uma coleção em collab com a britânica Lazy Oaf, contando com modelos cheios de cores vibrantes e até desenhos supercharmosos.

Dicas certeiras para usar o tamanco feminino no dia a dia

Até aqui, já sabemos todos os detalhes do tamanco feminino: desde a sua história até os modelos que estão em alta no momento. Contudo, a pergunta é: como utilizar esse tipo de calçado no dia a dia, sem fazer com que o outfit fique brega ou careta?

Bem, temos um spoiler para você. Recentemente, as fashionistas estão inovando no jeito de aproveitar o sapato, podendo coordená-lo com jeans, vestidos e até meias. Abaixo, veja algumas inspirações para caprichar na combinação!

Tamanco feminino com jeans

Sim, gatinha! A maneira mais simples de usar o tamanco feminino é coordenando o calçado com o bom e velho jeans. Nesse caso, a recomendação é apostar, sem medo, nas calças que possuem a barra mais curtinha, pois dessa forma será possível evidenciar o seu tornozelo e levar ainda mais destaque para o calçado.

Aliás, se a ideia é fazer com que o visual permaneça clean, vale investir nas versões pautadas por tons neutros — e o preto está no topo da lista. Por outro lado, caso queira adicionar uma pitadinha de cor no look, o tamanco feminino colorido é muito bem-vindo.

Tamanco feminino com meia

Recentemente, algumas estilosas de plantão estão aderindo ao uso do tamanco feminino com meia. Ideal para exibir uma proposta mais rústica e country, essa combinação também é pra lá de confortável e pode, inclusive, ser bem aproveitada dentro de casa.

De todo modo, se a sua ideia é sair por aí com os seus pés mais quentinhos e estilosos, a sugestão é coordenar o calçado com meias lisas e neutras, caso queira um efeito discreto.

Por outro lado, há quem goste de inovar e, portanto, as meias coloridas ou estampadas são certeiras. Em relação ao look, uma alternativa interessante é investir nos vestidos, saias e trajes soltinhos, que também podem intensificar a estética boho chic. Vale testar!

Tamanco feminino com shorts

Fora essas combinações supermarcantes e originais, o tamanco feminino também pode ser visto em looks típicos do nosso cotidiano. Sabe quando acordamos e nos deparamos com um lindo dia de sol? Nesses momentos, é bacana experimentar o sapato ao lado de um shorts curtinho. Os trajes em jeans, sarja ou, até mesmo, em alfaiataria são excelentes para essa proposta.

Na parte de cima do visual, ainda existe a possibilidade de utilizar blusas diversas. Para um resultado feminino, as ciganinhas são ótimas. Se quiser um efeito mais cool e alinhado, nada melhor do que uma bela camisa. Por último, os bodies e opções coladinhas ao corpo são excelentes para deixar a combinação mais urbana. Tudo dependerá das suas preferências, bem como da ocasião.

E aí, fashion girl: depois dessas dicas babadeiras, você acha que está pronta para se jogar de vez na tendência do tamanco feminino? Por aqui, já experimentamos e adoramos a novidade (nem tão nova assim!).

Se curtiu a leitura e quer continuar acompanhando outros conteúdos especiais como esse, aproveite o momento para seguir as páginas da Mondaine no Facebook e Instagram. Lá, compartilhamos vááários truques de moda, beleza e lifestyle. A gente se vê em breve!

Mondaine Brasil
Related Posts

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *