5 formatos de corpo: descubra o seu tipo e arrase nos looks!

A cada nova temporada, as grandes marcas de moda lançam uma série de tendências para repaginar o nosso closet. No entanto, se você segue as novidades já deve ter notado que nem sempre essas roupas se adequam ao nosso perfil. E a razão para isso é uma só: há diferentes tipos de corpo e, muitas vezes, a peça que ficou linda em uma pessoa, dificilmente ficará harmonizada em você.

Para se vestir bem, um segredinho é conhecer o seu biotipo, escolher as roupas e acessórios adequados e saber exatamente o que deve ser valorizado e o que disfarçar. Como consequência, você conseguirá amar ainda mais a sua imagem e se sentir mais segura em qualquer ocasião. Legal, né?

Pensando no assunto, produzimos esse post com algumas dicas simples e práticas que ajudarão você a criar looks charmosos e cheios de estilo para todos os tipos de corpo. Vem com a gente!

Os diferentes tipos de corpo

Você já parou para pensar que não há somente um tipo de beleza no mundo? Cada mulher possui os seus pontos altos e baixos, além de algumas características pessoais marcantes. Por exemplo: ao observar nas ruas, é possível encontrar pessoas altas, baixas, com curvas, magrinhas e assim por diante.

Para a nossa alegria, o mundo fashion é repleto de opções de roupas específicas para cada um desses tipos de corpo. Com isso, temos mais facilidade para montar aqueles looks marcantes, valorizar os nossos traços e lidar melhor com a aceitação do nosso próprio corpo.

A primeira dica para quem deseja identificar o seu tipo físico é analisar as suas silhuetas. Dentre os principais modelos, podemos destacar: a silhueta oval ou redonda; a de ampulheta; a de pera; a retangular e a triângulo invertido. Todas essas opções estão ligadas com a proporção entre as medidas do ombro, do quadril e cintura.

Bora descobrir qual dessas opções é a sua? A seguir, contaremos um pouco sobre cada uma das silhuetas e tipos de corpo. Olha só.

Ampulheta

corpo ampulheta

Podemos dizer que esse é um dos tipos de corpo mais desejados pelas mulheres. Nesse caso, a forma física é caracterizada por uma cinturinha fina e curvas maravilhosas.

Tanto a medida da parte inferior, quanto da parte superior são iguais, transmitindo a impressão de que o corpo é milimetricamente harmônico — e a diva Jennifer Lopez é um belo exemplo disso!

E o que não pode faltar no closet das mulheres com esse biotipo? Aquelas peças capazes de diminuir o volume entre os quadris e os ombros. Para ilustrar, podemos citar os modelos de vestidos transpassados e acinturados, combinações monocromáticas e estampas de padronagens medianas.

Uma dica boa: para alcançar um resultado ainda melhor, você pode investir em peças que deixem o ombro à mostra e que sejam produzidas a partir de tecidos levinhos.

corpo ampulheta

Triângulo invertido

triângulo invertido

As pessoas com a silhueta em triângulo invertido, ou em Y, apresentam os ombros bem maiores que os quadris. Outro ponto marcante é que o busto é, geralmente, grande e as pernas mais longas e finas.

Esses traços estão muito presentes na população europeia e transmitem a ideia de uma personalidade forte e imponente.

Se identificou? Ótimo! Agora, é a hora de descobrir aqueles itens que não podem passar despercebidos pelo seu armário. Veja alguns: blusas com decote em V, um chiquérrimo blazer preto e aberto, roupas de manga curta, vestidos retos, saias godê e calças flare.

Truque de styling: o ideal é levar a atenção para a região do quadril. Vale ainda evitar as peças que destaquem a parte dos ombros e pescoço. Blusas com mangas bufantes, ombreiras e decotes canoa são algumas delas.

triângulo invertido

Pera

corpo pêra

Chamado por alguns como silhueta tipo A ou Pera, esse formato de corpo possui a cintura bem marcada, o bumbum grande, as coxas grossas e os ombros mais estreitos que o quadril.

Essas características são as mais fortes entre as mulheres do Brasil e podem ser notadas em um dos grandes ícones das redes sociais: Kim Kardashian.

Para acertar em cheio na produção do visual, você deverá usar calças, saias e shorts em tonalidades escuras e com recorte larguinho. Blusas com decote ombro-a-ombro, tomara que caia ou canoa também são excelentes para proporcionar a impressão de que os ombros são maiores.

O que evitar? Anota aí: saias com muitos babados e volume, calças de cintura baixa, regatas com alça fininha e blusas com a frente única. Já em relação aos acessórios, a nossa dica é que você fuja das opções que chamam a atenção, priorizando os modelos de bolsas e cintos mais neutros e discretos, como a Bolsa Transversal Texturizada Preta.

corpo pêra

Oval

corpo oval

O formato de corpo oval é aquele que possui a cintura mais larga que os ombros e o quadril. Normalmente, as mulheres com esse tipo físico estão com uns quilinhos acima do normal e, por isso, a barriga fica em forma de O, os braços mais grossos e o pescoço curto e largo.

Assim como todas as outras opções, esse é um tipo de corpo super charmoso e você só precisará encontrar as peças que mais se encaixam nessa proposta. Quer ver só?

Roupas de tonalidades escuras, que marquem a cintura e alonguem a silhueta — esse é o caso dos vestidos tubinhos ou os modelos com saia evasê. E para se inspirar, que tal acompanhar algumas dicas com tipos de corpo oval? Fique de olho então nas divas como a Oprah Winfrey, Fabiana Karla e Adele.

Temos também mais algumas sugestões para você complementar o closet: regatas com alças mais largas, blusas com decote em U, calças retas e camisas com botões. Um arraso!

corpo oval

Retângulo

corpo retângulo

Por último, há o corpo retangular, que é quando os ombros e quadris possuem a mesma medida. As mulheres com esse formato apresentam a cintura reta, sem muitas curvas, resultando em um verdadeiro desenho de retângulo.

Imaginava que somente os tipos de corpo com curvas eram bonitos? Nem pensar! A top Gisele Bündchen é a prova de que o corpo retangular é maravilhoso — você só precisa apostar nas peças certas para valorizar os seus traços.

Os itens indispensáveis nesse armário são: minissaias, blusas com decote de um ombro só, roupas de cores claras e suaves, calças de alfaiataria, golas altas e tecidos com muita textura, como a lã e o veludo.

Quando adicionados à produção, esses itens são excelentes para reforçar ainda mais a sua sensualidade. Se joga!

corpo retângulo

E aí, após conhecer os tipos de corpo, conseguiu identificar qual deles é o seu? Para deixar o visual mais completo, aproveite a leitura e dê uma espiadinha nas nossas sugestões abaixo. Todas elas estão disponíveis em nossa loja virtual. Com a Mondaine, você encontrará bolsas e óculos de sol lindíssimos para qualquer ocasião!

Mondaine Brasil
Related Posts

Discussion about this post

  1. Vivi disse:

    Minha auto estima é baixa e agora eu acho que do formato oval,porém os meus amigos dizem que não aaaaaaa como eu faço?

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *