Guia Completo da Estampa Xadrez: quais são as opções e como usar

Estampa Xadrez

Imagem reproduzida do google image

Faça chuva ou faça sol: a estampa xadrez está sempre dando as caras em nossas combinações. Versátil, a padronagem conversa tranquilamente com diferentes estilos de moda, podendo surgir em versões mais marcantes, como na Tartan, ou então, em possibilidades superdiscretas, que é o que acontece com o Vichy.

Seja como for, uma coisa é fato. Para a próxima temporada, o xadrez também estará com tudo. Isso mesmo! De acordo com as nossas previsões fashion, a estampa será o destaque da Primavera/Verão 2024, podendo ser vista em roupas, calçados e até acessórios. Amamos!

Mas, e aí, que tal aprender, de uma vez por todas, como usar e abusar desse hit? Caso não saiba por onde começar, basta continuar acompanhando o nosso Guia Completo da estampa xadrez e se atualizar do começo ao fim. Bora lá, gatinha!

Um pouco de história: a origem da estampa xadrez

Quem vê tantos looks xadrez incríveis desfilando pelas ruas e passarelas, pode até não imaginar, mas tal padronagem é bem mais antiga do que parece. Segundo os registros históricos, alguns arqueólogos identificaram essa estampa em roupas das vítimas encontradas nos escombros de algumas escavações.

Eram peças confeccionadas a partir de fios de lã cruzados, muito utilizados pelo povo celta. Com o tempo, porém, por volta do século XVIII, a padronagem passou a ser destaque nos trajes escoceses — conhecidos por utilizar os charmosos kilts.

Assim, aos poucos, essa opção foi se popularizando e conquistando novas regiões ao redor do mundo. Hoje em dia, é difícil ver uma única pessoa que não use ou já tenha utilizado o xadrez em seus visuais, principalmente em camisas e calças, que são as peças que mais carregam essa estampa. Demais, né?

Estampa Xadrez

As vantagens de usar o xadrez no dia a dia

Não é difícil entender as razões que levaram o xadrez ao topo da lista das estampas mais queridinhas de todos os tempos. Afinal, ao se jogar de cabeça no uso dessa padronagem você poderá aproveitar uma série de benefícios. Bora saber quais são eles?

  • Atemporal: podemos dizer que, ao lado das listras, o xadrez é uma das estampas mais clássicas que existem. Independentemente das tendências vigentes, a opção é sempre bem-vinda e ideal para compor looks originais;
  • Versatilidade: considerada um verdadeiro curinga, a estampa xadrez pode ser integrada aos mais diferentes outfits, conversando com roupas, calçados e acessórios pautados por cores e estampas variadas;
  • Variedade: como falamos, existem inúmeras variações do xadrez por aí. Basta encontrar aquele que mais se encaixa em sua produção e aproveitá-lo ao máximo.
  • Leia também: O Guia Completo da Estampa Floral

Conheça os diferentes tipos de xadrez

Seja você uma pessoa que se identifica com o estilo romântico, clássico, boho ou rocker: certamente, haverá uma estampa xadrez perfeita para te ajudar a elaborar as melhores produções. A seguir, te contamos quais são as principais delas. Espia só!

Estampa Xadrez

Xadrez Vichy

Popularizada no universo fashion, em 1960, pela atriz francesa Brigitte Bardot, essa padronagem é chamada por muitos como \”a estampa da toalha de piquenique\”. Discreta e com as linhas bem fininhas, a versão apresenta um quadriculado formado por duas tonalidades, sendo, em maioria, o branco e outro tom mais marcante.

Xadrez Tartan

De origem escocesa, esse tipo de xadrez é formado por linhas de diferentes tons e larguras que, ao se cruzarem, são capazes de resultar em quadrados e retângulos. Uma vez presente no look, o padrão também se torna o protagonista do visual. Vale experimentar!

Xadrez Pied-de-poule

Ao contrário dos outros tipos de xadrez, este não é quadriculado em linhas extremamente retas. Em vez disso, a padronagem conta com um desenho bastante parecido à pegada de uma ave, mais precisamente da galinha. Com o tempo, a opção se tornou um clássico, especialmente por ser bastante utilizada em trajes criados pela estilista francesa Coco Chanel.

Xadrez Príncipe de Gales

Outra estampa xadrez bastante charmosa e comum é a Príncipe de Gales. Nessa versão, a padronagem surge com linhas discretas e um tanto espaçadas. Em geral, a sua paleta de cores também é neutra, sendo pautada por tons de preto, bege e cinza. É uma alternativa perfeita para transmitir formalidade e uma pitadinha extra de elegância, sendo comum em vestimentas de alfaiataria.

Xadrez Buffalo

Por fim, temos uma versão que fez bastante sucesso nos anos 1990, durante o movimento grunge. Impactante e repleta de autenticidade, a Buffalo é uma versão constantemente vista em trajes flanelados, como as camisas. A opção também surge, em maioria, nas cores preto e vermelho — mas pode ser encontrada em versões neutras ou coloridonas, com tonalidades de amarelo, rosa e verde.

Estampa Xadrez

Como usar xadrez de forma estilosa e certeira

Diferentemente do que se acredita, a estampa xadrez não é difícil de coordenar. Pelo contrário: ao saber combinar corretamente as cores dos looks ou, até mesmo, apostar de maneira equilibrada no mix \’n\’ match, será possível obter um resultado pra lá de estiloso e harmonioso.

Também destacamos que os acessórios podem ser excelentes soluções para quem deseja complementar o visual e deixá-lo mais sofisticado. Nessa lista, incluímos os colares, as pulseiras, os lenços e, claro, os relógios — estes últimos, responsáveis por adicionar brilho no outfit e, de quebra, te ajudar a ter mais funcionalidade no dia a dia.

Já com a chegada da temporada de Primavera/Verão 2024, a recomendação de ouro é levar o xadrez para as peças típicas da estação. Shorts de alfaiataria, camisas larguinhas, vestidos de modelagem evasê e os trajes de beachwear podem entrar na brincadeira. Se joga, bb!

Estampa Xadrez

Viu só, gatinha? Como foi possível notar ao longo dessa leitura completa, a estampa xadrez possui inúmeras vantagens e, inclusive, existem opções capazes de agradar a todos os gostos.

O segredo é saber qual versão melhor conversa com o seu estilo e, a partir daí, deixar a imaginação falar mais alto.

Agora é com você: aproveite para colocar essas recomendações em prática e, depois, volte aqui para nos contar o resultado. Vamos amar te conhecer melhor!

Mondaine Brasil
Related Posts

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *