Os 5 crimes de beleza pra você rever AGORA no seu dia a dia

Vamos falar a verdade? Todo mundo tem uma mania no dia a dia. Seja roer as unhas, dormir de maquiagem ou, até mesmo, pegar aquele batonzinho emprestado da amiga. E embora essas práticas pareçam inofensivas, diante dos olhos dos especialistas da área, elas podem ser extremamente prejudiciais à saúde. Ou seja, são considerados verdadeiros crimes de beleza

Abandonar tais hábitos não é uma tarefa fácil, a gente sabe. Porém, com um certo cuidado — e muita informação — é possível tornar a sua rotina mais saudável e muito prática. O segredo para o sucesso? Conhecer as principais atitudes abominadas pelos dermatologistas e  maquiadores e, claro, evitá-las ao máximo. Acredite: com um pouquinho de esforço e determinação será possível alcançar resultados incríveis e que, de quebra, farão com que o seu visual fique com um aspecto mais jovem e vivo. 

Por isso, fashionista, chegou o momento de pegar aquele seu cafezinho e anotar as nossas táticas exclusivas. A curto prazo, você verá como vai valer a pena seguir cada um desses passos milagrosos. Confira!

Crime #1: Dormir com a make no rosto

Fala a verdade: em algum momento da vida você já dormiu de maquiagem, não é mesmo? Pois bem! Quando tomamos essa atitude algumas vezes, pode até ser que ela não prejudique nossa pele. O perigo, no entanto, surge quando ela se transforma em um hábito. Explicamos o porquê: ao passar uma noite inteirinha com a make no rosto, os nossos poros entopem, facilitando assim, o surgimento das temidas espinhas ou cravinhos. 

Em alguns casos, também há a possibilidade de surgirem manchas, alta sensibilidade ou irritação. Nada legal! E se você achou que o pesadelo tinha acabado por aí, saiba que ainda tem mais.

Com o passar do tempo, essa prática permite que os resíduos da pele deteriorem o colágeno e a elastina presentes na região, favorecendo o temido envelhecimento precoce. Para evitar que isso ocorra, não tem segredo. Sempre antes de dormir, retire muito bem a maquiagem com um demaquilante específico para você. 

Também é importante aplicar um sabonete de limpeza facial e, se possível, recorrer ao uso do hidratante, que é excelente para evitar a perda de nutrientes, essenciais para o bom desempenho cutâneo. Só não se esqueça de consultar um médico capacitado para conferir quais são os produtinhos que você pode — ou não — aplicar. 

erros de beleza

Crime #2: espremer cravos e espinhas

Espremer espinhas e cravinhos é, realmente, irresistível. Mas, segundo a opinião de quem entende do assunto, a melhor saída é evitar. A razão para esse cuidado? A acne é tida como um processo inflamatório da cútis e, uma vez “cutucada”, pode fazer com que o quadro se agrave, estimulando a proliferação de bactérias. 

Nas situações mais graves, você ainda corre o risco de sofrer uma infecção e causar novas lesões. E o pior — dependendo da intensidade da “espremida”, é possível que, no futuro, o seu rosto fique repleto de manchas feias ou cicatrizes difíceis de serem removidas. 

Para se livrar de cravos e espinhas, a recomendação é esfoliar o rosto semanalmente, além de utilizar sabonetes faciais próprios para essa finalidade. Existem ainda alguns excelentes produtos no mercado para “secar” as espinhas, fazendo com que elas sumam mais rapidamente do que o normal. 

erros de beleza

Crime #3: compartilhar a make

Sabe aquele batonzinho emprestado da amiga? Ou então, aquele pó compacto que você pediu, gentilmente, para uma colega de trabalho, “só para quebrar um galho”?

Muita atenção! Ainda que não perceptíveis a olho nu, esses produtos carregam inúmeros fungos, bactérias e vírus, que são altamente transmissíveis e podem se tornar verdadeiros causadores de doenças. Herpes labial, sapinho e, até mesmo, a gengivite são bons exemplos disso. 

Se não quer uma dor de cabeça desse tipo, considere, desde já, abolir esse crime de beleza e elaborar uma nécessaire caprichada, com todos os itens must have para o dia a dia. 

erros de beleza

Crime #4: usar cosméticos fora do prazo de validade

Há quem acredite que usar um produto vencido não é nada demais. Porém, por trás desse hábito inocente, existe um perigo escondido. Além de apresentar uma pigmentação e cheiro diferenciados, os cosméticos que já saíram do prazo de validade podem causar problemas graves na sua pele. São eles: 

  • alergias severas; 

  • irritações; 

  • dermatites; 

  • manchas diversas. 

Antes de aplicar o produto, verifique sempre o seu prazo de validade e, caso o mesmo tenha vencido, não pense duas vezes e o jogue fora. Batons, lápis de olho, delineadores e rímeis são ainda mais perigosos. Todo cuidado é pouco! 

Fora isso, certifique-se de que todos os seus pincéis de maquiagem estão sempre limpinhos e livres de resíduos. Quando não higienizamos esses acessórios devidamente, aumentamos as chances de haver acúmulo de bactérias entre as cerdas — fato que também é capaz de estimular o surgimento de cravos e espinhas.

Segundo os dermatologistas e profissionais de beleza, o ideal é lavar tooodos os pincéis, pelo menos, a cada 2 meses, sempre utilizando um sabonete neutro ou produtos desenvolvidos especialmente para essa finalidade. 

erros de beleza

Crime #5 seguir hábitos não saudáveis 

Engana-se quem imagina que, para manter uma pele bonita, basta aplicar alguns produtinhos no rosto antes de dormir. Grande ilusão! Para quem não sabe, a cútis é capaz de evidenciar, exatamente, como está a nossa saúde. Ou seja, se nos alimentamos mal ou ingerimos bebidas alcoólicas em excesso, ela será a responsável por mostrar alguns desses hábitos.

Quer ver só? Um dos grandes vilões de uma pele saudável é o cigarro. Quando presente em nosso organismo, a nicotina interfere, diretamente, no brilho do rosto, deixando-o mais amarelado, seco e opaco.

O mesmo vale para o consumo de alimentos extremamente açucarados ou industrializados — que conseguem acelerar o processo de envelhecimento e deixar o visual mega flácido e repleto de rugas e linhas de expressão. 

Para ficar bonitona por mais tempo, considere seguir uma rotina saudável, sempre bebendo bastante água, dormindo bem e, principalmente, fugindo de tudo o que é nocivo à saúde. 

erros de beleza

E aí, amiga, curtiu conhecer os principais crimes de beleza e como contornar cada um deles? Agora, é só ficar esperta e começar a investir na sua saúde. As vantagens são inúmeras!

Para continuar por dentro de outras dicas incríveis, aproveite para seguir a gente no FacebookInstagram, Twitter e YouTube!

Mondaine Brasil
Related Posts

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *