Outubro Rosa: como cuidar melhor de nós todos os dias?

É provável que você já tenha ouvido falar no Outubro Rosa, certo? De extrema relevância, o período serve, basicamente, para lembrar às mulheres sobre a importância de cuidar da saúde, amar os seus corpos e seguir hábitos próprios para evitar o desenvolvimento do câncer de mama.

Embora a campanha ocorra no Brasil há alguns anos, ainda existem pessoas que não conhecem, profundamente, o seu significado e como tal iniciativa pode ajudar a detectar precocemente a doença, bem como, elevar e empoderar a autoestima.

Além de pensar em moda e em beleza, para ser uma fashionista de carteirinha também é preciso ficar de olho nas pautas mais relevantes do universo feminino. Por isso, criamos um post especial sobre o assunto, para que você fique por dentro e, claro, comece a se cuidar agora mesmo. Bora lá!

Como surgiu o Outubro Rosa?

Assim que o 10º mês do nosso calendário se inicia, começamos a ver por aí uma série de propagandas voltadas ao famoso Outubro Rosa. Mas, vem cá, será que você conhece a origem dessa ação tão importante para a saúde feminina?

Aqui vai um breve resumo: internacionalmente conhecido como Outubro Rosa, esse movimento teve início nos Estados Unidos, ainda na década de 1990. Para simbolizá-lo, foi eleito o laço cor-de-rosa, um ícone criado pela Fundação Susan G. Komen e, posteriormente, distribuído aos colaboradores da 1ª Corrida pela Cura, que aconteceu em Nova Iorque, há quase 30 anos.

Essa fundação é a maior e mais relevante do setor, voltada exclusivamente ao câncer de mama. Desde a sua inauguração, a organização conseguiu financiar mais de US$ 920 milhões em pesquisas, além de fornecer mais de US$ 2 bilhões para o financiamento de programas em inúmeros países no mundo inteiro.

E após entender a relevância de conscientizar a população sobre a doença, muitas empresas e marcas super relevantes também abraçaram a ideia. Como exemplo, podemos destacar a NFL e a italiana Intimissimi. O objetivo é fazer com que as mulheres se conscientizem sobre a prevenção do problema e realizem o autoexame regularmente.

O Brasil e o Outubro Rosa

No Brasil, a campanha do Outubro Rosa apareceu em 2002. Na época, o Obelisco do Ibirapuera, em São Paulo, ficou todo iluminado em cor-de-rosa, servindo não somente para encantar a população, como também, para chamar a atenção para a causa.

Hoje, diversos pontos turísticos, nacionais e internacionais, recebem esse tipo de “decoração” durante o período, como uma maneira de dar mais visibilidade ao movimento. É uma maneira bonita e simples de criar uma referência visual e fazer com que o Outubro Rosa possa ser compreendido em qualquer cidade, estado ou país.

outubro rosa

Qual a importância da campanha para as mulheres?

Cuidar da saúde é fundamental, ainda mais, quando o assunto é o câncer de mama — o segundo tipo mais frequente entre o público feminino, perdendo apenas para o câncer de pele não-melanoma.

Isso significa que, todos os anos, há aproximadamente 25% novos casos da doença, segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA). Tais dados podem assustar bastante, é verdade. Porém, nem tudo está perdido: quando diagnosticada precocemente, essa complicação apresenta altíssimas chances de cura.

E é justamente aí que entra a importância do Outubro Rosa. Para prevenir e combater a doença, é interessante conversar com outras pessoas e esclarecer todas as dúvidas a respeito do tema. Inclusive, com o empoderamento feminino, boa parte das mulheres estão deixando a vergonha de lado e observando e aceitando mais os seus corpos — exatamente como eles são.

Fato este, que é essencial para estimular o autocuidado e fazer com que, cada vez mais, as mulheres encarem os seus corpos como verdadeiras jóias, intensificando assim, a busca por sinais ou manifestações que possam prejudicar a sua estética e o seu interior. Bacana, né?

outubro rosa

Como levar o Outubro Rosa para o dia a dia?

Até aqui, ficou claro sobre a importância do Outubro Rosa na conscientização e prevenção do câncer de mama? Esperamos que sim!

Além de se informar a respeito dessa pauta importantíssima e realizar o autoexame periodicamente, é fundamental seguir algumas práticas altamente eficazes para fugir do problema e garantir uma vida mais saudável e plena. Para descobrir quais são elas, é só continuar a leitura.

Fuja dos hábitos prejudiciais

Não tem jeito, amiga: se você deseja se prevenir contra o câncer de mama, é imprescindível evitar os hábitos nocivos à saúde, como ingerir bebida alcoólica em excesso ou fumar. Há quem imagine que, quando fumamos, somente o pulmão sofre com os efeitos do cigarro.

No entanto, o tabagismo pode aumentar — e muito — as chances de desenvolver problemas de saúde, sendo o câncer de mama o principal deles. Já quando não seguimos essa prática, conseguimos diminuir em 40% as chances do surgimento do problema.

outubro rosa

Visite o seu ginecologista sempre

Ainda que você seja uma fashionista pra lá de consciente e siga tooodas as recomendações fundamentais para se prevenir contra o câncer de mama, é sempre bom fazer aquela visitinha ao seu ginecologista de confiança.

Durante a consulta, o médico será responsável por analisar o seu histórico familiar e clínico, além do seu estilo de vida. Com essas informações em mãos, ele conseguirá estimar se há ou não chances de você desenvolver a doença — e, em caso positivo, o profissional criará uma estratégia específica para a sua prevenção.

outubro rosa

Mantenha um estilo de vida saudável

A melhor saída para se prevenir contra o câncer de mama (e também outras doenças), é seguir um estilo de vida saudável. Das práticas mais recomendadas pelos especialistas, está o programa regular de exercícios físicos e o consumo de alimentos com alto valor nutricional, como peixes, frutas, fibras, brócolis, repolho e couve.

Gordura e ingredientes muito açucarados? É melhor não! Alguns estudos recentes foram responsáveis por relacionar o consumo em excesso de gorduras com o aumento dos casos de tumores, tanto no Brasil, quanto no mundo. Não esqueça!

outubro rosa

Dica bônus

Por último, não deixe nunca — nunquinha mesmo — de se amar. E isso nada tem a ver com estar com o corpo dentro dos padrões exigidos pela sociedade, viu? Mas sim, de se cuidar e se proporcionar o que há de melhor: mais saúde, mais disposição e alimentos saudáveis.

Tudo isso, sem se esquecer da saúde mental. Cuidar da mente é extremamente importante para a prevenção de uma série de doenças, como o câncer de mama, além de ser fundamental ao longo de todo o processo de tratamento, por exemplo. Faça meditação, durma bem, esteja rodeada de pessoas queridas e, sempre que possível, mantenha a mente ocupada.

Com esses cuidados, além de evitar diversas complicações, você conseguirá se amar mais e fazer com que a sua autoestima vá para os céus. Empodere-se!

outubro rosa

E aí, fashion girl, gostou de saber mais sobre o Outubro Rosa e como cuidar do seu corpo? Agora que você já está atualizadíssima no assunto, aproveite para espalhar a ideia, compartilhar o post nas redes sociais e manter as suas amigas ligadíssimas no movimento. Vai valer a pena!

Mondaine Brasil
Related Posts

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *