Compras conscientes: o que são e como praticar?

Falar sobre compras conscientes nunca esteve tão em alta — especialmente, em se tratando de moda. De acordo com a Agência de Proteção Ambiental dos Estados Unidos (EPA), a indústria têxtil é uma das que mais exploram os recursos naturais do planeta. Nesse processo, também há muito desperdício de água, além do uso de componentes químicos para lavar as peças. Juntas, essas práticas acabam sendo devastadoras para o nosso planeta.

Por isso, fashion girl, todo cuidado é pouco. Se você deseja fazer as suas compras e, ainda assim, contribuir para um mundo melhor, este é o momento para repensar os seus hábitos e abraçar as inúmeras possibilidades que o consumo consciente tem para oferecer. Hoje em dia, não faltam opções para quem deseja fazer as chamadas “comprinhas do bem” — brechós, marcas de slow fashion e handmade são bons exemplos.

Assim, te convidamos a iniciar 2021 de um jeito diferente. Neste post, vamos te contar os detalhes das compras conscientes e algumas dicas para adicionar, aos poucos, esse hábito em sua vida. Vamos lá!

Afinal, o que é uma compra consciente?

Não dá outra: em diversos setores do mercado, a pauta das compras conscientes está bombando. Mas, antes de começar a descobrir as maneiras de fazer o seu “consumo do bem”, o primeiro passo é entender o que, de fato, é esse hábito.

De modo geral, podemos dizer que tal movimento se opõe ao consumismo desenfreado e intensificado após o surgimento das fast fashions. Diante disso, em vez de vender o máximo de itens possíveis em um curto período, essa nova tendência busca promover uma reflexão entre os consumidores.

Afinal, será que adquirimos somente aquilo que realmente precisamos? Fora essa, diversas outras questões são levantadas para facilitar o processo de compra e, inclusive, impedir que os clientes gastem dinheiro sem necessidade. São elas:

  • você tem orçamento disponível para essa compra?

  • existem alternativas mais econômicas no momento?

  • você já se aprofundou nos processos de produção do produto?

Ao fazer essas perguntinhas, conseguimos barrar o impulso das compras. Em vez disso, é possível analisar a nossa verdadeira situação atual e necessidades, fugindo dos gastos exagerados e do consumo desenfreado. Demais!

Compras conscientes

A moda sustentável

Dentro do consumo consciente, também é preciso falar sobre a moda sustentável. Em linhas gerais, essa ideia defende que haja o mínimo possível de impacto ambiental nos processos de fabricação e aquisição de roupas, calçados e acessórios.

Com ele, conseguimos, aos poucos, diminuir a poluição gerada pela produção das peças, optando por uma matéria-prima de qualidade, natural e com alta possibilidade de reciclagem.

Os benefícios

Sem dúvida, existem vários pontos positivos ao mergulhar de cabeça nesse movimento. Te contamos já quais são eles:

  • é possível contribuir para a diminuição de lixo no planeta;

  • você conseguirá economizar mais;

  • há grandes chances de valorizar a produção de roupas local;

  • você irá adquirir produtos de maior qualidade e, logo, que podem durar mais;

  • o seu closet continuará repleto de estilo e por dentro das novidades do setor.

Compras conscientes

4 dicas mágicas para praticar compras conscientes no dia a dia

Agora que você já está por dentro da importância das compras conscientes, chega o momento de, finalmente, descobrir como aplicar essa trend em sua rotina.

Antes de tudo, adiantamos que não há segredo: é importante seguir à risca as nossas recomendações para se adaptar ao novo estilo de vida e, com isso, torná-lo parte natural de seu comportamento. Espia só!

1. Acabe com os gastos supérfluos

Quem aí resiste a uma boa promoção? Nós sabemos que, muitas vezes, um desconto tentador nos faz cometer loucuras em um shopping e, com isso, acabamos gastando mais do que deveríamos ou compramos objetos desnecessários.

Por essa razão, é sempre importante ficar de olho em seus gastos. Antes de realizar qualquer aquisição, analise atentamente o produto para saber se, de fato, ele será útil em seu dia a dia. E isso vale para tudo, viu: roupas, sapatos, acessórios e cosméticos estão na lista.

2. Prefira os tecidos ecológicos

Pouca gente sabe, mas o jeans e o algodão são os piores tecidos para o meio ambiente. O motivo? Durante os seus processos de produção, milhares e milhares de litros de água são desperdiçados. Em paralelo, estão ainda as versões sintéticas, igualmente prejudiciais, que são produzidas com petróleo. Esse é o caso do nylon e do acrílico.

Diante disso, uma solução para garantir compras conscientes é também analisar a procedência do material de seus looks. Atualmente, existem vários tecidos considerados eco-friendly e com diversos certificados ambientais. Entre eles, destacamos os fabricados a partir de garrafas PET e os com fibras orgânicas.

Compras conscientes

3. Prefira o tingimento natural

No mercado de moda atual, também é possível adquirir trajes com tingimento natural, sabia? Com essa técnica, o pigmento é incapaz de impactar negativamente o meio ambiente ao ser descartado — evitando assim, a contaminação da água e do solo.

Ao fazer as suas compritchas, procure sempre saber quais foram os métodos de coloração utilizados em cada peça, Veja ainda, se as tintas aplicadas no processo são atóxicas e naturais.

4. Compre em brechó

Foi-se o tempo em que comprar em brechó era visto como algo “cafona” ou “ultrapassado”. Muito pelo contrário: hoje em dia, muitas fashionistas vêm garimpando peças descoladex nessas lojas, a fim de encontrar itens exclusivos e que, de quebra, estimulem as compras conscientes.

Nesses locais, você encontrará itens para todos os estilos — sejam eles com um toque retrô ou não. Outra possibilidade, é adquirir roupas de marcas que abraçam a pauta ambiental (slow fashion e upcycling) ou que oferecem incentivos para organizações que realizam atividades sociais.

Bônus

Por último, e não menos importante, analise detalhadamente a qualidade de seus trajes. O segredo é investir em tecidos de boa procedência e excelente caimento para que eles durem bem mais em seu armário.

Aproveite também para adquirir peças atemporais, ou seja, que nunca saem de moda e podem ser reaproveitadas em toda e qualquer temporada. Vai ser mara!

Compras conscientes

E aí, gatinha: depois de se aprofundar no assunto você já se sente preparada para fazer as suas compras conscientes? Por aqui, estamos em uma supertorcida! 

Já para dividir essas dicas com mais pessoas, não deixe de compartilhar o post nas redes sociais. As suas amigas também merecem participar dessa tendência! ?️

Mondaine Brasil
Related Posts

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *