Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Dicas da Mondaine: como ver as horas no relógio de ponteiro?

Diga a verdade: você sabe como ver as horas no relógio de ponteiro? Se “não”, este post é to-di-nho seu! Como sabemos, esse modelo foi o primeiro inventado no mercado, contando com um mecanismo robusto, responsável por nos mostrar as horas, os minutos e os segundos.

No entanto, para entender, de fato, o horário do dia, é preciso saber como associar algumas informações oferecidas pelos modelos, mais precisamente aquelas dadas pelos seus ponteiros. Inclusive, hoje em dia podemos encontrar mostradores de diferentes variações: alguns, com números; enquanto outros, com algarismos romanos e, até mesmo, strass. Ou seja, trata-se de uma modalidade totalmente diferente daquela que identificamos ao utilizar um relógio digital ou smartwatch.

Porém, nada de preocupação, viu? Pensando no assunto, preparamos um conteúdo completo, com todas as dicas para que você aproveite ao máximo o seu relógio analógico. Para saber mais, continue acompanhando nosso artigo e anote as nossas recomendações!

Entendendo a estrutura do relógio de ponteiro

Antes de aprender como ver as horas no relógio de ponteiro, é bacana entender mais sobre a estrutura desse tipo de acessório. Em geral, um modelo analógico conta com três ponteiros distintos: um para mostrar as horas, outro para os minutos e outro para os segundos. Dessa maneira, cada um é responsável por desempenhar um papel importantíssimo ao indicar a passagem do tempo. Olha só!

O ponteiro das horas

Inicialmente, temos o ponteiro das horas, que é mais grosso e curto. Tal elemento também se move com mais lentidão, realizando uma volta completa a cada 12 horas. Logo, se você deseja conferir as horas é indicado analisar a sua posição em relação aos números dispostos no mostrador, que vão de 1 a 12. Fácil, fácil!

O ponteiro dos minutos

Em seguida, temos o ponteiro dos minutos. De modo geral, ele é mais fino e longo do que o das horas. Além disso, ele faz uma volta completa a cada 60 minutos. Já para identificar essa medição de tempo com precisão, será preciso observar a posição do ponteiro em relação aos marcadores de 5 em 5 minutos, dispostos exatamente entre os números das horas.

O ponteiro dos segundos

Por fim, temos o ponteiro dos segundos. Estamos falando de um elemento mais fino do que o ponteiro dos minutos, conhecido por se mover com agilidade no mostrador — avançando um passo a cada segundo. Apesar de não ser uma característica fundamental nos relógios analógicos, ele é extremamente útil, ainda mais para quem busca alta precisão.

Como ver as horas no relógio de ponteiro?

Aprendendo como ler as horas no relógio de ponteiro

Bem, até aqui você já sabe mais sobre a estrutura dos modelos analógicos. No entanto, ainda falta aprender como ver as horas no relógio de ponteiro. A seguir, trouxemos mais algumas recomendações que podem te dar uma forcinha nessa tarefa. Vamos lá?

De olho nas horas

Para ver as horas, não tem segredo. A indicação é começar acompanhando o ponteiro mais grosso e curto, como falamos no início do post. Veja, por exemplo, onde ele está em relação aos números. Quer ver só? Caso o ponteiro das horas esteja entre o número 4 e 5, significa que são, aproximadamente, 4 horas. Já se ele estiver mais próximo do 5, quer dizer que já passou das 4 e está mais perto das 5. Sem mistérios!

Observando os minutos

Em seguida, vem o momento de analisar os minutos. Sendo assim, analise o ponteiro maior e mais fino. Se ele estiver apontando para o 6, é sinal de que são 30 minutos. Isso porque cada número representa 5 minutos. Desse modo, se o ponteiro estiver posicionado entre o 1 e o 2, basta multiplicar o número de intervalos por 5 — que, nessa situação, será entre 5 e 10 minutos.

Identificando os segundos

Obviamente, não podemos deixar de falar dos segundos. Para conferir essa medida de tempo, você terá que analisar o ponteiro que se movimenta com mais rapidez. Apesar de não ser uma informação tão necessária em nosso dia a dia, esta pode ser essencial na prática de atividades físicas, como aquelas que exigem uma cronometragem mais precisa.

Dicas extras para facilitar a tarefa

A princípio, aprender como ver as horas no relógio de ponteiro pode parecer um bicho de sete cabeças. Mas, muita calma nessa hora! Com atenção — e um pouco de experiência — você conseguirá se tornar especialista nessa prática. Para isso, também é legal investir em mais algumas dicas extras que podem fazer toda a diferença ao longo desse processo.

  • O caminho mais fácil: você pode começar o aprendizado por meio de relógios que tenham números bem visíveis no mostrador, em vez de marcadores simples e minimalistas. Esse detalhe facilita bastante a identificação dos horários e, com o tempo, será possível progredir para outras versões;
  • Sem pressa: cada pessoa leva um tempo para aprender como ler as horas. Por essas e outras, tenha calma. Ao observar os ponteiros com tranquilidade, ficará mais fácil checar o horário correto e, com isso, evitar erros;
  • Conte com ajuda: caso ainda esteja aprendendo, não tenha vergonha e considere pedir ajuda para alguém. Em muitos casos, uma simples dica ou explicação pode clarear a nossa mente, fazendo toda a diferença;
  • Treine sempre: de vez em quando, observe as horas em variados momentos do seu dia. Uma sugestão bacana é pedir para algum amigo ou familiar te perguntar o horário, incentivando assim, o seu aprendizado.

 

Viu só? Com essas dicas certeiras, temos certeza de que você já sabe como ver as horas no relógio de ponteiro.

Agora, que tal aproveitar essas sugestões e garantir já o seu modelo analógico? Na loja virtual da Mondaine, contamos com versões para todos os gostos e bolsos, perfeitas para te acompanhar por aí. Acesse agora mesmo e escolha a sua favorita!

Leave a comment

Sair da versão mobile