Estilo vintage: dos brechós direto para o seu guarda-roupa

Sabe aquele look com carinha de décadas passadas, mas cheio de personalidade? É bem provável que essa combinação seja inspirada no estilo vintage! Em outras palavras, são roupas que encontramos no brechó ou, até mesmo, no guarda-roupa das nossas mães e avós, sendo um verdadeiro tesouro para a moda atual.

Existem uma série de peças que podem seguir essa proposta, como as roupas estampadas, com tecidos fluídos e um toque hippie-chic, ou também, as clássicas blusas e casacos com ombreiras, muito característicos dos anos 1980.

Mas afinal, será que você sabe levar esses itens tão estilosos para as produções do dia a dia? Se não, pode comemorar! O post de hoje está cheio de truques incríveis para te ajudar a dar aquela repaginada no visual. Ah! E tudo isso, sem perder a modernidade ou deixar as tendências de lado, viu? Pega o caderninho e anote as dicas!

Entenda tudo sobre o estilo vintage

Antes de sair por aí garimpando os brechós da sua cidade, que tal entender o que realmente é o estilo vintage? É muito comum encontrar pessoas que confundam esse conceito com o famoso retrô. Mas já adiantamos: as duas propostas são diferentes!

Para que uma peça seja considerada vintage, ela realmente deve pertencer a alguma década passada — sejam os anos 1980, 1960, 1950, 1930 ou 1920.

Quer um exemplo? Imagine que, ao abrir o armário da sua mãe, você encontrou uma calça boca de sino ou um vestidinho com estampa psicodélica, diretamente dos anos 1970 e que, provavelmente, ela tenha usado durante a juventude. Bem, esta é, sem dúvida, uma peça vintage. Ou seja, antiga de verdade!

Já a palavra “retrô”, tem origem francesa e significa retrógrado. São peças inspiradas em um estilo predominante do passado, mas que, na verdade, foram fabricadas na atualidade. Para resumir: são peças novinhas, mas com um visual antigo.

Neo vintage

Nos últimos tempos, surgiu ainda o Neo Vintage que, nada mais é, do que um vintage repaginado e com um toque modernoso. Nessa tendência, existe uma mistura entre o contemporâneo e o antigo, com forte referência nas décadas de 1940 e 1960.

Sucesso internacional, esse estilo é mais fácil de agradar o público, uma vez que não gira apenas em torno de itens antigos. Um arraso!

5 itens antiguinhos e fáceis de encontrar

Nós juramos: é difícil não se apaixonar pelo estilo vintage! Por isso, resolvemos separar aquelas peças e acessórios que compõem muito bem essa proposta e, de quebra, podem ser encontrados facilmente nos brechós.

E por falar em brechós, que tal deixar o preconceito de lado? Hoje em dia, essas lojas se tornaram uma excelente alternativa para aqueles que estão em busca de itens únicos e que carregam muita história para contar.

Com os itens em mãos, basta usá-los nas suas produções e montar looks modernos e cheios de estilo. Veja as nossas sugestões:

1. Pérolas

As pérolas são perfeitas para as meninas que amam um visual romântico, mas não somente! Você pode apostar nos clássicos colares ou brincos de pérolas, combinando os acessórios com roupas igualmente delicadas, como as blusas de renda.

Mas você também pode usá-los em contraste com um look super moderno! Para que a combinação fique atualizada, invista em uma calça jeans com lavagem ou recorte despojado. Lindo, lindo!

estilo vintage

2. Saias godês

Criada pelo estilista Christian Dior, na década de 1950, a saia godê é capaz de trazer ainda mais feminilidade no look. Não é pra menos: a peça traz um recorte bem rodadinho, variando o seu comprimento em mini ou midi. Vale a pena usar o modelo com uma t-shirt estampada, jaqueta de couro ou um tênis estiloso.

estilo vintage

3. Blazer oversized

Vem aí mais uma referência diretamente dos anos 1980: o blazer oversized. Bem maior e mais larga do que os modelos tradicionais, essa versão é ideal para deixar a produção feminina ainda mais descolada e elegante.

Atualmente, é considerada uma das queridinhas das fashionistas e, hora ou outra, marca presença nas passarelas. O blazer oversized cai bem com shorts jeans, legging ou roupas de alfaiataria. Se joga!

estilo vintage

4. Calça mom jeans

O mom jeans é um modelo que, como o nome já diz, era usado pelas mamães entre os anos 1980 e 1990. Esse tipo de calça traz uma cintura alta e um design reto e larguinho, adicionando uma pitada cool e marcante para o look.

Super disputada nos brechós, a peça é democrática e pode ser combinada com botinhas, camisas sociais, camisetas de algodão ou um cropped com pegada sensual. Mais noventista do que isso, impossível!

estilo vintage

5. Chapéu

O chapéu é aquele acessório curinga de qualquer estação. No inverno, domina o street style. Nos dias quentes, é febre absoluta no litoral. Encontrar um chapéu no brechó é fácil. Você pode apostar nas charmosas boinas; nos modelos boho, total anos 1970; ou nos bonés, que seguem um estilo sporty e casual.

Independente da peça escolhida, lembre-se de priorizar o equilíbrio, o bom-senso e só apostar nos itens que realmente sejam a sua cara. Esse cuidado vale a pena!

estilo vintage

Que tal combinar uma dessas dicas com nossos acessórios?

Conta pra gente: qual dessas peças no estilo vintage é a sua preferida? Deixe o seu comentário no post e compartilhe a sua opinião. Vamos adorar receber o seu recadinho aqui!

Mondaine Brasil
Related Posts

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *