Midsize: tudo sobre o “novo” tamanho do momento

Todo mundo já está mais do que por dentro do termo “plus size”, que diz respeito a um tipo de corpo e, consequentemente, ao tamanho de muitas roupas. Como o mundo da moda está sempre se reinventando, felizmente, procura soluções para se tornar mais democrático. E foi a partir desse pensamento que, há pouco tempo, surgiu o conceito de midsize.

Em tradução, ele quer dizer “tamanho médio” e, na prática, se refere aos corpos que não são nem considerados gordos, nem magros, ou seja, “o meio termo”. Acredite: com essa palavrinha, muitas mulheres conseguem se identificar e, com isso, se sentem mais representadas no universo fashion.

Exatamente por essa razão, resolvemos apresentar a você mais sobre a novidade — desde a sua origem, até a importância e seus tipos de numeração. Acompanhe o post para ficar por dentro e se atualizar com a gente!

A origem do midsize

Aos poucos, o midsize está sendo mais conhecido e comentado. Mas, para que você também entenda o que isso significa, vamos explorar a sua origem. Em resumo, o termo faz parte do movimento conhecido como “body positive”, em que os seus adeptos procuram quebrar os padrões estéticos impostos e, a partir disso, aceitar seus corpos sem culpa.

A palavra surgiu graças a Amy Schumer, uma comediante estadunidense, que não se identificava com a moda plus size e, tampouco, com aquela tida como “padrão”. Foi então que ela criou uma palavra para se encaixar e conquistar mais representatividade.

O tempo passou e o termo só ficou famoso por volta de 2018. Nesse período, Anushka Moore foi a responsável por criar o Midsize Collective — um perfil no Instagram que aborda tudo sobre a moda midsize. Lá, é possível conferir fotos de modelos e demais influenciadoras que estão adotando esse rótulo em seus canais, a fim de inspirar outras mulheres.

No Brasil, porém, o conceito ainda está um pouco tímido, mas já vem ganhando adeptas e a previsão é que esse número cresça cada vez mais.

Midsize: tudo sobre o "novo" tamanho do momento

As características do midsize

Quando falamos em midsize é comum surgirem dúvidas sobre a numeração. Aqui, podemos dizer que o termo faz referência a corpos que estão entre os trajes 40 e 46. Ou seja, o clássico corpo brasileiro, formado por pernas grossas e quadril mais largo.

De modo geral, essas mulheres se sentem confortáveis ao usar looks em tamanho M ou G. Ainda assim, vale lembrar que não existe uma constância dessas medidas e, vez ou outra, a variação de marcas pode ser grande.

Um fato curioso — e que pode causar estranhamento entre as consumidoras — é que, muitas vezes, as pessoas que se enquadram nesses tamanhos são vistas como plus size.

Isso acontece, especialmente, em campanhas publicitárias que usam modelos com medidas médias para vender mais. Por isso, é muito importante se conscientizar, se empoderar e cobrar reconhecimento e representatividade do mercado.

Midsize: tudo sobre o "novo" tamanho do momento

Como se descobrir midsize

Em meio a tantas campanhas publicitárias que exibem mulheres magras e gordas, muitas pessoas não conseguem se sentir representadas pelos padrões midiáticos. São mulheres que estão, exatamente, no “meio termo” e, muitas vezes, sentem que há algo errado com os seus corpos por não se encaixarem em nenhum nicho.

E se você já se viu nesse “limbo” é provável que também faça parte da turma do midsize. No entanto, para ter essa certeza é preciso investir no autoconhecimento, além de fazer certas perguntas básicas. A seguir, mostramos quais são elas:

  • eu me sinto representada no padrão plus size ou magro?;

  • eu sofro gordofobia?;

  • eu me sinto acolhida com o midsize?;

  • com o midsize, eu sinto facilidade para encontrar mais amor próprio e aceitar meu corpo?;

  • as roupas midsize apresentam um caimento melhor em minhas produções?

Dica de amiga

É provável que esse processo não seja tão simples assim. Muitas mulheres levam um bom tempo até se identificarem com um padrão ou movimento específico. O que importa é se sentir bem e livre, além de amar o seu corpo e quem você é.

Midsize: tudo sobre o "novo" tamanho do momento

As principais influenciadoras digitais midsize para se inspirar

Ainda não sabe o que é uma modelo midsize? Está em busca de mais inspirações? Tudo bem! Agora, chegou o momento de conhecer algumas influencers que se identificam com o tamanho médio e, dia após dia, estão incentivando outras mulheres a também praticarem a autoaceitação. Bora conhecer essas divas!

Nanna Fernandes 

Ao falarmos sobre mulheres midsize brasileiras, Nanna Fernandes se destaca. Blogueira, ela possui um perfil no Instagram que fala bastante a respeito dessa temática. Frequentemente, a influencer também compartilha algumas experiências pessoais e dicas de moda com as suas seguidoras. O foco é fazer com que o seu conteúdo dê mais visibilidade ao público que se identifica com esse padrão.

Midsize: tudo sobre o "novo" tamanho do momento

Marielli Mallman

Quer conhecer outra mulher fantástica e que compartilha muito conteúdo sobre midsize na internet? Marielli Mallman é uma delas. Digital influencer e youtuber, a jovem é superconhecida por criar posts incríveis sobre skincare, decoração e moda democrática.

Ao segui-la, você ainda aprenderá muito sobre consumo consciente e como seguir um lifestyle mais tranquilo e despojado. Vale conferir!

Midsize: tudo sobre o "novo" tamanho do momento

Anushka Moore

Acima, falamos rapidamente sobre Anushka Moore — a mulher responsável por popularizar o termo midsize. Mas afinal, quem é ela?

Criadora de conteúdo digital, a gata mora na cidade de Manchester e, atualmente, trabalha como estilista para uma marca responsável por capacitar mulheres a se vestirem perfeitamente para entrevistas de trabalho.

Além de ser fundadora da página que popularizou o termo midsize, seu trabalho ganhou notoriedade em vários veículos importantíssimos de comunicação, como ELLE, The Telegraph e BBC. Poderosa!

Midsize: tudo sobre o "novo" tamanho do momento

Antes de finalizar, é preciso ressaltar que todas as mulheres são diferentes. Ainda que existam padrões e numerações de roupas para facilitar o nosso dia a dia, cada pessoa é única e nenhum corpo será 100% igual ao outro.

Fora os nossos traços físicos, existem outras características que se diferem, como a personalidade, gosto e por aí vai. Assim, nos tornamos ainda mais belas e especiais.

Com esse post especial, esperamos que você, fashionista, tenha entendido mais sobre a onda midsize. Se você curtiu a leitura e deseja continuar se aprofundando nesse mundo, aproveite o momento para conferir o nosso vídeo no YouTube que fala TUDO sobre Moda e Identidade. ?

Mondaine Brasil
Related Posts

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *