Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Bolsa de crochê: tudo o que sabemos sobre o acessório favorito da vez

O Verão 2025 ainda não chegou mas já estamos de olho nas tendências que prometem bombar na próxima temporada. E, para as pessoas apaixonadas por acessórios, o hit da vez é a queridinha bolsa de crochê.

Carregando uma vibe artesanal e levemente despojada, a versão é a saída ideal para quem deseja adicionar um toque exclusivo e mais original em seus looks, seja naqueles que usamos na cidade ou no litoral.

Inclusive, você sabia que há a possibilidade de coordenar o artigo até com trajes mais arrumadinhos, como calças e camisas sociais? É exatamente sobre isso que falamos neste post, fashion girl. Abaixo, saiba tudo sobre a bolsa de crochê: a sua origem, os diferentes estilos e dicas de uso. Bora lá, bb!

A evolução do crochê ao longo da história

Quem vê os itens de crochê brilhando no street style pode até não imaginar, porém esses elementos são mais antigos do que parecem. Basicamente, essa técnica de artesanato, conhecida por usar um gancho para criar padrões em fios, tem uma história originária do século XIX.

Inicialmente, o crochê era constantemente relacionado ao universo doméstico, especialmente quando falamos das toalhas de mesas e mantas. Quem aí nunca viu, por exemplo, um item de crochê na casa da vovó? Pois bem, muitas vezes, essa opção era adotada por pessoas que desejavam adicionar uma dose mais acolhedora e pessoal em suas casas.

Acontece que, com os anos, o crochê foi ganhando algumas releituras e um toque moderninho, conquistando também um lugar reservado no universo fashion. Estilistas e artesãos, inclusive, passaram a se aprofundar na técnica, a fim de criar roupas cada vez mais ousadas, autênticas e capazes de acompanhar as tendências de cada período.

Hoje em dia, podemos dizer que esse movimento ajudou a fazer com que o crochê ganhasse um status sofisticado, sendo visto em vestidos, blusas e, até mesmo, acessórios — tais quais as bolsas de crochê confeccionadas por grifes renomadas, como a Prada. Amamos!

As bolsas de crochê e seus diferentes estilos

Quando falamos sobre a bolsa de crochê, é bacana destacar que o item pode ser encontrado em uma ampla variedade de estilos. Fato responsável por fazer com que as fashionistas, a cada dia, utilizem mais o modelito, tanto para marcar presença em eventos formais, quanto informais. Entre os mais populares, podemos destacar:

  • Clutches: com um tamanho compacto e elegância de sobra, essas versões são excelentes para você arrasar em eventos noturnos ou em momentos especiais. O motivo? Práticas, essas opções incluem uma pitadinha artesanal no look, sendo ótimas para deixar qualquer produção mais charmosa;
  • Totes: em contrapartida, temos as bolsas maiores, perfeitas para as pessoas que carregam muitos pertences consigo. Disponíveis em diferentes cores, esses artigos apresentam uma proposta mais casual, sendo excelentes para usar na praia, na piscina ou em passeios ao ar livre;
  • Mochilas: que tal fugir do óbvio e investir em uma mochila de crochê? Unindo tendência e funcionalidade, o modelo é o favorito para o dia a dia, especialmente para frequentar as aulas. Dependendo do produto, ainda há a possibilidade de aproveitar os seus compartimentos internos para manter os seus pertences bem organizados.

Bônus: também existem outras opções de bolsa de crochê, sabia? Nessa lista, vale considerar as pochetes e as versões transversais. Experimente!

Materiais

Na maioria das vezes, os materiais usados para a fabricação das bolsas de crochê são o clássico algodão e os fios de malha. Tais alternativas são as mais comuns por conta de sua durabilidade e leveza, fazendo com que os artigos sejam não apenas belos, mas altamente práticos para serem usados ao longo da rotina.

Fora isso, as bolsas de crochê podem ser encontradas em uma ampla variedade de cores, indo desde as versões neutras e discretinhas; até outras mais vibrantes. Há ainda, os modelitos que apresentam padrões geométricos diferenciados, ótimas saídas para deixar a sua composição ainda mais estilosa.

Pensou que era só isso? Que nada! Para as ousadas de plantão, tais itens podem contar detalhes variados. Nessa lista, podemos incluir pompons, argolas de metal, franjas, aplicações e por aí vai.

Dicas para usar bolsa de crochê em diferentes looks

Levar a trend da bolsa de crochê para os seus outfits pode ser bem fácil. O segredo? É deixar a imaginação falar mais alto, expressando ao máximo a sua personalidade. Espia só algumas dicas que podem te ajudar nessa tarefa!

Vibe urbana

Se a sua \”praia\” é elaborar visuais mais despojados — mas sem abrir mão do estilo urbano —, a primeira dica é coordenar uma bolsa de crochê tote com o bom e velho jeans. Na parte de cima, adicione uma camisa branca social e, nos pés, finalize com uma sandália de tiras fininhas, preferencialmente com salto baixo. Dessa forma, será possível conquistar um resultado equilibrado e com pegada rústica na medida certa.

Look boho

Há algumas temporadas, o estilo boho está dando o que falar. Aliás, a bolsa de crochê é uma saída para te auxiliar a abraçar o visual boêmio. Para tanto, prefira utilizar uma mochila de crochê e, depois, coordená-la com um vestido longo. Use ainda uma bota western para complementar a produção com muita personalidade.

Proposta sofisticada

Apareceu um evento importante na agenda? Ótima notícia! Para arrasar, se jogue na trend da bolsa de crochê. Nesse caso, basta combinar o artigo com um vestido soltinho e acetinado, seguindo uma proposta mais minimalista. Lembre-se, porém, de preferir um acessório de cor mais neutra, a fim de garantir um efeito harmônico e equilibrado.

Diz aí, gatinha: gostou de saber mais sobre a febre da bolsa de crochê no Verão 2025? Acredita que, daqui para frente, será possível usar e abusar do acessório? Conte pra gente nos comentários!

Ah, e se curtiu a leitura, aproveite para compartilhar o link nas redes sociais e ajudar as suas amigas a se atualizarem sobre a novidade. Elas vão se amarrar!

Leave a comment

Sair da versão mobile