Rosa: história da cor e como usar essa ela nos looks. Veja no Ouse Todo Dia!

A cor rosa é uma das cores mais polêmicas do universo fashion. Tem quem ame e tem que odeie, mas não dá para negar o quanto essa cor tem ganhado destaque nas últimas temporadas, seja em tons mais pastel ou em tons mais chamativos, tipo neon.

Por ser uma cor não muito comum de ser utilizada nos looks do dia a dia, muitas pessoas podem encontraram dificuldades na hora de combinar o rosa em suas produções.

Para te ajudar com isso, a Anna e Sofia, YouTubers do Ouse Todo Dia Mondaine, separaram 3 dicas bem legais de como usar o rosa na sua rotina e ainda contaram várias curiosidades históricas sobre essa cor. Confira o vídeo aqui:

Um pouco sobre a história do rosa

Você sabia que o rosa nem sempre foi uma cor ligada ao universo feminino? Foi, inclusive, durante muito tempo da história, uma cor associada ao universo masculino. Dá para acreditar?

Podemos observar isso a partir de pinturas de movimentos artísticos, como o barroco e rococó. Em muitos desses registros, os homens aparecem com vestimentas em tons de rosa, e as mulheres, com vestimentas em tons de azul.

Além disso, jornais famosos, como o Gazetta Dello Sport, o principal jornal esportivo  da Itália e que possui um público majoritariamente masculino, realizou a impressão dos seus jornais em papel de cor rosa até 1888.

A chegada do rosa à moda feminina

Não se sabe exatamente quando o rosa começou a ser associado ao universo feminino, mas existem algumas suposições históricas que nos ajudam a entender esse processo.

Durante a 2ª Guerra Mundial, todas as peças em tons de vermelho foram excluídas do vestuário dos guardas civis. Com isso, a moda começou a incorporar isso, excluindo tons de vermelho e, principalmente, rosa, da moda masculina.

Acredita-se que o ponto da virada que determinou, de vez, o rosa como uma cor feminina veio a partir da moda infantil. Durante muito tempo, o vestuário kid foi composto por roupas, em sua maioria, brancas.

Isso porque as roupas de crianças eram lavadas em fervuras, e os pigmentos de cores não resistiam a esse processo. Com a criação de pigmentos mais resistentes, roupas em tons de rosa começaram a ser direcionadas para a moda infantil feminina, e os tons de azul, para a masculina.

Como usar rosa nos looks?

Agora que você já aprendeu um pouco sobre a história do rosa no universo da moda feminina, vamos te apresentar 3 dicas de como usar essa cor no seu estilo.

 

  • Rosa como detalhe

Essa é uma dica bem legal para quem tem um pouco de dificuldade para combinar o rosa nos looks, seja porque acha que peças em tons de rosa são muito over, ou porque não sabem muito bem como combiná-las.

A ideia é aqui é usar o rosa como um detalhe. Pode ser no cinto, na meia a, em acessórios como uma gargantilha, até mesmo na make. O rosa pode dar um charme especial a sua produção quando combinado com peças mais neutras. Veja como foi a proposta da Sofia para essa dica:

 

  • Rosa com cores contrastantes

 

Outra dica bem legal para quem não se sente confortável em usar um look todo rosa, mas quer ousar um pouco mais com essa cor, é combinar o rosa com cores contrastantes.

Essas cores contrastantes tranquilamente podem ser combinadas com o rosa. Então você pode escolher entre diversas opções a que mais combina com você e investir nesse estilo. No Ouse Todo Dia, tem um vídeo só com dicas de como combinar cores, caso você tenha alguma dúvida de como fazer esse mix de tons.

Veja como a Sofia usou essa proposta na sua produção:

 

  • Look todo rosa

Agora, sim! A dica para as fashionistas loucas por rosa. Montamos um look todo rosa para mostrar que é possível, sim, usar essa proposta no seu dia a dia.

O segredo na hora de montar um look todo rosa, assim como qualquer outro look monocromático, é explorar diferentes tons e texturas. Então na hora de montar o look, você pode usar uma peça em tom mais pastel e outra em tom mais neon ou com alto contraste, por exemplo. E na hora de explorar diferentes texturas, pode apostar em peças estampadas ou texturizar a produção a partir de acessórios, como brincos e cintos.

Veja como a Ana apostou nessa combinação e explorou as diferentes texturas e tons no brinco:

 

E então, pronta para se jogar no universo pink com essas dicas? Para acompanhar mais conteúdos como este, inscreva-se no canal Mondaine Brasil para receber notificações de todos os vídeos do Ouse Todo Dia.

Mondaine Brasil
Related Posts

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *