É tempo de se reconectar com a sua essência. E acredite, isso tem tudo a ver com moda!

como se reconectar com a minha essência

 

O fim do ano é conhecido como aquele período do calendário exclusivo para celebrar o amor e a espiritualidade. E durante a época, não é difícil encontrar pessoas que decidam investir no autoconhecimento, reavaliando as suas atitudes e construindo novos caminhos. Provavelmente, em algum momento, você também já deve ter se perguntando “qual é a minha essência”, certo?

A princípio, essa questão — qual é a minha essência — parece não estar nem um pouco relacionada com a moda, mas acredite: ao identificar quem você é e o que espera do mundo, muita coisa pode mudar — inclusive, a sua maneira de se vestir.

Então, que tal aproveitar essa tendência introspectiva e se conhecer um pouquinho mais? Hoje, o nosso post foi criado justamente para isso: te ajudar a fazer um balanço final do ano e mostrar o que o universo pode te oferecer de melhor no próximo. Vem descobrir com a gente! 

Minha essência: uma moda com propósito

Muito além dos looks descolados e roupas de grife, a moda carrega uma ferramenta super valiosa: a da expressão. Assim como acontece com as artes, o universo fashion serve para transmitirmos ao mundo um pouquinho da nossa personalidade, ideias e sentimentos.

Em alguns casos, a combinação de roupas ainda consegue ajudar muitas pessoas a lidarem com os seus traumas ou experiências frustrantes ao longo da vida. Por isso quando nos perguntamos “qual é o meu estilo”, estamos tudo a ver com a moda.

O conceito faz tanto sentido, que algumas organizações já estão investindo em cursos exclusivos para essa finalidade. A Free Free, por exemplo, foi uma iniciativa brasileira, do Núcleo de Gênero do Ministério Público, em parceria com a YS Creative Studio, que teve como objetivo, ajudar mulheres, vítimas de abusos, a utilizarem a moda para reconstruir as suas imagens, melhorando assim, a confiança e autoestima.

Ao longo das atividades, as participantes tiveram a oportunidade de se reconectarem com as suas essências e fazerem o escambo de peças que não lhes serviam mais, seja física ou emocionalmente. Não é demais?

Foto: Reprodução

A consciência social que invadiu as marcas

Não se engane, viu? Essa onda de autoconhecimento vem atingindo até mesmo as marcas. Muitas delas estão mudando o seu posicionamento no mercado e buscando criar produtos capazes de transmitir uma mensagem positiva e social aos seus consumidores.

Essa mudança pode ser notada desde as empresas que investem no slow fashion àquelas que estão abrindo mão das matérias-primas de origem animal. Exemplos não faltam. Nomes famosos na indústria da beleza, como a Lush, já abraçaram a trendy do eco-friendly.

Em um de seus espaços, em Milão, a loja, baniu o uso de embalagens de plástico ou papel. Além disso, a empresa vem oferecendo palestras e eventos sobre pautas sustentáveis para educar cada vez mais o seu público. In-crí-vel!

Foto: Reprodução

Outro exemplo bacana é o das marcas que apostam todas as fichas na diversidade. São empresas que trabalham com modelos que fogem do padrão estipulado pela mídia, produzem roupas sem gênero, com extrema valorização da mão de obra e, inclusive, com estampas que trazem mensagens ativistas.

Uma delas é a Basico.com, que desenvolveu uma linha de camisetas para a campanha Sim à Igualdade Racial. As peças vendidas tiveram a renda revertida para projetos especiais de inclusão. Juntas, essas mudanças nos mostram que, agora, a moda não se limita ao consumo, mas procura aflorar atitudes positivas em cada um de nós.

Foto: Reprodução

Meu estilo: como se encontrar no universo fashion

Com essa chuva de transformações, a cada dia, a nossa essência está mais à flor da pele. Muitas regras de styling estão sendo deixadas para trás, dando lugar a um novo discurso: o da autoaceitação. As pessoas querem ser como elas são, sem que o mercado ou a mídia tenham que ditar a melhor maneira de se vestirem. Tudo isso, é claro, reflete diretamente nos nossos looks e na forma como enxergamos a moda.

A melhor maneira de se libertar das imposições sociais é respondendo uma pergunta básica: “qual a minha essência?”. Ao identificar essas características, você terá mais facilidade para usar as roupas que realmente têm a ver com o seu perfil — estejam elas dentro das tendências ou não. Nada te impede de usar aquela peça que está bombando no street style, desde que você se sinta bem com ela. E isso é o que importa, no fim das contas.

Para ajudá-la nessa etapa revolucionária , listamos alguns mandamentos valiosos e que, com certeza, deixarão o seu 2019 fashion mais livre, leve e solto. Ao se perguntar “qual é o meu estilo”, se liga nessas dicas:

  • conheça a sua rotina e os ambientes que mais frequenta;
  • livre-se das roupas que não usa mais;
  • consuma de forma consciente: evite comprar por impulso e conheça a trajetória das suas marcas preferidas;
  • adquira peças versáteis e funcionais, ou seja, aquelas que podem ser usadas em inúmeras produções e que você realmente tem o prazer de usar;
  • inspire-se! pegue referências de moda de pessoas perto de você, como a sua mãe, irmã, amiga… Evite inspirações irreais! 
  • conheça o seu corpo: saiba identificar o que você tem de melhor e que deseja valorizar;
  • use roupas capazes de transmitir quem você é e o que sente;
  • aceite as mudanças: nem sempre, teremos um único estilo para seguir. Às vezes, acordamos com uma pegada romântica, outras, com um estilo esportivo — e está tudo bem!

Pode confiar: ao seguir essas dicas, você vai começar o caminho certo pra descobrir a sua essência. Liberte-se!

E aí, fashion girl, curtiu o nosso post especial para te ajudar a começar 2019 com cheia de good vibes? Aproveite a leitura e siga a gente nas redes sociais: Facebook, Instagram e Pinterest!

Mondaine Brasil
Related Posts

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *