Kit Festa Junina em casa: dicas de receitas, looks & muito mais!

É isso mesmo que você leu, fashion girl: acabamos de dar início à temporada de quadrilhas, comida da boa e muitas músicas típicas. Por isso, esse post será to-di-nho especial sobre o assunto, para que as nossas leitoras saibam como montar um belo Kit Festa Junina.

E nada de estranhar, hein? Mesmo durante o isolamento social, existem alguns truques que podem ser colocados em prática para quem não deseja que essa data comemorativa passe despercebida. Além dos pratos, pra lá de deliciosos, vamos ensinar como preparar encontros com os amigos & familiares, além de montar aquele look de respeito e que tem tudo a ver com o clima de São João.

Ou seja, faça chuva, faça sol ou quarentena, estaremos SEMPRE animadas e não deixaremos a “peteca cair”. Para saber mais, continue acompanhando a leitura e veja as dicas incríveis que separamos. Vai ser demais, sô!

Festa Junina: um pouquinho de conhecimento

Todo brasileiro já ouviu falar sobre a tal da Festa Junina. E antes de saber como criar looks ou preparar comidinhas típicas, que tal se aprofundar nessa celebração e entender melhor a sua origem?

Em terras brasileiras, essa festa é comemorada desde o século XVII, sendo considerada a maior do país — perdendo lugar apenas para o Carnaval. Segundo os historiadores, a celebração é originária do culto a deuses pagãos, mas, com o passar do tempo, acabou sofrendo algumas influências do catolicismo. Durante a sua comemoração são enaltecidos alguns santos católicos, como São João, Santo Antônio e São Pedro.

Outro ponto interessante é que essas festas foram trazidas graças aos portugueses, ainda no período colonial. De lá para lá, elas sofreram influências das culturas indígena e africana, ficando mais com a carinha dos brasileiros. Também chamadas como festas “caipiras”, elas começaram a ficar conhecidas no nordeste, região onde acontece a maior festa de São João do país, no estado da Paraíba. Bacana, não é?

 

Kit Festa Junina: aprenda como montar o seu

Como sabemos, a Festa Junina é uma comemoração completa. Ao participar de uma celebração como essa, é comum encontrarmos uma trilha sonora típica, além de comidinhas tradicionais e, claro, pessoas vestidas como “manda o figurino”.

Uma vez em isolamento social, será possível levar um pouquinho dessa vibe para a sua casa. É só apostar em nossas recomendações abaixo e arrasar!

Começando pela cozinha

É só falar em festa junina que, imediatamente, lembramos daqueles pratos maravilhosos e repletos de sabores caipiras. Normalmente, eles são compostos por milho-verde, coco, amendoim, mandioca e outros ingredientes que fazem toda a diferença no resultado. O melhor? Eles são superfáceis de preparar. Confira duas opções!

Pé-de-moleque

Esse é um doce típico do Brasil, que teve origem no século XVI e, inicialmente, era feito com cana-de-açúcar. Hoje em dia, porém, a sua receita leva açúcar.

Você vai precisar de:

  • 500 g de amendoim descascado e torrado;
  • 1 lata de leite condensado;
  • 1/2 kg de açúcar;
  • 3 colheres de sopa de manteiga ou margarina.

Preparando

Coloque o amendoim, o açúcar e a manteiga ou margarina em uma panela. Leve ao fogo médio e vá mexendo sem parar. Assim que formar um caldo, coloque o leite condensado e mexa até que o fundo solte da panela. Por último, coloque a mistura em uma forma untada, espere esfriar e corte em quadradinhos.

Milho cozido

Quem aí não curte um milho bem quentinho com manteiga para se deliciar durante uma Festa Junina? A seguir, a gente te conta como preparar essa receita mega simples.

Você vai precisar de:

  • 4 espigas de milho;
  • sal a gosto;
  • 4 colheres de sopa de manteiga;
  • 1 dente de alho;
  • 1/2 colher de chá de páprica
  • picante.

Preparando

Em um potinho, misture a manteiga, o sal, o alho e a páprica. Lave as espigas de milho muito bem. Depois, coloque cada uma em uma grelha elétrica ou na churrasqueira. Assim que a superfície começar a tostar, vire a espiga com a ajuda de uma pinça ou pegador de cozinha. Quando tudo estiver pronto, sirva com a manteiga temperada. Delícia!

kit festa junina

 

Pense na playlist

Para uma Festa Junina caprichada, a música típica não pode ficar de fora. E, ao contrário do que se imagina, não é necessário se limitar à clássica trilha sonora de quadrilha.

Você pode, por exemplo, se jogar em um som caipira ou colocar o seu artista sertanejo para tocar. Portanto, capriche na música!

kit festa junina

Em algumas plataformas, como o YouTube ou o Spotify, é fácil encontrar essas opções. Escolha a sua preferida, aumente o som e a comemoração já poderá ser iniciada.

Aproveite e curta nossa playlist!

Monte um look arrasador

Como estamos #EmCasa, a melhor saída é investir em um look junino bem confortável. Esqueça os vestidos apertadíssimos, o salto alto ou as saias curtas. Para ter conforto e conseguir se divertir é bom investir nos seguintes elementos:

  • cropped floridinho;
  • camisa xadrez;
  • t-shirt com nó na ponta;
  • calça jeans mom ou destroyed;
  • tênis ou coturno.

Também é interessante pensar em outros elementos do visual e que são ótimos para reforçar o figurino. A maquiagem é um deles. Nessa ocasião, se jogue sem medo no batonzão vermelho, passe um rímel poderoso e não economize no blush. Se quiser, ainda é válido caprichar no penteado. O rabo-de-cavalo e a clássica maria-chiquinha são ótimas alternativas.

kit festa junina

 

Reúna a galerinha

Conseguiu preparar os quitutes e o visual está finalizado? É o momento de convidar os seus amigos e familiares que estão longe para também participarem da brincadeira. Nas últimas semanas, as pessoas estão utilizando bastante o Zoom Meetings, além do Skype ou Hangouts. Todas essas opções são gratuitas, acessíveis e permitem que os usuários realizem encontros por áudio e vídeo.

Ah, e mais: se quiser uma confraternização para ninguém colocar defeito, considere montar uma decoração no ambiente onde será realizada a sua videochamada. Bandeirinhas de papel colorido, ilustrações de fogueiras e cordão de luzes conversam muito bem com esse clima.

kit festa junina

 

E aí, gatinha, preparada para montar o seu Kit Festa Junina e não deixar essa comemoração passar em branco na quarentena? Com cuidado e um pouquinho de carinho, você conseguirá organizar todos os detalhes e aproveitar ao máximo esses momentos com os seus amigos & familiares — mesmo de longe.

Agora, não se esqueça de compartilhar o post nas suas redes sociais e deixar a tchurma por dentro. Eles também merecem conferir esses truques! ?

Mondaine Brasil
Related Posts

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *