Coloração pessoal: descubra como funciona e suas vantagens!

Imagine a seguinte situação: um belo dia, você bateu o olho em uma blusa ma-ra-vi-lho-sa no shopping. Mas, logo após experimentá-la, percebeu que havia algo de errado. Seria o seu caimento? O modelo? A estampa? Talvez, a melhor resposta para essa pergunta seja, exatamente, a tonalidade da peça. Atualmente, muitas pessoas estão deixando de investir somente nas tendências da moda, preferindo analisar outros detalhes que são excelentes para garantir um bom resultado no look. E a coloração pessoal pode ajudar você tranquilamente nessa missão.

Febre entre as blogueiras e celebs, essa técnica é excelente para auxiliar as meninas a escolherem as roupas pautadas por tons que melhor conversam com as suas características físicas. A princípio, pode até parecer balela — mas confie: com o passar dos dias, será possível notar como as suas produções ficarão bem mais certeiras e caprichadas.

É claro que não te deixaríamos na mão, girl! Exatamente por isso, resolvemos trazer para o post TODAS as informações sobre o assunto. Ah, também vale lembrar que esses cuidados podem — e devem — ser levados para o seu período de isolamento, como uma forma de deixar os seus visuais mais alinhados e prontos para qualquer desafio de home office. Bora saber mais!

Vem cá: o que é coloração pessoal?

Nas redes sociais das fashionistas mais atualizadas, não dá outra — todo mundo está falando sobre a tal da coloração pessoal. Ainda assim, existem várias pessoas que desconhecem o tema. Se você faz parte desse time, vamos explicar tudinho!

Podemos definir o termo como um método exclusivo para analisar e identificar qual é a cartela de cores que melhor harmoniza e é capaz de valorizar o seu perfil. Ao usá-la no dia a dia, será possível fazer com que a sua beleza seja realçada, sem precisar investir somente nas tendências e demais elementos “da moda”.

Como falamos, o método serve, exatamente, para quando vamos às compras ou, até mesmo, queremos montar um look incrível para o dia a dia. Assim que tiver essas informações em mente, será possível descobrir quais são os tons que melhor casam com a sua pele, funcionando como um verdadeiro complemento e dando ao seu look o destaque merecido.

Como a coloração pessoal funciona?

A pele humana é formada por diferentes substâncias, sabia? Esse é o caso da melanina, da hemoglobina e do caroteno. Juntos, esses componentes são os responsáveis por compor o chamado subtom. E de acordo com as cores que usamos em nosso dia a dia, a luz pode refletir de variadas maneiras, causando impactos e efeitos diversos em nosso visual — principalmente, no rosto.

Durante a análise desses detalhes, o profissional responsável — ou você mesmo — deverá observar 12 grupos de coloração distintos e, a partir disso, identificar em qual deles melhor se encaixa com o seu tipo de pele. Cada uma das categorias faz referência a uma estação do ano: Verão, Primavera, Inverno e Outono. Já dentro desses grupos, ainda é possível subdividir as cores em três classes: as puras, as profundas e as intensas. Espia só:

  • Verão: tonalidades discretas, bem suaves e um tanto acinzentadas;
  • Primavera: cores marcantes, alegres, clarinhas e repletas de brilho;
  • Inverno: opções dramáticas e pra lá de intensas;
  • Outono: tons terrosos, profundos e com nuances quentes.

coloração pessoal

Como descobrir a minha cartela de cores?

O ideal é contar com a ajuda de um especialista no assunto para ajudar você nessa missão — como as Consultoras de Imagem. Mas, em épocas de reclusão social, também é possível vencer essa etapa sozinha.

É bem simples! Primeiro, escolha um ambiente com excelente iluminação na sua casa. Também é interessante prender o cabelo e eliminar todo e qualquer tipo de maquiagem do rosto, para que a sua análise não sofra nenhuma influência.

Daí em diante, comece a colocar na região do colo algumas peças de tonalidades distintas, até encontrar aquela que melhor conversa com as suas características e consegue realçar os traços positivos do seu rosto.

E mais: a coloração pessoal também é uma ótima saída para quem deseja mudar as cores das madeixas e possui algumas dúvidas. Contando com o auxílio de um Visagista, você conseguirá descobrir as versões mais adequadas para realçar os seus fios, como as acobreadas, acinzentadas, avermelhadas e por aí vai.

coloração pessoal

Como identificar a temperatura da pele?

Fora os elementos citados, existe outro truque amplamente utilizado pelos profissionais da área e que é excelente para auxiliar na busca pelo subtom da pele — a temperatura. As pessoas podem ser divididas em dois grupos, como aquelas com a cútis quente e as com a derme fria. Identificar a sua será fácil:

Analise as veias do seu braço

Que tal analisar com cuidado as veias do seu braço? Se as suas apresentarem uma tonalidade mais puxada para o azul, é possível que o seu subtom seja classificado como frio. As esverdeadas, por sua vez, estão relacionadas ao subtom quente. Temos ainda as azuis-esverdeadas, que se referem ao subtom neutro.

Utilize as suas bijoux

Você também pode usar alguns acessórios para conseguir identificar a sua coloração pessoal. Por exemplo: as joias douradas costumam conversar melhor com peles de subtom quente. Agora, se você brilha mesmo é com itens prateados, saiba que a sua pele pode estar no grupo do subtom frio.

coloração pessoal

Quais as vantagens de investir na coloração pessoal?

São muitos os benefícios ao investir nas técnicas de coloração pessoal. O mais famoso deles está, justamente, na possibilidade de acertar na escolha das suas roupas. Para garantir um efeito satisfatório, durante todo o processo são considerados alguns aspectos importantíssimos, como a cor dos olhos, os traços do rosto, o tipo de cabelo e outros elementos igualmente relevantes.Assim que abraçar a ideia, o seu rosto — e produção — ficarão mais iluminados, sendo possível, até mesmo, transmitir melhor a sua essência e personalidade por onde for.

Outro ponto que chama bastante a atenção entre as meninas que possuem uma rotina agitada é a praticidade. Uma vez sabendo as tonalidades que melhor destacam os seus pontos positivos, você não perderá horas e mais horas escolhendo as roupas ideais. O mesmo vale para as idas ao shopping. Tudo ficará mais simples e fácil, influenciando, inclusive, no seu bolso. Se joga!

Depois dessa chuva de dicas sobre coloração pessoal, não há mais desculpas, hein? Sempre que for montar um lookinho ou ir às compras, verifique, com cuidado, os tons de cada peça que será usada ou adquirida. Esse método fará milagres nas suas combinações e, de quebra, ajudará você a manter a sua autoestima lá nos céus.

coloração pessoal

Caso tenha curtido o post e queira continuar por dentro de outros conteúdos exclusivos como este, não perca tempo e siga agora mesmo as páginas da Mondaine no Instagram, Facebook e YouTube. A gente AMA ter as nossas clientes mais pertinho! ?

Mondaine Brasil
Related Posts

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *