O Guia Completo da Estampa Floral

Imagem reproduzida do google image

Não é de hoje que falamos da estampa floral por aqui. Considerada um verdadeiro clássico no mundo da moda, essa padronagem está, há décadas, presente em nossos visuais — seja em roupas, calçados ou até acessórios. Inclusive, ao que tudo indica, tal opção será o destaque da temporada de Primavera/Verão 2024, nos ajudando a ter mais informação e charme em diferentes produções.

Ideal para refletir calma, tranquilidade e, claro, feminilidade, a versão será bastante procurada, tanto pelas fashionistas que adoram apostar em visuais românticos, quanto aquelas mais descoladex, que desejam fugir do básico e elaborar outfits marcantes. Assim, nada mais justo do que se atualizar e descobrir, de uma vez por todas, como incorporar a estampa floral em seu dia a dia.

E aí, será que você está pronta? Para te ajudar nessa, preparamos um Guia Completo, com todas as informações sobre a padronagem queridinha de todos os tempos. É só vir com a gente!

Um pouco da história da estampa floral

Atualmente, não é raro encontrar looks pautados pela estampa floral. No street style, nas passarelas e, inclusive, nas redes sociais, essa é uma das padronagens mais conhecidas — e procuradas — que existem. Entretanto, é válido ressaltar que essa belezinha vem há muitos e muitos anos, se destacando no universo da moda.

Para se ter uma ideia, por volta do século XVIII, os indianos começaram a incluir elementos florais em seus trajes. Anos depois, com o movimento da Art Noveau, tal proposta ganhou ainda mais força, sendo vista tanto em trajes femininos, quanto nos masculinos.

E os motivos para tamanho sucesso são vários! Por carregar extrema versatilidade, a estampa floral consegue transitar facilmente em diferentes estilos.

Por exemplo: se você se identifica com visuais mais delicados e discretos, basta recorrer aos motivos com flores pequenininhas; em contrapartida, as versões marcantes e imponentes são excelentes para quem adora elaborar outfits inovadores. Em outras palavras, há opções para todos!

A estampa floral na Primavera/Verão 2024

De tempos em tempos, a estampa floral passa por renovações. E desta vez, esse movimento não é diferente. Para a temporada de Primavera/Verão 2024, a padronagem continuará firme e forte, tanto em versões impressas, prensadas, gravadas ou bordadas nos tecidos.

Outro ponto interessante é que as versões para a próxima estação terão uma vibe mais expressiva. Estamos falando de ilustrações chamativas, com flores e folhas aumentadas e pautadas por tonalidades vibrantes. A ideia, portanto, é levar o máximo de vida e alegria para qualquer visual.

Os tipos de estampa floral para você experimentar

Quando falamos em estampa floral, muitas pessoas acreditam que esse tipo de padronagem é sempre igual. Entretanto, não é bem assim. Em linhas gerais, existem várias versões dessa padronagem — que pode surgir com variações de flor, tamanho, estilo e por aí em diante. A seguir, te contamos quais são esses tipos e as suas características mais fortes. Espia só!

Liberty

Podemos falar que a estampa floral Liberty é uma das mais famosas que existem. Nela, encontramos ilustrações miudinhas, responsáveis por preencher toda a superfície do tecido. Já a sua cartela de cores pode ser variada, com nuances claras ou escuras. Delicada, a opção é perfeita para looks com uma pegada romântica ou clássica.

Vitoriana

Aqui, temos mais uma variação da estampa floral. Na modalidade vitoriana, é possível observar flores médias ou grandes, que aparecem com uma proposta quase vintage e, consequentemente, inspirada na Época Vitoriana. Em muitos casos, essa alternativa também é aplicada em tecidos mais pesados, como o jacquard.

Aquarela

Você faz parte das fashionistas que adoram visuais fluidos e abstratos? Então, vai adorar conhecer a estampa floral aquarelada. Como o próprio nome já diz, essa opção carrega um efeito levemente embaçado, como se a padronagem tivesse sido pintada pela técnica da aquarela. Sofisticada e também delicada, a solução pode contar com flores pequenas ou grandes, sempre compostas por tonalidades claras.

Retrô

Recentemente, o estilo boho chic ganhou os holofotes do street style. E a boa notícia é que a estampa floral é uma das características mais marcantes dessa estética. Em tais composições, a padronagem é vista com um ar típico dos anos 1970, ou seja, contando com flores grandes, sem profundidade e desenvolvidas de modo bidimensional. Um luxo só, bb!

Dicas básicas para usar estampa floral

Até aqui, já sabemos tudo sobre a estampa floral: desde a sua história até os tipos da padronagem que mais fazem sucesso entre o público feminino. Contudo, se você ainda não sabe como levar essa proposta para o seu dia a dia, saiba que a hora é agora. A seguir, confira as dicas que preparamos para te ajudar a elaborar os melhores e mais estilosos outfits.

  • Vestido: clássico e romântico, o item é excelente para quem está a fim de usar e abusar da estampa floral. Com ele, você poderá marcar presença em diferentes ocasiões, como eventos noturnos e diurnos, formais ou informais;
  • Conjunto: outra oportunidade interessante é recorrer ao conjuntinho floral. Chique e prático, o modelito te ajudará a finalizar a combinação em minutos. Aposte no combo de blusa + calça, cropped + saia ou shorts + camisa;
  • Com peça neutra: com medo de cometer exageros? É só combinar um item floral com outro pautado por tons de branco, preto, cinza, marrom ou tonalidades pastel. É um truque infalível para manter o look sempre harmônico e atualizado;
  • Mix n\’ match: por fim, há a possibilidade de montar um visual 100% pautado por estampas florais. Basta escolher duas padronagens em versões distintas, mas que carreguem a mesma paleta de cores. Infalível!

Bônus: relógios florais para completar a produção

Viu só? Com todas essas dicas e inspirações, temos certeza de que você já está prontíssima para abraçar a febre da estampa floral.

E mais: este é um ótimo momento para dar aquela espiadinha no site da Mondaine e garantir, em um piscar de olhos, os relógios que se encaixam nessa proposta.

Aproveite para escolher o seu modelo favorito e manter o visual atualizado para a Primavera/Verão 2024. Estamos te esperando!

Mondaine Brasil
Related Posts

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *