Tranças: 3 penteados para TODOS os tipos de cabelo

penteados com tranças

Os penteados com tranças estão entre as produções preferidas do público feminino. E entender essa febre é fácil, fácil: além de serem extremamente estilosas, as trancinhas são ideais para os dias em que estamos sem criatividade. Ou então, para aqueles momentos em que os nossos fios acordam em um verdadeiro “bad hair day”.

A opção ainda combina com TODOS os estilos de moda e pode ser adaptada de acordo com o seu mood do momento. Por exemplo: é possível criar penteados com tranças em formato de coque, em visuais semipresos e, até mesmo, em um rabo de cavalo superpoderoso.

Curtiu, fashionista? Então, se liga — neste post especial sobre beleza, você vai encontrar várias opções de tranças inspiradoras, desde as mais basiquinhas, até outras elaboradas para ocasiões especiais. Bora conferir!

Um pouco de história sobre os penteados com tranças

Quem vê os penteados com tranças de hoje em dia mal imagina, mas essa técnica de produção é bem mais antiga do que parece. Segundo registros de pesquisadores, as primeiras tranças da história foram encontradas há mais de 20 mil anos A.C. Dá para acreditar?

Porém, levou um tempo até que essa alternativa ganhasse notoriedade. O seu sucesso começou apenas há 3.500 A.C, no continente africano. Naquela época, o penteado que conhecemos hoje era amplamente utilizado pelas civilizações como uma forma de identificar as suas tribos, religião, estado social e também posição social.

Após alguns anos, no Egito Antigo, as pessoas que ostentavam tranças eram as mais ricas. Um bom exemplo disso, é a famosa Cleópatra, que sempre surgia com esse penteado pautado por fios de ouro.

O mais interessante, é que os homens também aproveitavam a técnica — só que trançando os pelos das suas barbas, acreditando que, assim, eles ficariam mais próximos dos deuses. Depois, na Idade Média, as mulheres criaram o costume de usar as tranças por baixo das toucas, com a proposta de embelezar o visual e mantê-lo intacto por mais tempo.

Em terras brasileiras, a população teve conhecimento do penteado durante o período colonial e por conta dos escravos. Entretanto, foi na década de 1970, junto com a onda hippie, que essa produção capilar foi disseminada no mundo inteiro e, inclusive, se tornou uma moda fortíssima entre pessoas de todos os estilos. Interessante, né?

Penteados com tranças

Os principais penteados com tranças (e como fazê-los!)

Agora que você já se aprofundou na história dos penteados com tranças, chegou a hora de aprender como “colocar a mão na massa” e criar um visual todinho seu. Veja abaixo alguns dos exemplos mais badalados da atualidade!

Penteados com tranças do tipo boxeador

Hit absoluto entre as celebs, influencers digitais e blogueiras, as tranças do tipo boxeador são indicadas para situações mais informais. Você pode, por exemplo, usá-las para praticar exercícios físicos, dar aquele pulinho em um parque ou, simplesmente, adicionar um toque bem descoladex em uma produção para encontrar os amigos.

Como fazer

  • Passo #1: aplique bastante mousse para que os seus fios fiquem fixados. Em seguida, divida as madeixas em duas partes, utilizando um pente ou as próprias mãos;
  • Passo #2: prenda uma das partes do cabelo e comece a fazer a trança no outro. O ideal é iniciar o processo no topo da cabeça, sempre seguindo em direção à risca do centro.
  • Passo #3: faça o trançado bem apertado e dê algumas “puxadinhas” para trás;
  • Passo #4: evite passar as mechas por cima, mas sim, trance os fios por baixo da mecha localizada no meio;
  • Passo #5: assim que finalizar essa parte, puxe o cabelo trançado para a frente e termine de fazer a trança no restante das madeixas. Por último, prenda a produção utilizando um elástico fininho.
  • Passo #6: realize o mesmo processo no outro lado do cabelo. Se quiser um resultado mais duradouro, passe um pouco de spray fixador ou qualquer outro produto de sua preferência.

Penteados com tranças

Penteados com tranças do tipo box braids

Temos aqui, um dos penteados com tranças exclusivos para as mulheres pretas — a box braids. Produzidas utilizando um material sintético (jumbo ou kanekalon), elas podem ser produzidas com diferentes efeitos, como aquelas coloridas e que são excelentes para um visual descoladex.

Como fazer

  • Passo #1: deixe os fios bem limpinhos antes de fazer as suas box braids. A dica é utilizar um produto específico para o seu tipo de cabelo, como os especiais para madeixas crespas e cacheadas;
  • Passo #2: desembarace os fios utilizando uma escova — de preferência, o modelo raquete;
  • Passo #3: separe uma mecha na região da nuca e, enquanto isso, prenda o restante das madeixas utilizando uma presilha;
  • Passo #4: pegue uma mecha de fibra sintética e coloque sobre uma parte do seu cabelo natural. Feito isto, dê uma volta bem apertadinha;
  • Passo #5: faça uma trança comum, passando a mecha da extremidade por baixo da central. Posteriormente, passe a mecha localizada na outra extremidade por baixo da mesma mecha central;
  • Passo #6: gradativamente, vá distribuindo a fibra sintética, criando três mechinhas diferentes de cabelo;
  • Passo #7: continue o trançado até alcançar o comprimento desejado. Prenda a ponta da mecha utilizando um elástico e não se esqueça de cortar o pedaço de fibra sintética que sobrar;
  • Passo #8: repita esse processo em todo o restante das madeixas.

Penteados com tranças

Penteados com tranças do tipo coque

Os penteados trançados em formato de coque são um dos mais versáteis que existem. Ao investir na ideia, você poderá usá-la em vários compromissos: um casamento, uma formatura ou, simplesmente, um passeio casual no fim de semana.

Democrático, o visual também pode ser produzido em cabelos de diferentes formas, texturas e tamanhos, deixando a sua aparência romântica e elegante.

Como fazer

  • Passo #1: comece desembaraçando os fios e separe as suas madeixas em três mechas na região da nuca. Se tiver dificuldade, um bom truque é colocar a cabeça para baixo para concluir essa etapa;
  • Passo #2: vá trançando da mesma forma que uma trança comum. Em seguida, passe a pegar as mechinhas localizadas nas laterais;
  • Passo #3: assim que alcançar o topo da cabeça, prenda a sua trança com a ajuda de um elástico fino;
  • Passo #4: assim que prendê-la, reúna os fios soltos e crie um coque, também prendendo com um elástico e mantendo as pontas soltas;
  • Passo #5: esconda as pontinhas dentro do próprio coque e finalize utilizando grampos para deixá-las bem presas;
  • Passo #6: finalmente, pegue a trança finalizada e enrole-a no coque, fixando o visual com mais grampos.

Penteados com tranças

Viu só, gatinha? Depois dessas dicas de penteados com tranças, temos certeza de que você vai ARRASAR! E se você curtiu o post, aproveite para compartilhá-lo com toda a tchurma. As suas amigas vão a-do-rar descobrir como montar esses looks fantásticos! ⭐

Mondaine Brasil
Related Posts

Discussion about this post

  1. Cris reis farias disse:

    Todos os modelos sao bonitos ja fiz alguns e gostei muito.vou fazer de novo.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *