Como usar bandana: o acessório que voltou ao look das celebridades!

Diz aí, fashionista: você sabe como usar bandana? De uns tempos para cá, você deve ter notado inúmeras tendências que estão fazendo a cabeça — literalmente — das fashionistas, não é mesmo? Chapéus de palha super charmosos, óculos espelhados e, até mesmo, o bucket hat são alguns dos elementos mais falados do momento. Contudo, nenhum deles promete fazer tanto sucesso no verão 2020 quanto a boa e velha bandana.

E-xa-ta-men-te, amiga! Segundo os looks de celebs badaladas, como Gigi Hadid e Rihanna, o item será figurinha carimbada durante as altas temperaturas. Mas, por outro lado, existem algumas meninas que ainda não sabem como usar bandana, esse item tão moderninho e versátil. Afinal, a bandana pode ser utilizada apenas na cabeça, ou há outras formas de uso?

É justamente sobre isso o que falaremos no post de hoje. Vem com a gente, descubra mais sobre essa novidade (não tão nova assim) e crie looks estilosíssimos com o tecidinho que já conquistou o seu lugar no street style!

Bandana: a volta de um acessório icônico

Você não precisa ser uma expert em moda para já ter visto uma bandana por aí. E não se engane, viu? A história do acessório é bem mais antiga do que você imagina. De acordo com os registros, o item começou a ser usado pelos marinheiros e piratas, lá no século XVIII. Mais tarde, o elemento acabou sendo difundido no velho oeste, como uma maneira que os cowboys encontraram para proteger os seus rostos contra o suor e a poeira.

O lencinho era produzido com o tradicional tecido cashmere mas, em 1920, o estilista Paul Poiret resolveu diversificar, criando os modelos que conhecemos atualmente. No mesmo período, as mulheres também começaram a usá-lo, só que em volta da cabeça, como uma maneira de criar combinações mais estilosas e também proteger o rosto das altas temperaturas.

como usar bandana

O tempo passou e a bandana sofreu várias repaginações. Mas, o que ninguém esperava é que o acessório fosse ficar famoso mesmo nos anos 90 graças aos pop stars. Snoop Dogg, Pharrell e Usher, por exemplo, foram alguns dos que usaram e abusaram do elemento. Em outro nicho, no rock and roll, artistas como Axl Rose também ajudaram a popularizar este item tão atual.

Em seguida, foi a vez dos anos 2000 brilharem. Se você viveu bem a época, com certeza se lembra dos looks icônicos de Jennifer Lopez, Britney Spears, Beyoncé vestindo bandanas das mais variadas cores. Muitas dessas divas, inclusive, aproveitaram para usá-la como um top, substituindo a tradicional blusinha com a barriga de fora. Há muitas maneiras de como usar bandana, viu?

Com a volta da virada do milênio para o street style, parece que a bandana começou a dar as caras em muitas produções mundo afora — com jeans, camisetas, moletons e, pasmem: até com casacos mais pesadões ou alfaiataria. É demais!

como usar bandana

Como usar bandana e garantir um look incrível?

Não é difícil encontrar uma produção que carregue essa tendência. Ainda assim, a pergunta é: como usar bandana para garantir um look  impecável?

Sucesso no verão do Hemisfério Norte, o acessório pode ser levado para uma combinação de várias maneiras — basta que você encontre a sua preferida.

Na cabeça

A primeira dica para quem quer aprender a usar a bandana, é investir no uso mais comum e conhecido: na cabeça. Entre os cabelos, o tecido pode ser usado de duas maneiras. A primeira, em formato de tiara.

Já a segunda — e mais charmosa —, é dobrando o tecido em forma triangular e amarrar na cabeça, mantendo os fios soltinhos. É um look perfeito para curtir uma praia ou complementar os visuais casuais, sabe? Se você preferir, também é possível adicionar alguns brincos de argola e colares metalizados. Essa é uma forma clássica e fácil de como usar bandana.

como usar bandana

No pescoço

Quem disse que a bandana deve ser usada apenas na cabeça? Para quem deseja inovar e levar mais personalidade para aquele look basiquinho, está liberado amarrá-la no pescoço, como se fosse um lenço. Aqui, o acessório pode surgir tanto mais torcidinho, quanto com amarrações grossas e perfeitas para os dias de meia-estação. Você é quem manda!

como usar bandana

No pulso ou na cintura

Sim, é isso mesmo o que você leu: dá (e muito!) para usar a bandana no pulso, como se fosse uma pulseira. É um truque mega simples e prático, que consiste em enrolar o tecido ao redor do braço e amarrar as suas pontinhas. Se quiser que a produção fique ainda mais original, também vale criar um mix bacana com relógios e algumas pulseiras fininhas.

Pensou que acaba por aí? Nada! A bandana também pode ser amarrada no cós da calça, dando a volta na cintura e substituindo o cinto. Inusitado e pra lá de despretensioso, esse truque fica baphônico quando usado com jeans — principalmente, as versões mom ou destroyed. Quer jeito mais simples de como usar bandana e ficar mais estilosa que essa?

como usar bandana

Na bolsa

Mesmo após conferir essas opções sobre como usar bandana no dia a dia, existem algumas meninas que ainda ficam inseguras na hora de abraçar a proposta. Você é uma delas? Então, fica fria!

Como solução, indicamos que comece a investir na tendência adaptando o tecido à sua bolsa. É bem fácil: encontre uma bandana da sua cor preferida; amarre ou enrole o item na alça da sua bolsa; repagine o acessório sem esforço!

O legal, é escolher bolsas que você já enjoou de usar ou que estão esquecidas no fundo do closet. Os modelos lisos e neutros, como o preto ou o caramelo, conversam muito bem com essa proposta e podem ser usados em diversas ocasiões — do office até o encontrinho com as amigas.

Dica: vale lembrar que você não precisa, obrigatoriamente, combinar a sua bandana com o restante da produção. Por se tratar de um acessório, é possível utilizar o tecido em outras tonalidades ou estampas, criando assim, um contraste interessante para a sua combinação. Está vestindo um outfit neutro? Invista em bandanas de tonalidades vibrantes, como o pink, o vermelho, o amarelo ou o laranja.

como usar bandana

Apostamos que, após tooodas essas dicas, você conseguiria aprender como usar a bandana e carregar essa tendência para qualquer lugar e ocasião. Experimente!

E se você tem mais alguma sugestão de look para dividir com a gente, não perca tempo e deixe o seu comentário aqui no post. Vamos adorar saber a sua opinião!

Mondaine Brasil
Related Posts

Discussion about this post

  1. Adriele disse:

    Amei as dicas , vou correr comprar minha bandana!!! Amoooo?

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *