Não tem pra ninguém: nos últimos dias, o nome de Rebeca Andrade caiu na boca do povo. O motivo? Nesta segunda-feira (05/08), a ginasta conquistou a sua quarta medalha nos Jogos de Paris, ultrapassando, até mesmo, a gigante americana Simone Biles.
Referência na modalidade, a atleta de apenas 25 anos foi a primeira brasileira a ganhar duas medalhas em uma mesma edição olímpica, sendo uma grande inspiração para quem também deseja investir no esporte e mostrar o seu talento para o mundo.
Diante disso, nada mais justo do que dedicarmos um post especial para Rebeca Andrade, não é mesmo? Abaixo, te contamos tu-do sobre essa superatleta, desde a sua trajetória até o estilo dos seus looks. Bora conferir!
A história de Rebeca Andrade
Seja você uma pessoa apaixonada pelo universo esportivo ou não, com certeza já ouviu falar no nome de Rebeca Andrade. Nascida em Guarulhos (SP), em 1999, a jovem vem conquistando a atenção — e a admiração — não apenas dos brasileiros, mas de fãs do esporte espalhados por todo o mundo.
Entretanto, a sua história não foi escrita “do dia para a noite”. Tudo começou ainda na infância, aos quatro anos, quando a pequena Rebeca fazia longos trajetos a pé para realizar os seus treinos — em um projeto social, organizado pela Prefeitura Municipal de Guarulhos.
Porém, é importante ressaltar que a família de Rebeca era bastante humilde e, por conta disso, os seus treinos precisaram ser interrompidos algumas vezes, por falta de condições financeiras. Até que, em um determinado momento, os seus treinadores se uniram para ajudar a pequena a continuar frequentando as atividades. Daí em diante, ela nunca mais se afastou do esporte.
Assim, a jovem e a sua família se mudaram para a cidade de Curitiba, onde ela seguiu mergulhando nesse universo. Anos depois, foi a vez de realizarem mais uma mudança: desta vez, para o Rio de Janeiro, com o objetivo de se tornar integrante do time de ginástica artística do Flamengo.
O nascimento de uma estrela
Rebeca Andrade aterrissou no Flamengo em 2011. E, logo em 2012, já conseguiu alcançar o Troféu Brasil de Ginástica Artística. Contudo, a sua primeira conquista realmente expressiva aconteceu na Copa do Mundo, realizada na Eslovênia. Naquele momento, a atleta conseguiu a medalha de bronze nas desafiadoras barras assimétricas.
Mas, nem tudo foram flores, sabia? Ao longo de seu caminho, Rebeca Andrade acabou rompendo o ligamento cruzado anterior, localizado no joelho direito, precisando realizar uma cirurgia.
Esse acontecimento a deixou fora dos Jogos Pan-Americanos de 2015, além do Campeonato Mundial. Em 2016, após um período intenso de recuperação, a ginasta teve o seu retorno brilhante nas etapas da Copa do Mundo, estreando também nas Olimpíadas do Rio de Janeiro.
No ano seguinte, em 2017, Rebeca Andrade teve que passar por mais alguns desafios. Isso porque, ela acabou sofrendo outra lesão no ligamento do joelho — ficando, mais uma vez, de fora do Campeonato Mundial.
O retorno? Foi em 2018, no Campeonato Pan-Americano no Peru, onde ela alcançou o quarto lugar na competição por equipes. Posteriormente, na etapa da Copa do Mundo, em Cottbus, a jovem ganhou duas medalhas de ouro e uma de prata.
O auge de Rebeca Andrade
Devido à pandemia, causada pela Covid-19, as Olimpíadas de Tóquio foram realizadas apenas em 2021. Por conta disso, a atleta teve tempo suficiente para se recuperar das últimas lesões e, consequentemente, se preparar para uma nova batalha. Como não poderia ser diferente, a atleta realizou uma apresentação e tanto, conquistando a medalha de prata no individual geral e o ouro na categoria de salto.
A partir disso, não deu outra e a sua carreira decolou de vez. Em 2022, vieram as medalhas de bronze e ouro em Liverpool; enquanto, em 2023, a jovem ganhou o bronze, a prata e o ouro, na Antuérpia, além de dois ouros nos Jogos Pan-Americanos de Santiago.
Rebeca Andrade nos Jogos Olímpicos de Paris 2024
Enganou-se quem imaginou que a trajetória de Rebeca Andrade teria o seu auge nas Olimpíadas de Tóquio. Que nada! Ao longo dos Jogos de Paris 2024, a ginasta brilhou intensamente e entrou para a história.
Na edição atual das Olimpíadas, a atleta estreou com uma supermedalha, inédita para a ginástica brasileira: ao lado de Júlia Soares, Flávia Saraiva, Jade Barbosa e Lorrane Oliveira, ela faturou o bronze na categoria de ginástica por equipes.
Depois, Rebeca ganhou a medalha de prata, em uma disputa acirrada nos exercícios de individual geral. Além disso, a ginasta conquistou a medalha de prata no salto, sendo o seu terceiro pódio em Paris.
Mas, o hit ainda estava por vir…
O ouro de Rebeca Andrade aconteceu na disputa do solo, no último dia da competição. Na batalha, ela conquistou a medalha e, no mesmo instante, tornou-se a atleta brasileira com maior número de condecorações em Jogos Olímpicos. Dá para acreditar? Ao longo de sua apresentação, o público conseguiu acompanhar movimentos ao som de Beyoncé e de Anitta, batendo a nota de 14.166. Demais!
O estilo de Rebeca Andrade
Além de inspirar meninas no esporte olímpico, Rebeca vem se destacando com os seus looks fantásticos. Yeah, baby! Referência em moda e cheia de carisma, a jovem possui um estilo único, abraçando a vibe esportiva e investindo em peças não somente confortáveis, mas repletas de personalidade.
Em seu closet, por exemplo, é possível encontrar uma série de shorts, biquínis e croppeds. Até porque, a gata mora no Rio de Janeiro e já absorveu todo o lifestyle da cidade. Fora isso, ela a-do-ra compartilhar dicas de beleza com os seus seguidores nas redes sociais.
Referência do movimento afropaty, Rebeca Andrade ajuda outras mulheres negras a elevarem a sua autoestima, seja por meio de seus penteados fantásticos, ou então, de suas makes pautadas por muito brilho e delineados marcantes.
Como vimos, não faltam razões para que Rebeca Andrade seja uma inspiração, fruto de seu talento, perseverança e representatividade.
Agora, que tal aproveitar esse momento para compartilhar o post nas redes sociais? Com certeza, os seus contatos vão se amarrar nessas informações e curiosidade. Até a próxima!