5 roupas sem gênero fabulosas para aderir à tendência genderless

Se você é fashionista de carteirinha, é provável que já tenha ouvido falar nas roupas sem gênero, certo? Também chamado por muitos como moda genderless, esse conceito tem, a cada dia, ganhado mais força no street style.

A proposta é desenvolver roupas que podem ser vestidas por qualquer pessoa, independente do gênero. E para quem pensa que essa combinação fica esquisita, viemos aqui para provar exatamente o contrário. Ao utilizar camisas, calças e jaquetas que seguem essa proposta, conseguimos criar combinações incríveis e cheias de charme para arrasar em diversas ocasiões.

Ainda em dúvida? Então, vem com a gente! No post de hoje, contaremos alguns segredinhos de ouro para você abraçar de vez essa ideia e brilhar muito!

Um pouco da história das roupas sem gênero

A moda genderless é, basicamente, uma variação do antigo termo “unissex”. Ou seja, peças que podem ser usadas tanto por homens, quanto por mulheres. Muitos não sabem, mas esse conceito é bem antigo. Tudo começou ainda na década de 1920, período do pós-guerra, quando a estilista Coco Chanel apresentou ao universo feminino algumas roupas que, até então, eram usadas apenas pelos rapazes.

Esse é o caso das camisetas listrada, jaquetas com recorte reto e as calças. Juntos, esses trajes levaram uma silhueta completamente repaginada para as mulheres daquela época.

Durante as décadas seguintes, outros ícones deram continuidade ao legado de Chanel, popularizando peças também consideradas exclusivas do público masculino. Um deles, foi o estilista Yves Saint Laurent, que criou uma versão feminina do smoking — uma das roupas mais charmosas e marcantes da moda até os dias atuais.

A moda genderless hoje

O tempo passou e, agora, a moda genderless ganhou ainda mais forma, principalmente, após 2016, quando Jaden Smith surgiu em uma campanha da Louis Vuitton vestindo “roupas femininas”.

Desta vez, o conceito reforça a ideia de que todo mundo pode usar o que quiser e que o universo fashion deve vestir igualmente homens e mulheres. Por exemplo: na moda genderless, as roupas sem gênero para mulher não costumam ser acinturadas, curtas e com decotes. Mas sim, seguir um padrão reto e que caia bem em qualquer tipo de corpo. O objetivo é olhar para cada vestimenta como algo que pode ser usado por todos os indivíduos. Chic e revolucionário!

5 sugestões de peças genderless para usar já

É difícil não se encantar pela proposta das roupas sem gênero. E agora que você já está por dentro desse movimento incrível, que tal conhecer aquelas peças que podem ser usadas por qualquer um e, de quebra, conseguem adicionar uma pitada de estilo nas produções? Para facilitar, selecionamos as mais legais para você. Se liga!

1. Moletom

Todo mundo gosta de vestir um lookinho super confortável. Se você é dessas pessoas que não abrem mão do bem-estar, saiba que o moletom é uma das roupas sem gênero mais usadas por aí. Com um recorte largo e uma pegada sporty, esses modelos voltaram para as ruas em várias versões.

Agora, as peças estão hiper coloridas, com estampas e detalhes divertidos. Tem ainda, o moletom oversized, que intensifica a proposta sem gênero e proporciona um visual moderno e descolado para as combinações. Usar a peça é fácil — você só precisa combiná-la com jeans, legging, tênis, botas ou uma jaqueta por cima.

roupas sem gênero

2. T-shirt e camisas

Sabe aquela camiseta ou camisa super cool do crush? Ela também pode fazer parte do seu closet! De uns tempos pra cá, ambas conquistaram um espaço exclusivo no street style e nas produções das fashionistas.

Não é para menos: além de estilosas, essas peças são práticas e muito versáteis, já que combinam bem com calças jeans, shorts ou com aquele look mais arrumadinho e de salto alto. No caso das camisetas, a dica é escolher a peça de acordo com a estampa que melhor conversa com o seu estilo: banda de rock, filmes, séries de TV e cartoons são as mais usadas.

Seguindo a mesma proposta das t-shirts, temos as camisas como proposta para roupas sem gênero. Em geral, essas peças são produzidas a partir de viscose ou algodão, podendo ser usadas mais soltinhas ou amarradas na cintura, resultando em um visual que pode ser tanto formal quanto despojado e moderno. Você escolhe!

Também já adiantamos que tem para todos os gostos, viu? Branca, xadrez, listrada, jeans, colorida, com temática tropical ou vintage. Uma infinidade de modelinhos!

moda genderless

3. Jeans

O jeans é o tecido mais democrático do nosso armário. Ele realmente tem um espírito genderless e pode ser integrado aos looks de qualquer pessoa, sem nenhuma distinção de gênero. Existem até marcas de fast fashion, como a H&M, que desenvolveram coleções unissex todinhas em jeans, com calças, camisas, macacões e moletons.

Isso tudo, sem contar o mom jeans ou boyfriend, um modelito de calça que virou hit na última temporada e promete se estender por um bom tempo. Muito utilizada nos anos 1980, essa versão da calça jeans apresenta uma modelagem larguinha, com cintura altíssima e um textura grossa — como se tivesse sido roubada do closet do crush.

E como você já pode imaginar, essa peça pode ser usada de diversas maneiras: com cropped, t-shirt ou com uma própria camisa jeans, criando assim, um lookinho monocromático.

genderless

4. Jaquetas

Quem não curte arrematar o visual com uma jaquetinha? Além de nos proteger nos dias frios, essa peça é ótima para deixar a produção mais interessante e caprichada.

O lado bom da história, é que podemos contar com jaquetas sem gênero para os dias de frio rigoroso ou durante a meia-estação. Esse é o caso da famosa jaqueta de couro — um verdadeiro curinga do closet de homens e mulheres. O modelo é ótimo para quem ama um estilo rocker, original e com muita atitude.

Já para os dias fresquinhos, a jaqueta bomber, que está em alta, é uma ótima pedida. Com um estilo esportivo e popular entre as celebridades, a peça surgiu, primeiramente, em 1917, no exército norte-americano.

Hoje em dia, o modelo se tornou um dos mais democráticos, compondo os mais variados looks. Você ainda pode escolher entre os inúmeros modelos: em couro, cetim ou com estampas. É uma das roupas sem gênero que vai dar um up no visual.

moda sem gênero

5. Alfaiataria

Aqui vai uma dica pra quem quer modernizar o office look: as roupas sem gênero de alfaiataria. Afinal, quem disse que as mulheres devem usar somente calças sociais justas, enquanto os homens vestem as mais largas? Esqueça essa ideia!

Daqui pra frente, se você se sentir confortável, está liberado apostar em modelagens mais retas das suas peças preferidas em alfaiataria, como é o caso das calças ou blazers. E por falar em blazer, temos aqui outra trendy que está bombando: os modelos oversized. Isso quer dizer que, atualmente, as peças maiores, com recorte reto e pegada boyfriend estão com tudo, sendo um excelente investimento para arrasar no escritório.

A variedade é grande e existe a possibilidade de apostar nas opções de cores sóbrias, como preto, cinza, nude ou branco; ou também, as coloridonas, que é o caso do azul, amarelo, pink e tantos outros.

genderless

Por último, não se esqueça de que, antes de estar por dentro da moda, é importante se sentir bem. Escolha as peças que mais combinam com o seu perfil e você não vai se arrepender! Roupas sem gênero devem estar alinhadas com você, com o seu estilo.

Veja abaixo algumas sugestões pra deixar você super elegante!

E aí, o que achou das nossas dicas sobre as roupas sem gênero? Acredita que essa tendência pode fazer parte do seu guarda-roupa também? Comente nesse post e compartilhe um pouquinho da sua opinião com a gente! Ah, e não esqueça de seguir a nossa página nas redes sociais: Facebook, Instagram e Pinterest.

Mondaine Brasil
Related Posts

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *