Moda como identidade? Entenda no Ouse Todo Dia

As nossas escolhas dizem muito da nossa personalidade, não é? Da mesma forma, a escolha do que consumidos e vestimos também diz muito sobre nós.

Isso porque a moda é uma linguagem e, sendo assim, é capaz de expressar nosso estilo e personalidade.

E a escolha que fazemos do que vamos vestir em determinada ocasião não é feita por acaso. Há uma série de fatores, como nosso humor, preferências pessoais, emoções e gostos, que influenciam nessa e em outras escolhas.

E, neste vídeo, as Youtubers do Ouse Todo Dia, Anna e Sofia, falam um pouco sobre a moda como identidade.

A moda como linguagem

A moda constrói significado a partir de seu contexto histórico e sociocultural. E é por meio de processos ligados a esse contexto que ela se mostra como uma linguagem.
E, assim como o domínio de uma língua nos permite criar mensagens mais elaboradas, ter o domínio da linguagem da moda nos permite pensar roupas e combinações mais criativas e que tenham a ver com a mensagem que desejamos passar.

Pensar na moda como algo capaz de comunicar mensagens e informações sobre nós faz com que a enxerguemos de uma forma diferente.

Estando conscientes dessa capacidade, e entendendo a moda como extensão das nossas ideias, damos maior importância à escolha do que vestimos.

O fato de nossas roupas permitirem uma projeção da imagem que desejamos passar já suscitou diversos estudos científicos e pesquisas de psicologia. O objetivo é entender qual o real impacto que o vestuário tem na nossa comunicação.

Expressando nossa personalidade

É bem comum que façamos escolhas considerando o tipo de mensagem que desejamos passar.
Uma pessoa com personalidade mais ousada, por exemplo, pode gostar de explorar tons mais vibrantes e combinações chamativas. Por outro lado, uma pessoa mais séria e reservada pode preferir combinações mais sóbrias, evitando excessos e extravagâncias.

As peças que usamos comunicam nossa classe social, profissão, idade, nossas preferências e outras informações sobre nós.

Mesmo que a moda não seja considerada como elemento fundamental por alguns, não dá para negar que ela pode ser uma chave para compreender a personalidade das pessoas.

Entendendo melhor o contexto histórico

Vamos ver um pouco de história?
Essa dinâmica pode ser melhor entendida se consideramos o contexto histórico da moda. Na época da Renascença, na Europa, era possível distinguir as classes sociais por meio das roupas.

O uso de cores e estilos diferenciados era restrito a grupos com maior poder aquisitivo. Assim, pobres e plebeus eram facilmente identificados por conta das roupas que usavam.

Esse cenário começou a mudar apenas com a ascensão da burguesia. Além disso, o surgimento da indústria cultural colaborou para que uma nova lógica de produção de moda emergisse.

Esses fatos nos mostram como a moda vem desde muito tempo da história cumprindo o papel de reforçar a identidade de grupos e pessoas.

A moda como formadora da identidade

Como você pode perceber, a moda não desempenha apenas o papel de expressar nossa personalidade. Mas também pode ser considerada uma formadora da identidade de grupos e tribos.

Ela contribui ao encontrar formas para expressarmos nossa identidade para o mundo. E, dessa forma, aproxima aquelas pessoas que se inspiram no mesmo estilo.

A comunicação permitida pelos signos presentes em nossas roupas extrapola o individual e tem ainda uma abordagem social e histórica.

Vale lembrar que a moda é capaz de traduzir momentos da história da humanidade, sendo sempre um reflexo do que as pessoas vivem em determinada época.

Em outras palavras, a moda aponta para a existência e evolução dos homens na história.

Dessa forma, ela se insere na demarcação de grupos e classes sociais, atribuindo significados culturais ao vestiário.
Por conta do contexto midiático que vivemos, a moda passou a ter ainda mais impacto com seu apelo comunicativo, estando relacionada aos processos de imitação e diferenciação entre indivíduos.

E o mais interessante é buscar entender, por meio das roupas, costumes de nossos antepassados e também aspectos íntimos da nossa identidade.

E então, já parou para pensar o que suas roupas dizem sobre você?

Para acompanhar mais conteúdos como este, se increva no canal Mondaine Brasil, no YouTube, e siga o instagram @mondainebrasil!

Mondaine Brasil
Related Posts

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *