O que esperar da moda do futuro? Veja no Ouse Todo Dia

O que esperar da moda do futuro? Veja no Ouse Todo Dia

O Ouse Todo Dia está sempre buscando ficar por dentro de tudo o que acontece no Universo da moda. E, neste mês, a novidade foi o Mood, Festival de Moda de Belo Horizonte.

Um dos eventos dentro do festival, promovido pelo Uni-BH, trouxe como tema a moda do futuro. Nossas YouTubers estiveram presentes no evento representando a Mondaine trouxeram vários conteúdos legais para o canal neste mês de dezembro, e o primeiro deles é sobre Moda do Futuro.

Clique no vídeo abaixo para assistir!

Para entender mais sobre as novidades que estão por vir nessa moda do Futuro, as Youtubers entrevistaram a Ana Elisa Dzenk, empresária e sócia-diretora de uma marca de moda mineira, que falou um pouco sobre o tema.  Veja o que aprendemos a partir do evento!

Moda como reflexo da sociedade

Você sabia que a moda é uma das formas que encontramos para expressar nossa personalidade? Ela diz dos nossos costumes, atitudes e comportamento e se tornou um reflexo da vida e da sociedade. Através dela, somos capazes de mostrar o que pensamos e acreditamos.

Todas as escolhas que fazemos ao compor nosso look do dia, por exemplo, comunicam a nossa personalidade para o mundo.

Nossas roupas passam diversas mensagens sobre nós e demonstram nossas preferências, e elas acabam sendo um forte mecanismo de afirmação dentro de grupos sociais.

Mais do que tudo, a moda reflete nossos desejos. Sendo assim, podemos pensar na moda do futuro como a realização dos nossos desejos e dos desejos das pessoas.

A moda e a diversidade

Apesar da sensação de que não temos muitas respostas para o a moda do futuro, podemos levar em consideração alguns caminhos que ela tem percorrido nos últimos anos.

Por exemplo, o foco na inovação. A moda está sempre em  processo de inovação e, assim como diversos outros elementos do nosso dia a dia, a moda está sempre seguindo o ritmo da sociedade, com todas as suas transformações.

Considerando pautas que têm sido muito discutidas, podemos esperar, por exemplo, um foco maior na diversidade e uma produção cada vez mais inclusiva. Olha que mara!

Além disso, também é possível pensar em uma moda cada vez mais focada nas experiências individuais e de grupos específicos. Acredita-se que, muito mais que apenas oferecer um produto a ser consumido, a preocupação da moda do futuro será oferecer experiências de consumo. Uau!

Ao longo dos anos, a moda e a comunicação foram responsáveis por estabelecer padrões de beleza. E, agora, a presença do novo e do diverso nesse universo vem para celebrar a singularidade e lutar contra esse tipo de imposição.

A diversidade e representatividade se tornaram temas relevantes nesse campo e estão garantindo cada vez mais espaço para determinados grupos que viam seus desejos e interesses ignorados até então.  A indústria da moda, de certa forma, vem diminuído distâncias sociais e revolucionando formas de pensar o mundo.

Com isso, é possível perceber como a pluralidade está cada vez mais presente nas passarelas, nas ruas, nas vitrines e nos editoriais de moda.

E é claro que a tecnologia e as mídias digitais desempenharam grande papel nessa transformação. Com ela, diversos grupos minoritários conquistaram voz. Suas demandas, agora legitimadas, foram capazes de impactar diversos campos, assim como o mundo fashion e suas tendências.

Moda, inovação e tecnologia

No mundo digitalizado em que vivemos, a moda também sente os efeitos da tecnologia. Com a evolução dos modelos de produção, o mundo da moda passou por diversas inovações. E é possível afirmar que muito ainda está por vir, viu?

Eficiência, relação custo-benefício, sustentabilidade e possibilidade de customização. Esses são alguns dos aspectos que a indústria da moda guarda para nós e que vão alegrar o coração de muitas fashionistas!

Juntas, a tecnologia e a moda prometem muito mais soluções e praticidade para o dia a dia. O objetivo é melhorar cada vez mais a performance das peças de roupa, aliando beleza e funcionalidade.

E algumas novidades já podem ser encontradas, viu?

Bons exemplos são os tecidos tecnológicos, como antichamas, anti-UV, hidratantes, impermeáveis e antibacterianos. E as tecnologias vestíveis, como os smartwatches, que fazem monitoramento da saúde e incentivam a prática de exercícios físicos.

Não podemos esquecer das descobertas científicas mais recentes, que prometem diversas possibilidades no campo da moda.

As roupas de impressão 3D, por exemplo, podem ser uma realidade em um futuro não tão distante. Essa inovação tem revolucionado diversos processos e já estão sendo estudadas formas de usar a impressão 3D em grande escala para a produção têxtil.

Apesar de tantas criações tecnológicas legais, a principal característica dessa relação entre tecnologia e moda é a aproximação de pessoas. As novas tecnologias têm permitido o encontro de pessoas, culturas e ideias, e todo esse movimento impacta na forma como a moda opera no mundo.

E aí, curtiu esse conteúdo? Quais são as suas apostas para a moda do futuro? Para acompanhar mais conteúdos como este, inscreva-se no canal da Mondaine, no YouTube, ou siga o Instagram @mondainebrasil.

Mondaine Brasil
Posts relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *