Retrô x Vintage: qual a diferença e como usar nos looks? Descubra no vídeo do Ouse Todo Dia

Moda retrô e vintage: esses dois conceitos parecem significar a mesma coisa para você?  Muitas pessoas confundem  essas definições que, de fato, estão interligados de várias formas, principalmente com relação às semelhanças entre os estilos.

Eles têm se tornado cada vez mais populares devido à forma como a moda tem se apropriado de tendências de anos atrás, como da década 70 e 80, assim como a popularização do consumo de roupas em bazares e brechós que tem disseminado a estética mais “antiguinha” pelas passarelas da moda e das ruas de todo o mundo.

Mas afinal, qual a diferença? A Anna, YouTuber do Ouse Todo Dia, explicou com detalhes a diferença entre os estilos, mostrando vários exemplos para você se inspirar e começar a usar hoje mesmo.

Clique e confira!

 

A história por trás dos conceitos

Antes de entendermos a diferença, precisamos conhecer a origem desses termos e como eles se relacionam com os significados que lhe foram atribuídos atualmente.

De acordo com alguns linguistas, “vintage” surgiu da expressão “safra de vinho – termo que vem de “vint” + “age”. O nome era utilizado para classificar bebidas que possuíam mais de duas décadas de existência.

Já o retrô teve origem na França de 1960. O termo foi atribuído a uma abreviação de “retrógado” para referenciar peças produzidas recentemente que carregam traços e um estilo predominante de décadas anteriores.

Mas o que isso tem haver com o significado desses estilos na moda? TUDO, amiga!

Confira a diferença entre os termos e veja os exemplos que a Anna separou para ilustrar cada estilo.

Retrô: o novo com carinha de antigo

Você viu que esse termo está ligado a uma abreviação da palavra “retrógado”, certo? Algo retrógado significa algo que anda para trás, ou que se apresenta de trás para frente.

Pensando nesse sentido, fica claro o que é retrô. Na moda, é um estilo que faz referência às peças que são produzidas nos anos atuais, mas que carregam traços marcantes de estilos que fizeram sucesso em outras décadas.

Sabe aquela peça que você encontra em lojas de departamento que lembra um estilo de antigamente? Ela certamente é uma peça retrô, ou seja, uma peça nova, fabricada recentemente e que reinterpreta um estilo de antigamente.  O mom jeans, por exemplo, é uma peça retrô!

 

Vintage: o antiguinho de verdade

Lendo sobre a história do termo, é provável que você tenha pensado: o que vinhos antigos têm a ver com o significado da palavra ”vintage”? Tem tudo a ver, e nós podemos provar!

Assim como o termo servia para nomear vinhos antigos – especificamente com mais de duas décadas – o vintage possui o mesmo significado na hora de determinar esse estilo na moda.

Ele representa, de fato, peças antigas que continuam sendo utilizadas – e preservadas – nos dias atuais. Então aquela bolsinha antiga da sua vó, ou àquelas peças que você encontra em bazares em brechó, são peças vintage.

 

Essa é a principal diferença entre os conceitos. Enquanto o retrô está ligado às peças novas que carregam traços antigos, o vintage está ligado às peças que são, de fato, antiguinhas.

Agora confira como usar esses estilos no seu dia a dia!

 

Como usar esses dois estilos?

Agora que você já entendeu a diferença entre retrô e vintage, chegou a hora de descobrir como usar cada um desses estilos nos looks do dia a dia.

No vídeo do Ouse Todo Dia, a Anna mostrou alguns exemplos de peças e looks vintage. O primeiro exemplo foi uma comparação entre um sapato vintage e um retrô.

 

  • Sapato Vintage

 

  • Sapato Retrô

 

 

Conseguiu perceber a diferença entre os modelos? Apesar da semelhança, é possível perceber que o modelinho retrô é uma peça nova que se assemelha muito ao modelinho vintage, que é uma peça originalmente antiga adquirida em um brechó.

Agora, veja os looks que a Anna e a Sofia montaram com peças vintage e retrô. A ideia principal dessas produções foi mostrar que você é livre para usar os dois estilos da forma que preferir.

Você pode montar um look todo vintage, ou um look todo retrô, ou um look com peças retrô e peças vintage e vice e versa. Afinal, essas peças costumam combinar entre si, então vale usar a criatividade e curtir essa tendência do seu jeito.

 

  • Looks vintage

 

  • Looks retrô

 

E aí, entendeu a diferença entre os termos e peças? Agora vai ficar muito fácil de escolher o look de acordo com a estética que você deseja, além de poder compartilhar com várias pessoas que existe uma diferença, sim, entre retrô e vintage. Chique, hein?

Agora só falta você se inscrever no Mondaine Brasil para acompanhar todos os vídeos do Ouse Todo Dia. Corre lá!

Mondaine Brasil
Related Posts

Discussion about this post

  1. Nossa que gratificante ver que ainda temos conteúdos que valem a pena ser lidos. Em meio a tanta coisa ruim seu blog é uma ilha. Terminei a leitura feliz. Obrigado

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *